O grande desafio para os profissionais de marketing das grandes empresas é provar o real valor das ações que são realizadas. Diante desta realidade, a Arizona (www.arizona.com.br), empresa de produção crossmedia e soluções integradas de tecnologia para comunicação e marketing, desenvolveu a ferramenta MRM (Marketing Resources Management), utilizada pelo Santander. O sistema tem como objetivo organizar melhor as informações, integrar pessoas e processos, armazenar o histórico de todas as etapas realizadas, além de fornecer um banco de dados que permite uma mensuração mais assertiva dos resultados da área de marketing.

A utilização da ferramenta proporcionou ao Santander diversos ganhos, principalmente na produtividade, otimização de recursos, aproximação das relações internas e externas, confiabilidade e segurança nos processos. “No dia a dia vemos como o MRM foi fundamental para potencializarmos nossas ações e obter resultados mais assertivos. Além disso, o sistema nos auxiliou a gerar uma transparência ainda maior com os nossos fornecedores, uma vez que eles também utilizam a plataforma”, declara Luciano Decourt Ferrari, na época gerente de recursos do Santander.

O projeto foi idealizado há três anos e implantado no início de 2011. “A equipe de projetos da Arizona foi até o banco entender as necessidades da companhia. A partir disso, montou os processos e realizou a implantação da plataforma. “Desenvolver uma tecnologia fácil de ser usada, que integrasse todas as ações e auxiliasse o cliente a obter resultados mais rápidos, foram os principais fatores que nos pautaram na criação desta ferramenta”, conta Vanessa Santos, gerente de projetos da Arizona.

“Hoje, o MRM da Arizona permite ao gestor de cada área monitorar pontualmente os processos conduzidos por sua equipe e isso faz com que ele possa dedicar um tempo maior aos interesses estratégicos do banco”, afirma Alexandre Dias Argento, superintendente de gestão de recursos do Santander.

Segundo o presidente executivo da Arizona, Alexandre Abdo Hadade, o grande desafio foi levar ao profissional de marketing do Santander uma plataforma integrada de gestão, na qual ele tenha o dado orçamentário, a peça publicitária, que ele saiba em qual etapa está determinada campanha, quem é o responsável por ela e quais as validações que foram realizadas. “Por isso, o MRM possui um dashboard, onde é possível ver a informação mais relevante para uma tomada de decisão mais assertiva”, completa Hadade.

Sobre a Arizona:                              
A Arizona é uma empresa que oferece produção crossmedia e soluções integradas de tecnologia para comunicação, proporcionando eficiência operacional (agilidade, economia, flexibilidade e segurança) para o marketing das empresas e das agências de publicidade. Fundada em 1998, a Arizona é a maior empresa de crossmedia – produção simultânea de conteúdos para diversas mídias – do Brasil. Possui 272 profissionais, divididos entre os escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina. Em 2012, o faturamento foi de R$ 60 milhões e a meta é crescer 15% neste ano. Por meio da plataforma tecnológica Visto, a companhia oferece soluções para produção, gestão e análise do marketing, o que inclui controle de budget, planejamento, fluxo de aprovação online, customização de anúncios, armazenamento digital de arquivos, além da premedia (adaptação e entrega de conteúdo pata diferentes mídias), produção de imagens, vídeos, produção digital (web e mobile) e editorial. A Arizona foi listada pela revista norte-americana CNBC, pertencente à Rede NBC Universal, entre as 20 empresas mais inovadoras da América Latina e uma das sete mais inovadoras do Brasil. O portfólio de clientes conta com empresas de médio e grande porte como Havaianas,Carrefour, Citigroup, Coca-Cola, Mabe, Mitsubishi, Natura, Citroen, Pernambucanas, Adidas, Santander, Editora Três e TAM, além das agências de publicidade Almap BBDO, HavasWorldwide Digital, F/Nazca S&S, Lew,LaraTBWA, Talent e WMcCANN, entre outras.

Postado em: Marketing, Releases