Companhia apresentará a plataforma PixAgri, que agrega informações de inteligência para auxiliar na tomada de decisões dos setores agrícola e ambiental.

 A Astrium GEO-Information Services Brasil, fornecedora de produtos e serviços de geoinformação gerados a partir de satélites, participa pela segunda vez como expositora no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), considerado o maior evento científico do setor no país. Em sua 15ª edição, o SBSR acontece entre os dias 30 de abril e 05 de maio, no Estação Convention Center, em Curitiba/PR.

 A companhia aproveitará para apresentar PixAgri, uma ferramenta para tomada de decisão destinada ao segmento do agronegócio. O serviço fornece a empresas e profissionais da área agrícola mapas de alta precisão das propriedades rurais, permitindo maior controle de insumos e otimização dos processos produtivos. As análises são feitas por meio de uma combinação de fatores agrícolas e ambientais (tais como forma e estrutura da vegetação, tipos de solo existentes, umidade ambiental, calor solar etc), aos quais oferecem um preciso e dinâmico mapeamento das áreas de interesse. O PixAgri fornece mapas que podem ser acessados via web contendo dados sobre o desenvolvimento do plantio em seus principais estágios.

 Em seu estande (número 9), a Astrium-GEO também demonstrará o papel das tecnologias relacionadas a satélites para o monitoramento do uso do solo em larga escala nos setores público e privado. Na segunda feira, dia 02, às 15h, os executivos da Astrium-GEO participarão de um painel para falar sobre as novas tecnologias criadas para agregar inteligência aos dados coletados e ainda qual a aplicação das geoinformações para a prevenção e análise do impacto de desastres naturais.

“A tecnologia de sensoriamento remoto evoluiu significativamente nos últimos anos e hoje desempenha um papel crucial nas atividades de mapeamento e monitoramento da superfície terrestre, sobretudo pela precisão e rapidez com que se consegue imagear grandes extensões territoriais. Para nós é uma satisfação estarmos mais uma vez presentes no SBSR, que é um evento de extrema relevância científica e para a comunidade empresarial e que sempre traz uma rica pauta de discussões para o setor”, destaca Pierre Duquesne, diretor-geral da Astrium-GEO Information Services Brasil.

Promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), o SBSR reunirá cerca de 2 mil participantes, entre pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais, especialistas e empresas que atuam no setor ou que utilizam as imagens de satélites para suas atividades econômicas, como Petrobras e Vale.

 Temas como a exploração do pré-sal, a agricultura nos países do BRIC, o monitoramento de queimadas, a mudança no uso da terra e seu impacto no aquecimento global, entre outros, são exemplos de assuntos que serão discutidos em diversos workshops e mesas-redondas no congresso, que traz as novas perspectivas para o uso de dados de satélites no Brasil e no mundo.

 Haverá ainda a apresentação e premiação de trabalhos científicos com o objetivo de compartilhar conhecimento técnico e experiências bensucedidas no Brasil e em outros países sobre sensoriamento remoto, geotecnologias e áreas correlatas.

 Serviço:

Evento: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Data: 30 de abril a 05 de maio

Local: Estação Convention Center

Painel Astrium-GEO: Segunda-feira, 02/05, às 15h, sala showcase (dentro da área de exposição técnica)

End: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças – Curitiba/PR

Mais informações e inscrições: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/

 Sobre a Astrium GEO-Information Services

Criada por meio da união entre a Infoterra e a Spot Image, subsidiárias da EADS Astrium, a Astrium GEO-Information Services fornece um portfólio de produtos e serviços de observação da Terra e informação geográfica que têm como objetivo agregar valor aos seus clientes. A companhia opera uma constelação de satélites multiresolução com sensores ópticos (SPOT) e sensores por radar (TerraSAR-X, TanDEM-X). A Astrium GEO oferece ainda imagens provenientes de outros satélites programáveis de parceiros, como Formosat-2 e Deimos. Com alto nível de precisão e escala global, essas imagens são amplamente utilizadas por governos, empresas e ONGs como ferramentas de inteligência para aplicações nas áreas de agricultura e meio ambiente, energia, engenharia e infraestrutura, mineração, planejamento urbano, defesa e segurança pública. A companhia conta com cerca de 1 mil profissionais e escritórios em mais de 20 países, entre eles o Brasil. A Astrium-GEO dispõe de um mosaico de imagens atualizadas em alta resolução cobrindo todo o território nacional. Mais informações: http://www.spotimage.com/

Postado em: Aeroespacial, Agronegócio