Dentre as diversas formas de marketing digital, estratégias de inbound marketing têm se destacado ultimamente por sua efetividade e custo mais acessível. Pesquisas revelam que esta técnica de mercado custa 61% menos do que o marketing tradicional, que usa anúncios em TV e revistas, por exemplo.Além disso, empresas que contam com estratégias de inbound marketing bem executadas têm resultados 10 vezes melhores, e apontam um retorno sobre o investimento positivo, na opinião de 79% das empresas que utilizam blogs em suas ações na internet.

Isso acontece porque esse plano de ação não interrompe as pessoas que buscam entretenimento ou informação com anúncios ou chamadas, mas, ao contrário, atrai seus clientes por meio de conteúdos interessantes e relevantes para o mercado-alvo de seu e-commerce. Outros dados da mesma fonte comprovam que 80% dos responsáveis pelas compras nas empresas preferem receber informações em uma série de artigos do que em um anúncio publicitário.

É por esses e outros motivos que essa estratégia de marketing deve fazer parte das ações do seu e-ecommerce. Aprenda agora como fazer isso e ter excelentes resultados.

Estratégias de inbound marketing no e-commerce
As técnicas desse estilo de mercadologia estão focadas em conteúdos relevantes para atrair clientes potenciais. Mas isso não é tudo

É preciso destacar mais dois importantes elementos da estratégia de inbound marketing: 

1.     SEO: Search Engine Optimization, que consiste (de modo simplificado) em achar as palavras-chave mais usadas nas buscas de seu público na internet e usá-las em seu site e blog para atrair seus clientes potenciais.

2.     Mídias Sociais: usar as plataformas onde seu público-alvo mais interage para apresentar seu conteúdo a eles.

Além disso, as boas-práticas desse modelo de marketing indicam 4 fases a serem percorridas para atrair clientes potenciais a entrarem em contato com seus conteúdos e seu e-commerce:

1.     Atrair visitantes para seu site

2.     Colher dados dos visitantes (transformá-los em leads)

3.     Transformar leads em clientes (ao converter vendas)

4.     Fidelizar e encantar seus clientes, vendendo cada vez mais

Para cada uma dessas fases, vamos apresentar algumas estratégias que serão muito úteis para alcançar o sucesso em cada uma das etapas:

1 – Atraindo visitantes
Se é o conteúdo de qualidade que vai atrair seu público, é preciso conhecê-lo bem para saber o que é relevante para ele.

Para isso, depois de fazer pesquisas, entrevistas e usar ferramentas de BI e analytics na internet, você deve construir a persona (ou personas), de seu público.

Persona é um personagem fictício, com nome, idade, profissão e outras características que vão ajudar você a entender quais os assuntos que interessam a ele, para produzir os conteúdos certos.

Veja, neste link, algumas perguntas que podem ser usadas para criar uma persona para seu e-commerce: Crie Sua Persona.

Agora que você sabe quais os assuntos para desenvolver os conteúdos, crie um blog ligado ao seu e-commerce para falar sobre eles, sem esquecer de usar as palavras-chave identificadas através de ferramentas de SEO e empregá-las em seus textos.

Além disso, seu próprio site pode usar essas palavras-chave, de forma estratégia. Por fim, use os perfis e páginas de sua empresa nas mídias sociais para atrair ainda mais prospects com os assuntos relevantes para eles.

2 – Transformando visitantes em leads
O conceito de lead define aqueles visitantes que demonstram algum interesse em seu produto ou serviço e deixam, espontaneamente, informações de contato para você poder falar com eles.

Assim, crie em seu blog conteúdos mais profundos e ricos, como e-books, infográficos, webinars, acesso a cursos e vídeos etc., e solicite que seus visitantes deixem dados como e-mail e nome, em um pequeno formulário, para poderem ter acesso a esses conteúdos especiais.

3 – Convertendo vendas
Conhecendo o e-mail de seu lead, passa-se à fase de nutrição de leads, que consiste em enviar cada vez mais conteúdos relevantes para eles, por meio do disparo de e-mail marketing, com o objetivo de educá-los sobre seus produtos e serviços, mostrar como podem ser uma solução para seus problemas, oferecer mais materiais ricos ou outros conteúdos do interesse deles.

Com ajuda de software de automação de marketing, você descobrirá quais desses leads estão se interessando mais por seus materiais e como eles interagem com seus e-mails, blogs e mídias sociais.

Assim, será possível definir regras de como saber quais deles já estão interessados a ponto de poder receber um telefonema de sua equipe de vendas, por exemplo, no caso de negócios B2B, ou e-mails com links para ofertas em seu e-commerce, no caso de B2C, direcionados para landing pages especialmente criadas para melhorar a conversão, com auxílio de:

·         Boas imagens

·         Um site leve que abre rapidamente

·         Navegação intuitiva

·         Layout atrativo e responsivo

·         Elementos que caracterizam um site seguro

·         Call to Action engajador

4 – Fidelizando e encantando seus clientes
Acha que depois da primeira venda, a estratégia de inbound marketing acabou? Pelo contrário, é hora de continuar conhecendo cada vez melhor seu cliente e enviar os conteúdos certos, para que ele compre cada vez mais e divulgue sua marca nas mídias sociais.

* Artigo escrito por Gustavo Mota, CEO da We do Logos.

Sobre Gustavo Mota
Gustavo de Mesquita Mota, 34 anos, é formado em design gráfico e pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e ao perceber que existia um grande nicho que não era atingido, as pequenas empresas e empreendedores, fundou a maior comunidade de designers da América Latina, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor, além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil, como o Startup Weekend, a Semana Global de Empreendedorismo, a Semana do Micro Empreendedor e a Feira de Empreendedorismo.

Sobre a We Do Logos:
A We Do Logos (www.wedologos.com.br), maior comunidade de designers da América Latina, surgiu em setembro de 2010 com a missão de conectar pessoas promovendo soluções empresariais acessíveis. A proposta do site é ser um intermediário entre centenas de designers e empresas que desejam criar uma identidade visual para seus negócios. O site oferece, além de logos, criação de website, papelaria, cartão de visita, ou seja, tudo o que for necessário para o cliente ter uma identidade visual. A We Do Logos conta com 100 mil designers cadastrados, mais de 40 mil clientes atendidos e mais de 3 milhões de artes enviadas para todo o Brasil.

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