A expectativa do varejo é otimista para o segundo semestre de 2017, quando acontecem as datas sazonais mais fortes. Durante esse período, é a chance do setor atingir a projeção de 1,6% de crescimento nas vendas, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A expectativa é de crescimento, já que a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada em 12 de julho pelo IBGE, apontou um avanço de 4,5% no varejo em relação a maio do ano passado. Diante disso, o Zoom (www.zoom.com.br), site e app comparador de preços e produtos, separou uma série de dicas para ajudar na escolha do presente e acertar na compra para o Dia dos Pais, que esse ano acontecerá no dia 13 de agosto.   

Compare os preços 

É sempre importante comparar os preços, o frete e as condições de pagamento. Esses pontos mudam muito de acordo com a loja, a demanda por determinado produto e também com a época do ano. Portanto, vale a pena investir um tempo na pesquisa para garantir melhores condições na hora da compra.

Conheça seu pai 

Eletrônicos são ótimas opções de presentes, mas é muito importante conhecer bem o perfil de uso do seu pai e suas principais necessidades em relação ao dispositivo escolhido. “Entender bem para que a pessoa precisa de determinado item é fundamental para garantir as melhores ofertas e acertar no presente”, comenta Leonardo Oliveira, especialista de produtos do Zoom.

Tablet 
Os tablets são ótimas opções de presente e atendem diferentes perfis. Para os pais que curtem jogos eletrônicos, o ideal é um aparelho com boa memória, em torno de 32GB, ou um produto compatível com cartões de memória. “Para quem vai usar o tablet para trabalhar e precisa explorar recursos como Excel e Word, o armazenamento não é o mais importante, mas é interessante verificar se possui aquela canetinha para o touch screen, que facilita muito o trabalho”, comenta o especialista do Zoom.

Já aqueles que trabalham com recursos mais visuais e precisam do aparelho para apresentações mais elaboradas, no caso de designers, por exemplo, o tablet precisa de potência e também qualidade de imagem (fidelidade de cores, etc.). “Quando o assunto é leitura, o tablet é uma opção mais versátil que os e-readers. Ele não tem a mesma qualidade de leitura que o Kindle, mas é interessante verificar a qualidade da tela, o brilho, as cores, justamente para não cansar a visão, o que pode causar dores de cabeça”, aconselha Leonardo.

Para quem busca entretenimento é essencial checar se o aparelho possui acesso à internet e também investir na qualidade da tela. Se a pessoa quiser armazenar os conteúdos no próprio aparelho, por exemplo, é preciso investir em uma memória boa ou que tenha possibilidade de expansão por meio de cartão de memória.

Smartphone

Para quem quer investir um pouco mais, os smartphones são a definição de presente útil. Trata-se de um aparelho que acompanha o usuário durante todo o dia e tornou-se um item essencial para a vida moderna. Como esse é o setor que mais cresce em variedades de produtos lançados, a indústria tem investido para alcançar os diferentes tipos de perfis de consumidor.

“Se o seu pai é alguém que gosta de fotografia, é importante investir em um celular com boa câmera frontal e traseira, flash frontal e boa capacidade de armazenamento interno, já que fotos e vídeos de boa qualidade ocupam muito espaço. Em caso de pais mais idosos, em que o objetivo do celular é fazer ligações e não necessariamente acessar à internet, é recomendado investir em aparelhos de entrada (aqueles que possuem recursos básicos e custam entre R$ 400 e R$ 500), mas vale ficar atento porque precisam ter um tamanho bom, tela iluminada, teclas grandes e mais espaçadas. Nesse caso o foco deve ser em conforto”, analisa Leonardo.

Para os pais que são ligados nas redes sociais, a conectividade é essencial, assim como uma boa memória, já que muitos desses recursos ocupam bastante espaço no aparelho. Nesse ponto também é preciso se preocupar com as famosas selfies. “O mercado vem investindo em várias novidades nesse sentido, existem telefones que já trazem o recurso das duas câmeras, por exemplo. Com essa tecnologia, é possível captar imagens mais nítidas e obter zoom óptico sem a necessidade de lentes com avanço. Além disso, para quem gosta de tirar selfies, o flash frontal, preferencialmente o de led, é uma excelente opção para garantir os melhores cliques, mesmo em ambientes pouco iluminados,” explica.

Notebooks

Na hora de comprar notebooks são vários elementos a serem considerados. Uma máquina com alto desempenho é fundamental para quem precisa rodar programas e jogos muito pesados, por exemplo. “Para esse tipo de uso, é preciso prestar muita atenção na placa de vídeo do aparelho, pois quem vai usar programas de design gráfico, edição de imagens e até games, necessariamente vai demandar um bom desempenho gráfico”, pontua Leonardo.

Para os pais que precisam de um aparelho para ser transportado no dia a dia, é interessante investir em um modelo leve, com design moderno que seja fácil de encaixar na pasta ou mochila. “Quem usa o notebook para trabalhar não necessariamente precisa de um alto desempenho, ás vezes um modelo com configuração simples, mas que entregue uma boa navegação e programas de texto e planilhas já dá conta do recado”, lembra o especialista.

A qualidade de imagem da tela deve ser levada em consideração quando o usuário busca um modelo para assistir filmes e séries. Nesse ponto, também é importante considerar a memória do notebook e as entradas que ele possui (CD/DVD, USB, HDMI). 

Sobre o Zoom:

O Zoom é um site comparador de preços e produtos que oferece ao cliente o melhor apoio à compra. O site conta com mais de 2,5 milhões ofertas e mais de 300 lojas cadastradas. Para garantir o bom atendimento aos consumidores, o Zoom realiza um rigoroso controle das lojas que são credenciadas e, além disso, oferece o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto ou dinheiro de volta. Lançado em novembro de 2011, o Zoom faz parte da holding Mosaico Negócios de Internet. Para mais informações acesse www.zoom.com.br e baixe o aplicativo do Zoom disponível para Android e iOS.

Confira o programa “Dando um Zoom” no canal do YouTube do Zoom: youtube.com/deumzoom  

Siga o Zoom nas redes sociais:

https://www.facebook.com/deumzoom  https://twitter.com/deumzoom

https://www.linkedin.com/company-beta/2302092/

Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados

Postado em: Destaque, e-commerce, Releases, Varejo