• Receita tem elevação de 10% na comparação ano a ano1, com taxa de crescimento de 11,5% no mesmo período;
  • Margem operacional fica em 26,5%, com aumento de 144 pontos percentuais na relação ano a ano;
  • Lucro líquido cresce 11,9% no período.

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros consolidados de acordo com os padrões IFRS e IndAS, referentes ao período encerrado em 30 de setembro de 2018.

 Destaques financeiros no trimestre encerrado em 30 de setembro de 2018

  • Receita de $5,215 bilhões, com aumento de 10% na comparação com o ano anterior;
  • Lucro líquido de $1,119 bilhão, com crescimento de 11,9% na comparação com o ano anterior;
  • Margem operacional de 26,5%, com expansão de 1,4% na comparação com o ano anterior;
  • Ganho por ação de $0,29, crescimento de 11,9% na comparação com o ano anterior;
  • Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais de $1,042 bilhão, ou 93,2% do lucro líquido
  • Dividendos por ação de 4,00 rúpias.

Data de registro proposta 24/10/18; Data de pagamento 30/10/18

Destaques no trimestre encerrado em 30 de setembro de 2018

  • Crescimento acelerado das verticais de serviços bancários, financeiros e de seguros (BFSI, em inglês) e Varejo: 6,1% e 15,6% na relação ano a ano, respectivamente;
  • Reino Unido e Europa lideram o crescimento: 22,8% e 17,4% na relação ano a ano, respectivamente;
  • Importantes conquistas de clientes: quatro novos clientes com faturamento na faixa de mais de $100M, sete com faturamento na faixa de mais de $20M, dez com faturamento na faixa de mais de $10M e 11 com faturamento na faixa de mais de $1M;
  • Maior força de trabalho capacitada em Agile do mundo: mais de 279.000 funcionários treinados;
  • Aumento líquido de 10.227 no Q2 – a mais alta em 12 trimestres;
  • Melhor retenção da categoria: taxa de abandono em Serviços de TI estável em 10,9% (últimos 12 meses).

Comentando o desempenho no Q2, Rajesh Gopinathan, CEO & Managing Director, diz que “estamos muito satisfeitos com nosso sólido desempenho no Q2. O crescimento da receita foi impulsionado pela crescente demanda por transformação digital em vários setores, além da contínua aceleração das verticais de BFSI e Varejo. Nosso crescimento e liderança na indústria digital, e as melhores métricas relacionados aos clientes da categoria, são evidências de nossa posição como parceiro preferido para iniciativas de crescimento e transformação”.

Gopinathan acrescenta que “nosso conceito de Business 4.0, com conhecimento contextual e amplos recursos junto aos stakeholders, nos diferenciam e estimulam a demanda por nossos serviços e soluções. Nosso Machine First Delivery Model (MFDM™) e método Location Independent Agile, estão ajudando os clientes a integrar a automação de forma profunda em suas empresas e a orquestrar uma interação homem-máquina mais eficaz para proporcionar uma experiência superior em escala”.

N. Ganapathy Subramaniam, Chief Operating Officer & Executive Director, afirma que “esse foi um trimestre muito bom, com uma forte demanda em áreas como analytics, nuvem e automação. Nossa Quartz Blockchain Solution está ganhando impulso, e estamos observando o nascimento de ecossistemas capazes de transformar vários mercados. Nossa visão Enterprise Agile 2020 está moldando locais de trabalho abertos, colaborativos e métodos ágeis de trabalhar. Isso, em conjunto com o MFDM, está levando à automação inteligente e à descoberta de um novo significado do trabalho, ou seja, treinar máquinas com conhecimento contextual, ampliar negócios e criar ecossistemas. A abordagem ‘people-first’ em um mundo ‘machine-first’ é vista como um importante elemento diferenciador por nossos clientes para gerar crescimento, vantagem competitiva e inovação para seus negócios”.

V. Ramakrishnan, Chief Financial Officer, comenta que “é animador voltar à faixa de rentabilidade que preferimos trabalhar no nível operacional. Mesmo expandindo os investimentos para construir nossa liderança no espaço digital, nossa disciplina operacional, a melhorada trajetória de crescimento e um câmbio favorável, tornam nossas margens consistentes”.

Destaque do Q2 por segmento

Segmentos: Crescimento acelerado da receita em BFSI (+6,1% contra 4,1% no Q1) e Varejo & Bens de Consumo Embalados (15,6% contra +12,8% no Q1). Outros segmentos que apresentaram forte crescimento foram Energia & Utilities (22,2%) e Ciências da Vida e Saúde (14,7%).

Mercados: O crescimento foi liderado pelo Reino Unido (22,8%), Europa (17,4%) e Ásia-Pacífico (12,5%). O crescimento da receita na América do Norte acelerou ainda mais com uma taxa de 8,1% em comparação com 7% registrado no Q1. A Índia cresceu 7,4%.

Serviços: Serviços de Negócios e Tecnologia tiveram um crescimento de receita sólido e amplo em várias práticas de serviço. Investimentos em novos serviços e ofertas, ativos, liderança de pensamento e inovação começaram a mostrar resultado em termos de conquista de contratos e construção de pipelines, assim como o endosso de clientes, analistas e publicações de formadores de opinião.

  • Consultoria & Serviços de Integração: A estratégia full stakeholder está indo bem e auxiliando na conquista e entrega de iniciativas de transformação completa das empresas. Ofertas estratégicas que abordam prioridades relevantes para diretores, como Agilidade dos Negócios, Fusões & Aquisições e Transformação Financeira, registraram ótimos resultados no Q2.
  • Serviços de Transformação Digital: O conceito Business 4.0 da TCS para orientar e moldar a reinvenção das empresas mirando o crescimento e a transformação continua repercutindo fortemente entre os clientes. Serviços de Nuvem, Analytics, IoT, TCS Interactive, Cibersegurança e Automação Inteligente, bem como todas as áreas experimentaram sólido crescimento no trimestre. Novas linhas de serviço – Blockchain, Digital Workplace e Engenharia de Qualidade & Transformação – estão vendo forte crescimento de pipeline.
  • Operações de Negócios Cognitivos: A área registrou um sólido crescimento em uma ampla base, e a abordagem holística baseada em resultados continua ganhando força no mercado à medida que os clientes buscam explorar as inovações digitais da TCS, como o MFDM™ para aprimorar a experiência do cliente e outras

Principais Destaques

  • Selecionada por uma importante cadeia varejista do Reino Unido para aprimorar a experiência dentro das lojas usando a nova geração de tecnologias interativas, entre elas assistentes virtuais. A TCS também vai otimizar as operações a fim de elevar a eficiência em toda a organização, criando um ambiente de trabalho colaborativo, ágil e inteligente com base Machine First Delivery Model (MFDM™).
  • Contratada por um grande provedor de TV paga da Austrália para aumentar as vendas on-line e proporcionar experiências excepcionais aos clientes, reimaginando os canais existentes com base nos serviços TCS Interactive com o modelo Agile First Delivery.
  • Escolhida por um fabricante norte-americano de plásticos e embalagens de papel para consolidar e padronizar os vários sistemas ERP em uma única plataforma global utilizando as principais soluções ERP na nuvem.
  • Contratada por uma companhia aérea dos Estados Unidos para aprimorar a experiência dos clientes, projetando uma solução para canais digitais em diferentes mercados e idiomas para acelerar o time-to-market.
  • Escolhida por uma importante empresa agrícola dos Estados Unidos em um contrato plurianual para transformação e serviços gerenciados usando as plataformas ignio™ e Mastercraft™ para aplicações, infraestrutura e serviços de segurança.
  • Selecionada por uma empresa global na área bancária na Alemanha para projetar um modelo operacional que garanta a qualidade das soluções de engenharia de criptografia e permita explorar o ecossistema de parceiros para identificar novos canais de receita. A TCS vai definir e criar uma divisão centralizada de serviços de qualidade de engenharia e também fornecer o roteiro de implantação das estruturas de negócios em outras regiões geográficas.

“A TCS foi um dos principais parceiros na fusão Dow-DuPont e na definição das três empresas independentes no próximo ano. Estamos trabalhando com a DuPont para prepará-la para o período posterior à integração e à separação. Estamos igualmente empenhados no trabalho de separação nas áreas de Marketing Digital e Adoção da Nuvem. Isso permitirá que as novas empresas estejam prontas no prazo certo para seguirem como líderes de mercado.” Dow Chemicals

  • Escolhida por uma das maiores seguradoras suecas para permitir a adoção do Workspace-as-a-service por meio da virtualização e da plataforma TCS Cloud. A TCS também vai elevar os níveis de segurança, prestando serviços de segurança, garantia da informação e gestão de segurança de TI.
  • Selecionado por uma grande instituição financeira dos Estados Unidos para ajudar a transformar a experiência dos clientes, explorando a automação e implementando a solução TCS Digital Service Desk.
  • Escolhida por uma multinacional britânica do setor de serviços bancários e financeiros para transformar a divisão de serviços financeiros digitalmente e implementar uma plataforma de dados para auxiliar na elaboração de relatórios regulatórios usando os recursos do S4 HANA.
  • Selecionada por uma grande companhia aérea africana para transformar a experiência de embarque e evitar a perda de receita, implementando a solução TCS Revenue Recovery Solution.

 “A Asda ampliou sua atual relação com a TCS, escolhendo a empresa como parceira para sua transformação em um modelo de entrega DevOps nas áreas de comércio eletrônico, logística, processos relacionados a clientes e lojas, integração e fast fashion. Como parte do contrato, a TCS foi selecionada como parceira digital para colaborar com a Asda no desenvolvimento de recursos inovadores de negócios utilizando tecnologias digitais para gerar valor para funcionários e clientes.” Asda Stores Ltd

  • Selecionada por uma líder mundial em tecnologia de software para proporcionar um relacionamento superior com os clientes e ajudar a rentabilizar os investimentos em plataformas de publicidade. A TCS vai garantir esses benefícios, transformando o marketing digital, a análise das campanhas e o Business Intelligence da empresa.
  • Escolhida por uma grande empresa do setor bancário da América do Norte para elevar os níveis de governança, qualidade dos dados e remediação de metadados, analisando o portfólio de dados e apresentando recomendações usando a estrutura de TCS DATOM.
  • Contratada por um grande varejista do Oriente Médio para transformar aplicações de negócio e infraestrutura usando Ignio™ para simplificar o ambiente de TI, elevar a agilidade e a flexibilidade e melhorar significativamente a experiência do usuário.
  • Selecionada por um importante varejista dos Estados Unidos para transformar a infraestrutura de TI e implantar a Ignio™, solução de automação cognitiva da TCS, para ajudar a construir uma infraestrutura ágil, flexível e autorreparável.
  • Contratada pela Total, multinacional francesa de petróleo e gás, para criar um Centro de Inovação Digital. O foco é elevar a eficiência industrial, o desempenho energético e as taxas de disponibilidade, de forma a melhorar os resultados da refinaria usando análise de dados em tempo real, IoT, automação, IA e Agile.

“Depois de ter integrado as soluções digitais dentro do grupo, agora queremos inventar o amanhã, combinando o know-how da Total com a agilidade da TCS.” Marie-Noëlle Semeria, Vice-presidente e diretora operacional da Total

  • Escolhido por uma multinacional norte-americana de serviços financeiros para a concepção de um repositório central que vai gerenciar projetos de vários departamentos usando uma plataforma de blockchain para integrar todas as unidades de negócios e Hyperledger Fabric.

Pesquisa e Inovação

  • TCS Optumera™ recebeu o prêmio ‘Melhor Aplicação de IA na categoria Empresa’ da Aiconics entre 300 candidatos.
  • DecisionFabric™ for Pharmacovigilance, uma solução da TCS Analytics & Insights’, foi premiada pelo Uso da Tecnologia voltado para Excelência Operacional no CMO Asia Awards 2018.
  • Um cientista de pesquisa da TCS foi vencedor do University Challenge of the DST-Lockheed Martin - Tata Trusts India Innovation Growth Programme (IIGP) 2.0 2018.
  • DecisionFabric™ for Pharmacovigilance, uma solução da TCS Analytics & Insights’, foi premiada pelo Uso da Tecnologia voltado para Excelência Operacional no CMO Asia Awards 2018.
  • Um cientista de pesquisa da TCS foi vencedor do University Challenge of the DST-Lockheed Martin - Tata Trusts India Innovation Growth Programme (IIGP) 2.0 2018

Até 30 de setembro de 2018, a empresa havia solicitado 4.185 patentes, incluindo 207 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 782 patentes.

Recursos Humanos

A TCS incrementou sua base líquida em 10.227 funcionários no Q2, a maior soma líquida em 12 trimestres. O número de funcionários no final do Q2 totalizou 411.102 em uma base consolidada. A porcentagem de mulheres na força de trabalho cresceu ainda mais, chegando a 35,7%, enquanto o número total de nacionalidades representadas aumentou para 147.

Os investimentos da empresa em desenvolvimento orgânico de talentos resultaram em 12,4 milhões de horas acumuladas de treinamento, 278 mil funcionários treinados em tecnologias digitais e mais de 279 mil funcionários treinados na metodologia Agile. A TCS segue mantendo a melhor taxa de retenção do setor, sendo que a área de Serviços de TI manteve inalterada no trimestre sua taxa de abandono (últimos 12 meses) em 10,9%.

Como parte do “Billion Steps Challenge”, uma das maiores iniciativas de engajamento de funcionários realizada em comemoração aos 50 anos da empresa, os funcionários foram desafiados a caminhar ou correr individualmente ou em grupos dentro de um período de 10 dias para registrar coletivamente um bilhão de passos em um aplicativo especial. Esse desafio especial atraiu 200.000 participantes em nível mundial, que registraram um recorde de três bilhões de passos.

“Nossos investimentos em desenvolvimento de talentos orgânicos e iniciativas inovadoras de engajamento de funcionários continuam gerando os melhores resultados de RH da categoria. No último trimestre, lançamos outra ação inovadora para democratizar os processos de aquisição de talentos de nível básico na Índia, com a Prova Nacional de Qualificação da TCS. Para todos os talentosos jovens que existem por aí, quero dizer o seguinte: independentemente de onde você esteja, se tiver talento e vontade, temos uma carreira para você aqui”, destaca Ajoy Mukherjee, vice-presidente executivo e chefe global de Recursos Humanos.

Prêmios e Reconhecimentos

Liderança empresarial

  • Votada como a Empresa de Destaque na Índia, segundo edição 2018 da pesquisa da Asiamoney;
  • Classificada na 35ª posição da lista Forbes 2000 para Empresas mais Prestigiadas do Mundo em 2018;
  • A TCS foi a terceira marca mais valiosa na Índia segundo Kantar Millward Brown Brand Z Report, e a única empresa de TI entre as 10 primeiras;
  • Eleita a ‘Empresa Nearshore do Ano’ em 2018 na terceira edição do Nexus Illuminate Awards, na América Latina;
  • Reconhecida como um dos Achievers 50 Most Engaged Workplaces™ na América do Norte;
  • A campanha #DigitalDirections da TCS ganhou três prêmios no Corporate Engagement Awards da revista Communicate:
  • Dois prêmios Ouro nas categorias ‘Melhor comunicação com Stakeholders’ e ‘Melhor Atividade de Patrocínio para Apoiar ou Desenvolver a Reputação Corporativa’
  • Um prêmio Prata na categoria ‘Melhores RP e Comunicações Externas’
  • Ganhou como ‘Melhor Centro de Inovação de uma Instituição de Serviços Não-Financeiros’ no Asian Banker Financial Technology Innovation Awards 2018;
  • TCS BaNCS, junto com o cliente DBS, ganhou o Financial Markets Technology Implementation of the Year – Best Custodian System Implementation no Asian Banker Financial Markets Awards 2018;
  • Venceu o prêmio Provedor do Ano 2018 de Soluções BPM da Ásia-Pacífico da Frost & Sullivan

Parcerias

  • Ganhou o prêmio de Excelência Empresarial – Desenvolvimento de Mercado do Cloudera Partner Impact Awards 2018; também foi eleita a Parceira do Ano para região Norte da EMEA;
  • Recebeu o prêmio de Inovação de Parceiros Salesforce durante o Dreamforce.

Demonstrações Financeiras IFRS

Declarações consolidadas condensadas não auditadas de posição financeira em 31 de março de 2018 e 30 de setembro de 2018 (em milhões de dólares norte-americanos)

[1] Taxas de crescimento em moeda constante, a menos que especificado em contrário.

Sobre a Tata Consultancy Services Ltd (TCS)

A Tata Consultancy Services é uma empresa de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, que nos últimos 50 anos tem se associado a muitas das maiores empresas do mundo para acompanhá-las em suas jornadas de transformação. A TCS oferece um portfólio integrado, voltado para consultoria e com suporte cognitivo, de serviços de TI, Negócios e Tecnologia e Engenharia. A entrega é realizada por meio do seu modelo único de Location-Independent Agile, reconhecido como um padrão de excelência em desenvolvimento de software.

Como parte do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS tem mais de 400 mil dos consultores mais bem treinados do mundo em 46 países. A empresa gerou receita consolidada de US$ 19,09 bilhões no exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2018 e está listada na BSE (antiga Bolsa de Valores de Bombaim) e na NSE (National Stock Exchange) na Índia. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas, e o premiado trabalho que realiza com comunidades em todo o mundo garantiu à empresa um lugar nos principais índices de sustentabilidade, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice Global de Sustentabilidade MSCI e o FTSE4Good Emerging Index. Para mais informações, visite www.tcs.com

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