Receita incremental de US$ 185 milhões foi a mais alta alcançada em um quarto trimestre.

 

 

- Receita no ano fiscal de 2018 de US$4,97 bilhões, com crescimento de 3,9% na comparação entre trimestres e de 11,7% em relação ao ano anterior; 

- Receita anual de US$19,09 bilhões no ano fiscal de 2018, com elevação de 8,6%; 

- Crescimento impulsionado por contratos para transformação industrial; 

- Diretoria recomenda emissão de bônus de 1:1; 

- Receita gerada pela área Digital ultrapassa US$ 4 bilhões, com crescimento de 35% em relação ao ano anterior; 

- Taxa de turn over mantém tendência de queda, com 11%, a mais baixa do setor; 

- Valor da marca TCS supera os US$10 bilhões, tornando-se a marca de mais rápido crescimento da indústria a nível mundial. 

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros –  consolidados de acordo com o padrão IFRS (International Financial Reporting Standards) e Ind AS –  referentes ao quarto trimestre e ao ano fiscal encerrado em 31 de março de 2018.

Ao comentar sobre o desempenho no 4º. trimestre, Rajesh Gopinathan, CEO da TCS, afirma que a alta demanda na área Digital em todos os setores da indústria e os grandes contratos de transformação fizeram desse período um dos nossos melhores quartos trimestres nos últimos anos. Esses resultados sólidos nos garantem um excelente e confiante começo para um novo fiscal”. 

Gopinathan acrescenta que “à medida que os clientes avançarem em suas jornadas Business 4.0, a TCS os ajudará a explorar as tecnologias digitais de forma a impulsionar suas agendas de transformação e crescimento. Os vários megacontratos que conquistamos no ano são evidência de que a TCS é a parceira ideal para essas iniciativas estrategicamente importantes. Pelo pioneirismo em metodologias como o Machine First Delivery Model (MFDM™) e Location Independent Agile, estamos mantendo nosso espírito inovador e liderando mudanças que têm sido uma marca da TCS ao longo de seus 50 anos de história”. 

N. Ganapathy Subramaniam, Chief Operating Officer & Executive Director, afirma que “a empresa está colocando em prática sua estratégia Business 4.0, e isso tem dado ótimos resultados. Nossa participação nos investimentos em tecnologias digitais de nossos clientes está crescendo à frente da indústria. Seis de nossas áreas verticais cresceram acima da média da empresa no ano fiscal 2018, quatro delas tiveram crescimento de dois digitos. Conquistas de grandes negócios e um bom pipeline nos posicionam muito bem para seguir no novo ano fiscal”. 

V. Ramakrishnan, Chief Financial Officer, adiciona que “a execução disciplinada gerou a melhor conversão de caixa em um quarto trimestre de todos os tempos. Ficamos concentrados no crescimento mais elevado e seguimos investindo em nossos profissionais e em nossos negócios. Com o maior crescimento da receita e a expansão dos negócios digitais, esperamos manter nossas margens em uma variação estável”. 

Destaques do quarto trimestre por segmento1 

 Áreas Verticais: Todos as áreas verticais – com exceção de Serviços Bancários, Financeiros e de Seguros (Banking, Financial Services and Insurance – BFSI) – cresceram acima da média da empresa, sendo que três deles cresceram dois dígitos quando comparados com as taxas do ano anterior. O crescimento foi liderado por Energia & Utilities (+33,7%), Viagens & Hospitalidade (+25,4%) e Ciências da Vida & Saúde (+12,6%). 

 Mercados: Na comparação com o ano anterior, Europa Continental (+19,1%), Reino Unido (+10,7%) e Ásia-Pacífico (+8,6%) lideraram o crescimento. A América do Norte cresceu 4,9% em relação ao ano passado. 

 Serviços: A maior adoção de tecnologias digitais pelos clientes resultou em vários grandes contratos integrados envolvendo várias práticas. Parcerias na área Digital contribuíram com 23,8% da receita no 4º. trimestre, um crescimento de 42,8% na comparação ao ano anterior. 

  • Integração de Consultoria e Serviços: Forte crescimento com grandes contratos envolvendo várias práticas de importância estratégica para os clientes, o que continua assegurando nossa posição como consultor de confiança para nossos clientes.
  • Serviços de transformação digital: Todas as práticas de serviço subjacentes reportaram boa demanda no 4º. trimestre, particularmente na área de migração para nuvem, modernização de aplicações e serviços de aplicações corporativas. O Machine First Delivery Model (MFDM™) da TCS viu uma forte adoção em Operações de TI e Automação de Processos, usando ignio™ e soluções de terceiros, com mais de 20 contratos conquistados. Ofertas de análise avançada para setores específicos, apoiadas por nossos ativos e conhecimento contextual, continuaram a gerar resultados de negócios de alto impacto para nossos clientes. Serviços de Cibersegurança registraram forte crescimento de dois dígitos liderado por Gerenciamento de Identidades e Acesso, Segurança de IoT e Serviços Gerenciados de Segurança. Prioridades de clientes na área de experiência do usuário e inovação em produtos e serviços estimularam um forte crescimento de Serviços Interativos.
  • Operações de Negócios Cognitivos: No 4º. trimestre foi observado um alto interesse por nossas ofertas integradas que usam tecnologias cognitivas com base em um modelo ‘Insight-as-a-Service’.

1   Taxas de crescimento mencionadas consideram taxa de câmbio constante.

Principais destaques

Integração de Consultoria e Serviços 

  • Selecionada por uma empresa biofarmacêutica global para usar inteligência artificial no exame de informações não estruturadas e assim proporcionar uma melhor compreensão do sentimento das partes interessadas e automatizar totalmente o processo de portagem (tolling process). O objetivo é eliminar discrepâncias entre fluxos de material físico e fluxos financeiros de fundos.
  • Selecionada por uma empresa de confeitaria e produtos alimentícios dos Estados Unidos para um contrato de consultoria visando racionalizar o portfólio de aplicações e agilizar processos, impactando a resiliência dos negócios e a recuperação em casos de recuperação de desastres.
  • Contratada por uma empresa de telecomunicações europeia para liderar o programa de transformação digital, reimaginando o modelo de contratos de clientes e fornecendo análises avançadas e experiência unificada para os usuários na web e em aplicações móveis.

Analytics, Automação Inteligente 

  • Selecionada por uma organização global de serviços financeiros para realizar descoberta de dados e formular uma estratégia global a fim de reformular o cenário de dados existente, possibilitando o atendimento à demanda crescente na área de riscos e regulamentações.
  • Selecionada por uma empresa canadense de seguros de vida para fornecer um plano estratégico e um roteiro para automação inteligente.

Serviços de Nuvem & Cibersegurança 

  • Contratada pela Mesosphere, importante empresa de software dos Estados Unidos, como parceira de co-desenvolvimento para elevar os níveis de eficiência e acelerar a inovação para clientes finais que gerenciam aplicações corporativas modernas com uso intensivo de dados.
  • Contratada por uma grande empresa farmacêutica global para alienar os negócios de sementes vegetais como parte da alienação estratégica usando soluções de nuvem híbrida.
  • Contratada por uma empresa de soluções e serviços de força de trabalho para garantir a conformidade com as políticas de GDPR, que vai definir, planejar e implementar políticas e princípios consistentes em todas as operações de grupo.
  • Fechada e estendida uma parceria plurianual com Sainsbury’s, uma grande rede de supermercados do Reino Unido, para assegurar sua estratégia de diferenciação e eficiência por meio da transformação digital com foco na excelência em suporte a sistemas, entrega de soluções Agile e inovação.

Internet das Coisas 

  • Escolhida por uma grande empresa automotiva japonesa para projetar uma solução para a cadeia de suprimentos baseada em IoT e garantir mais visibilidade para a movimentação de componentes entre fornecedores globais.
  • Contratada por uma empresa norte-americana de produtos e serviços agrícolas para melhorar a segurança das operações nas fábricas, fornecendo uma solução IoT para monitoramento remoto.

TCS Interactive (Interativa) 

  • Selecionada por uma seguradora finlandesa como parceira estratégica para reimaginar e criar estratégias na área de experiências digitais para clientes utilizando tecnologias interativas.
  • Selecionada por uma grande livraria para melhorar a experiência dos funcionários nas lojas usando tecnologias interativas.

Operações de Negócios Cognitivos

  • Escolhida pela Bonnier AB, conglomerado sueco líder em mídia multicanal, para transformar digitalmente o cenário das infraestruturas nos países nórdicos com uma extensa adoção de nuvem, um novo modelo operacional baseado no TCS MFDM™ e automação usando inteligência cognitiva com ignio™.
  • Assinado um contrato plurianual com uma empresa farmacêutica global para gerenciar as funções básicas de Pesquisa, Desenvolvimento e Comerciais usando os serviços da TCS nas áreas Digital, Análise & Insights e Operações de Negócios Cognitivos.

Pesquisa e Inovação: 

  • O TCS CodeVita, uma das maiores competições de programação do mundo para estudantes universitários, segue crescendo. A última edição teve mais de 100 mil participantes de 63 países, disputando os três primeiros lugares e prêmios individuais. Os vencedores vieram da Índia, dos Estados Unidos e da República Checa.
  • TCS’ entry – um componente de software do analisador de código incorporado que melhora a precisão reduzindo o número de avisos falsos sem comprometer o desempenho – ganhou a medalha de prata na 7ª Competição Internacional na Verificação de Software (SV-COMP) realizada no TACAS 2018 em Thessaloníki, na Grécia.

Até 31 de março de 2018, a empresa solicitou 3.916 patentes, incluindo 299 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 654 patentes. 

Recursos Humanos 

O total de funcionários no final do quarto trimestre ficou em 394.998 em uma base consolidada. 

A TCS se concentrou no desenvolvimento de talentos internos em escala, fazendo grandes investimentos em uma plataforma de aprendizagem digital que permite aos funcionários adquirir novas habilidades e permanecer relevantes em um momento de grandes mudanças tecnológicas. Em nível global, o foco em treinamento resultou em mais 5,6 milhões de dias de aprendizagem no FY18, com mais de 247 mil funcionários sendo treinados em tecnologias digitais e 208 mil treinados em metodologias Agile.  

Esses investimentos em treinamento, locais de trabalho colaborativos e políticas modernas de Recursos Humanos resultaram em melhores taxas de retenção de funcionários. A taxa de turn over em Serviços de TI (nos últimos 12 meses) caiu 0,1% no 4º. trimestre, atingindo 11%, enquanto a taxa de abandono total (incluindo BPS) caiu para 11,8%. 

A porcentagem de mulheres na TCS cresceu para 35,3% no 4º. trimestre. O número total de nacionalidades representadas na força de trabalho da empresa permaneceu estável em 131. 

“Nossos valores fundamentais, políticas modernas, cultura centrada nas pessoas e investimentos contínuos no desenvolvimento de competências têm capacitado os indivíduos e os ajudado a concretizar seus potenciais. Este é o cerne da atitude e da agilidade empresarial que tem diferenciado a TCS ao longo dos últimos 50 anos e que continua garantindo uma vantagem competitiva em nosso setor”, afirma Ajoy Mukherjee, Executive Vice President and Global Head, Human Resources. 

Prêmios e Reconhecimentos:

Liderança empresarial 

  • Eleita uma das marcas Top 3 no setor de Serviços de TI globalmente pela Brand Finance. Além disso, o valor da marca TCS cruzou o patamar dos US$10 bilhões em 2017; a marca foi a que mais cresceu em valor, 14,4% na comparação com o ano anterior, em um cenário de valorização estagnada no setor como um todo.
  • Reconhecida como Global Top Employer pelo terceiro ano consecutivo pelo Top Employer Institute. Além disso, a TCS foi nomeada o melhor empregador em 27 países na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e Oriente Médio.
  • Primeiro lugar na Europa em satisfação de clientes pelo quinto ano consecutivo, segundo a Whitelane Research, com base em uma pesquisa com 1.600 CXOs em 13 países. No ranking por país, a TCS liderou a lista na Alemanha, Belux, Holanda, Suíça e Países Nórdicos.
  • Recebeu oito Brandon Hall Group Awards por Recursos Humanos, Serviços para Processos de Negócios (BPS) e Programas SMB; ouro para Excelência em Aprendizagem, dois prêmios Prata por Excelência em Desenvolvimento de Lideranças e um prêmio Prata por Excelência em Aquisição de Talentos.
  • Reconhecida como líder de pensamento digital e comunicação no Corporate Content Awards da Communicate Magazine; ganhou dois prêmios Ouro, cinco Prata e um Bronze pelas campanhas de liderança de pensamento no setor.
  • Reconhecida como provedor ‘Best-in-Class’ segundo a edição 2018 da Consumer Goods Technology Readers’ Choice.
  • Reconhecida como a empresa de conhecimento mais admirada no KM India Summit organizado pelo CII.
  • Nomeada a melhor empresa em Diversidade e Inclusão no Women in Technology and Data Awards 2018, organizado pela Waters Technology.

Parcerias 

  • Ganhou o prêmio global da Cisco para Provedores de Serviços de TI por Excelência na Nuvem.
  • Ganhou o prêmio IBM Beacon 2018 e o prêmio de Excelência na Ásia-Pacífico;

Sustentabilidade

  • Ouro pelo programa BridgeIT e ‘Melhor Uso da Internet para o Desenvolvimento Social e Econômico’ no India Digital Awards 2017 da Internet & Mobile Association of India (IAMAI)
  • Passport Seva ganhou dois CSI Nihilent e-Governance Awards 2017 na 52ª convenção anual da CSI.
Sobre a Tata Consultancy Services Ltd. (TCS)

 Tata Consultancy Services é uma empresa de Serviços de TIConsultoria e soluções corporativas, que se associa a muitas das maiores empresas do mundo para acompanhá-las em suas jornadas de transformação. A TCS oferece um portfólio integrado, voltado para consultoria  e com suporte cognitivo, de serviços de TI, Negócios e Tecnologia, e Engenharia. A entrega é realizada através do seu modelo único de delivery, Location Independent Agile, reconhecido como um padrão de excelência em desenvolvimento de software. Como parte do grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS tem atuação global e está listada nas bolsas de valores National Stock Exchange e BSE (antiga Bombay Stock Exchange) na Índia. Para mais informações, visite www.tcs.com

Contatos para imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

 

Postado em: Destaque, Negócios, Releases, Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>