A indicação geral de uso dos andadores é promover maior equilíbrio e apoio durante a locomoção. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher um dos modelos do produto, pois cada um apresenta características diferentes. Os andadores da Mercur podem ser divididos em duas categorias principais: andadores com e sem rodas.A empresa trabalha com dois modelos de andadores sem rodas, o que os diferencia é o fato de um modelo ser fixo, onde todo o andador deve ser projetado para frente, e o outro modelo ser articulado, onde suas laterais podem ser projetadas para frente alternadamente. Já nos modelos com rodas, existe um andador com duas rodas anteriores, bastante semelhante aos modelos sem rodas, e outros dois modelos com quatro rodas, assento e freio.

Mas então como saber qual destes modelos é o mais adequado de acordo com as condições físicas de cada pessoa?  Para isto, é necessário entender duas situações principais:

A primeira delas é quanto à necessidade de apoio do peso do corpo sobre o andador. “Algumas situações, como, por exemplo, na reabilitação de uma fratura, após colocação de próteses, em casos de amputações ou uma redução significativa da força para se sustentar em pé, levam a uma redução do equilíbrio e da capacidade para se locomover. Nestes casos, o andador vai servir como uma base de apoio e precisa suportar essa carga sem gerar instabilidade, oferecendo um apoio seguro, portanto os modelos fixos são os mais adequados para estas situações. O modelo com duas rodas também poderá ser utilizado, entretanto irá exigir um pouco mais de cuidado e controle sobre o andador para evitar que ele se desloque demasiadamente para frente, mas por ter duas ponteiras posteriores, ele permite a transferência de peso para o andador”, afirma Regis Severo, fisioterapeuta da empresa Mercur. 

A segunda situação é com relação à funcionalidade da pessoa, em casos onde existe uma redução do equilíbrio ou da coordenação motora, porém a pessoa apresenta uma boa mobilidade, cognição, um nível de independência maior e, principalmente, não há a necessidade de apoiar o peso do corpo sobre o andador de forma tão significativa. “Nestas situações, os andadores com 4 rodas podem ser utilizados. Eles vão auxiliar nas atividades de vida diária da pessoa, permitindo que o máximo de funcionalidade e independência seja estimulado. Para usar estes andadores, é necessário que a pessoa tenha força suficiente no tronco, nos membros inferiores e preensão suficiente para acionar os freios, já que o andador será apenas um ponto de contato para auxiliar no equilíbrio. Caso contrário, se a pessoa apresenta a necessidade de ter uma base de apoio estável e fixa para caminhar, a melhor escolha será pelos modelos sem rodas ou o modelo com apenas com duas rodas anteriores”, declara Regis.

É importante salientar que nos modelos sem rodas, a diferença é que, no modelo fixo, o andador precisa ser totalmente projetado para frente, necessitando de certa força e controle nos membros superiores. Já o modelo articulado, possibilita que durante o deslocamento sempre exista um ponto de contato do andador com o solo, proporcionando maior estabilidade durante o apoio, sendo, por isso, mais adequado para pessoas que não apresentam tanta funcionalidade dos membros superiores ou que apresentem uma alteração maior de equilíbrio.

Confira as formas de uso dos andadores:
Andador com quatro rodas, assento e cesta Mercur: https://www.youtube.com/watch?v=C_rVH5XHXyo

Andador de alumínio, quatro rodas e assento: https://www.youtube.com/watch?v=8zUazPWlaXs

Sobre a Mercur:
A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade.
A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis. Nessa caminhada, a empresa tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas.  Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação, saúde, como: borrachas de apagar, bolsas térmicas, muletas e produtos voltados a pessoa com deficiência. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

Mercur na Web:
Site da Mercur: www.mercur.com.br
Mercur no Facebook: Mercur Oficial
Mercur no Twitter: @mercuroficial
Mercur no Youtube: Mercur S/A
Mercur no Google Plus: https://plus.google.com/+mercuroficial/posts
Nas redes sociais, utilize a hashtag: #bompratodomundo

Informações para a Imprensa:
Sing Comunicação de Resultados

Postado em: Acessibilidade, Destaque, Produtos, Releases, Saúde