Pela facilidade, agilidade e economia de tempo e dinheiro, fazer palestras e workshops virtuais está cada vez mais comum no Brasil. Antes, para fazer uma palestra tradicional era necessário arcar com itens como aluguel de sala, sistema multimídia, alimentação e até estacionamento. Agora basta um palestrante, uma boa ferramenta de webinar e algumas dicas preciosas para que seu próximo evento virtual seja um sucesso. Os webinars estão se tornando, sem dúvida, uma das atividades de marketing mais poderosas para conquistar clientes. Eles oferecem uma oportunidade única para geração de leads, clientes potenciais, e de reunir dados em tempo real sobre o público alvo.

“Acredito na capacidade de conversão dos webinars nas mais diversas etapas da jornada de um cliente. Desde a percepção da marca, geração de leads, aquisição de clientes até a retenção e lealdade dos mesmos, os webinars oferecem uma maneira poderosa de mover as pessoas para uma ação desejada”, ressalta Gustavo Boyde, Head of Marketing da LogMeIn para a América Latina.

Em uma pesquisa da LogMeIn 70% dos profissionais de marketing classificaram que os webinars são efetivos ou muito efetivos na geração de leads qualificados. Se tornando assim uma parte importante do mix de marketing. Com o uso de uma solução adequada, como o GoToWebinar, organizar um evento online se tornou relativamente simples. As ferramentas ajudam desde a divulgação dos eventos até as campanhas de marketing posteriores ao evento.  

Gustavo Boyde dá algumas dicas em como realizar um webinar de sucesso utilizando a ferramenta. Confira:

  1. Desperte a curiosidade

Um estudo do site MarketingProfs concluiu que promover um webinar por mais de 7 dias pode aumentar o tamanho da audiência em até 36%, o indicado seria de 4 a 6 semanas, mesmo que a maioria dos participantes se inscreva nos últimos dias. Porém, tão importante quanto divulgar com antecedência é promover o evento nas últimas horas, enviando um e-mail final como lembrete com 24 horas de antecedência se mostrou bastante efetivo. Utilize a função para o envio de e-mails automáticos em diferentes datas, desperte curiosidade e interesse nas comunicações ao invés de enviar apenas detalhes. Vale ressaltar que você deve buscar atingir o seu público em potencial pelo menos três vezes.

  1. Facilite a inscrição

O seu objetivo neste momento é se aproximar de uma nova audiência. Tome cuidado para não parecer intrusivo e solicitar uma quantidade muito grande de informações para o registro no webinar, criando assim uma barreira para os participantes. Você pode customizar o formulário de inscrição para solicitar apenas informações básicas de identificação do lead e, a partir daí, usar pesquisas e análises posteriores para capturar mais informações dos interessados.

  1. Abuse das interações em tempo real

Assistir um evento ao vivo é muito mais eficaz do que ler artigos e por isso muitas pessoas adoram participar de webinar sobre seus assuntos de interesse.  Explore os recursos de levantar a mão e enquetes durante a apresentação, assim será possível fazer perguntas para o público e obter respostas em tempo real. Tal prática cria um engajamento entre participante e apresentador de forma muito mais natural. O mais interessante é que as dúvidas podem ser respondidas em tempo real, o que permite um debate interessante entre as partes.

  1. Mantenha a audiência engajada

Um profissional verifica o seu e-mail em média 30 vezes por hora, de acordo com uma pesquisa do StatisticBrain. Então, como manter os participantes interessados? Um dos truques é contar uma história! Experimente falar sobre um assunto pessoal, uma história de um cliente ou use um estudo de caso. Ilustre o caso com fotos, gráficos, slides e até vídeos, isso ajudará a trazer vida para seu webinar. Fique atento nas métricas de engajamento, com o uso do GoToWebinar você pode monitorar em tempo real os participantes e diferenciar aqueles que estão prestando atenção daqueles que estão apenas conectados, mas com a janela fechada.

  1. Disponibilize o evento off-line

As primeiras 24 a 48 horas depois de um webinar é um momento crucial à medida que você começa a nutrir seus participantes. Maximize os seus resultados enviando um e-mail de agradecimento e disponibilize o evento off-line para todos, incluindo aqueles que se inscreveram e não puderam participar. Nem todos os inscritos participam de webinars ao vivo, na verdade, de acordo com uma pesquisa da ClickZ, apenas 16% dos entrevistados disseram que preferem assistir webinars ao vivo, com 84% optando por assisti-los em outro momento.

  1. Utilize a ferramenta correta

Existem diversas soluções desenvolvidas especificamente para a apresentação de webinars, mesmo assim, muitos brasileiros ainda adaptam outros programas para realização desses eventos. O uso de uma ferramenta profissional como o GoToWebinar garante uma divulgação adequada, o correto registro dos participantes e uma análise profunda do nível de engajamento de cada um dos participantes, bem como diversas outras funções aqui mencionadas como o recurso de levantar a mão ou até mesmo enquetes.

Enquanto os webinars provaram ser extremamente eficazes, além de populares, na geração de novos clientes, eles podem ser utilizados nas mais diversas situações. Praticamente todo o evento que hoje é realizado fisicamente poderia ser substituído por um evento virtual e essa é a tendência no mercado. Com o trânsito das cidades cada vez mais caóticos e a agenda dos executivos cada vez mais ocupadas, os eventos virtuais têm se mostrado como uma ótima alternativa, sem falar na economia financeira que esse modelo oferece.

O GoToWebinar é uma solução na nuvem e que não necessita a instalação por parte dos participantes. Mais informações podem ser obtidas no site do produto www.gotowebinar.com.br    

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