O tecido de algodão com estampas florais e cores fortes  trabalhado junto com técnicas de decoupage pode deixar a cozinha com um ar mais tropical.

 A decoupage, conhecida como a arte de revestir com gravuras, há tempos ganhou o tecido como matéria-prima. Usando os produtos adequados é possível customizar as mais variadas peças mesclando as técnicas da decoupage com diversos tipos de tecido, seja chita, algodão, brim, entre outros. Por outro lado, a chita, que antes era usada somente para confecção e decoração de peças em festas típicas, conquistou mais espaço entre os artesãos e hoje se faz presente em boa parte das casas brasileiras.
Para mostrar as diversas funcionalidades dessa antiga técnica de artesanato usando a chita como matéria-prima, Edna Zerbeto, artesã e colaboradora da Mercur criou uma luminária para cozinha customizada com chita. Confira abaixo as etapas da transformação da peça. Mais informações e dicas de passos a passo estão disponíveis no site www.mercur.com.br.

 Decoupage com tecido – Luminária com Chita

Material:

- 1 tigela de plástico transparente

- 30cm de chita de algodão

- Cola extra para artesanato Mercur

- Goma laca Mercur (solúvel em álcool)

- Pincel de cerdas

- Lixa 180 granas

- Tesoura

Modo de fazer:

 1-      Meça o tecido de forma a envolver a peça de plástico. Se houver necessidade, corte e faça emenda para completar.

2-      Passe a Cola extra para artesanato Mercur em camada farta em parte da superfície onde será colado o tecido.

 3-      Cole o tecido. Sempre estique o tecido no momento em que estiver colando para evitar rugas.

 4-      Aplique novamente uma demão de cola sobre o tecido colado na tigela plástica.

 5-      Deixe secar por 6 horas. Lixe as bordas com a lixa envolta em um pedaço de madeira até cortar o tecido.

6-      Passe a Goma Laca Mercur em toda a superfície colada. Deixe secar por duas horas.

 Material para a montagem elétrica:

- 150cm de cabo roliço branco

- Plafon com garra para teto

-  1 tampa de plástico de desodorante

-  1 tampa de plástico de qualquer pote para complementar (deverá caber no fundo da tigela)

-  Chave de fenda

Modo de fazer:

Com a ponta de uma tesoura faça um furo central no fundo da tigela, na tampa do pote e na tampa do desodorante. Passe os cabos e monte o soquete. Se tiver dúvidas peça ajuda a um eletricista.

 Sobre a Mercur: 

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.

Postado em: Cursos, Produtos