Dia das Mães é um momento especial e que tradicionalmente se passa ao redor da mesa com a família. Pensando nisso, a private chef Clecia Ribeiro preparou uma receita para a ocasião. “O cardápio não precisa ser complexo, mas tem que demonstrar carinho. Por isso elaborei essa receita com ingredientes brasileiros, fácil de fazer e sofisticada na medida certa”, destaca Clecia. Confira a seguir o passo a passo do prato.

Carré de cordeiro em crosta de castanhas e bacon


 

 

 

 

 

Tempo médio de preparo: 1h20

Quantidade de porções: 4

Ingredientes
Cordeiro:
10 carrés de cordeiro;
8 dentes de alho com casca;
400g de castanha de caju;
200g de bacon em fatias;
2 ovos ligeiramente batidos;
150g de farinha de trigo;
Tomilho a gosto;
Sálvia a gosto;
Alecrim a gosto;
Pimenta do Reino a gosto;
Sal a gosto.

Molho:
4 Pedaços de ossos de cordeiro;
1/2 garrafa de vinho tinto;
2 colheres de manteiga;
1 cebola cortada em cubos;
1 cenoura cortada em cubos;
1 maço de salsão cortado em cubos;
1 cubo de caldo de galinha;
1 xícara de água;
Óleo de Soja a gosto;
Sal a gosto;
Pimenta do Reino a gosto;
Alecrim a gosto;
Tomilho a gosto;
Sálvia a gosto.

Purê de Batatas com Parmesão:
8 batatas Asterix;
1 lata de creme de leite fresco;
200gr de manteiga;
1 xícara de parmesão ralado na hora;
Sal a gosto.

Modo de preparo
Cordeiro:
- Tempere o cordeiro com o sal e a pimenta do reino. Leve à uma frigideira aquecida e frite dos dois lados e nas laterais, com o auxílio de uma pinça. Leve ao forno com as ervas e o alho e deixe assar por 10 minutos em temperatura baixa. Retire do forno e deixe descansar até amornar.
- Forre um prato com papel toalha e cubra com as fatias de bacon sem sobrepô-las. Coloque outra camada de papel toalha e leve ao microondas por 6 minutos. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, até que todo o bacon esteja desidratado. Deixe esfriar.
- Passe as castanhas por um processador para formar uma farinha. Faça o mesmo com o bacon. Misture bem os dois com a ajuda de uma colher ou um fouet.
- Passe a parte da carne na farinha de trigo, depois nos ovos e em seguida na farinha de castanha e bacon. Leve novamente ao forno por 10 minutos.

Molho:
- Em uma panela doure bem os ossos, temperando-os com sal e pimenta. Acrescente os vegetais e deixe dourar um pouco mais, acertando novamente o tempero. Acrescente o vinho tinto, o caldo de galinha, a água e as ervas assim que ferver deixe cozinhar em fogo brando por 40 minutos.
- Passe o conteúdo por uma peneira reservando o caldo. Leve novamente a uma panela e deixe apurando até ganhar corpo.

Purê de batatas e parmesão:
- Leve uma panela com água ao fogo até que ferva. Adicione as batatas inteiras e deixe cozinhar até que fiquem macias. Descasque-as ainda quente e passe por um espremedor de batatas.
- Com a ajuda de uma espátula passe o purê por uma peneira fina. Leve-o a uma panela em fogo brando e adicione o creme de leite delicadamente até que chegue à consistência desejada.
- Adicione o queijo ralado e mexa vigorosamente. Acerte o sal.

Montagem do Prato
Coloque o purê em um prato, disponha sobre eles os carrés e delicadamente o molho sobre os carrés e ao redor dos componentes. Decore com galhos de tomilho.

Sobre a Art et Cuine by chef Clecia Ribeiro:
O ateliê gastronômico Art et Cuisine foi criado pela chef Clecia Ribeiro com a ideia de proporcionar experiências gastronômicas sensoriais, personalizadas e exclusivas. Depois de estudar gastronomia local em países como, Indonésia, Tailândia, Estados Unidos e França, Clecia se dedicou à criação do ateliê Art et Cuisine que une o clássico ao novo, mesclando conceitos e fórmulas que vão do Cordon Bleu à gastronomia molecular. O ateliê atende a clientes selecionados, empresários e celebridades, cuidando pessoalmente dos cardápios de seus eventos ou de suas viagens pelo Brasil ou exterior, sempre com ingredientes locais, frescos, adequados aos diversos paladares e contextualizados ao ambiente proposto, seja comercial ou social. Mais informações no site www.artetcuisine.com.br

Postado em: Gastronomia, Releases