TCS registra crescimento da receita em dólar de 9,1% na comparação com ano anterior; e de 1% na relação entre trimestres 

  • Maior crescimento em volume para o trimestre de dezembro em três anos;
  • Receita da área Digital respondeu por 22,1%, um aumento de 39,6% em relação ao ano anterior e de 13,9% na comparação entre trimestres (moeda corrente);
  • Área Digital atinge maturidade: maior acordo assinado até o momento.

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros consolidados de acordo com os padrões IFRS e Ind AS, referentes a 31 de dezembro de 2017. 

Destaques no trimestre encerrado em 31 de dezembro 2017:

  • Receita de US$4,787 bilhões, crescimento de 9,1% na comparação com o ano anterior e de 1% na relação entre trimestres;
  • Crescimento da receita em moeda corrente de 6,2% na comparação com o ano anterior e de 1,3% na relação entre trimestres;
  • Lucro líquido de US$1,012 bilhão, crescimento de 1,2% na comparação com o ano anterior e de 1,1% na relação entre trimestres;
  • Margem operacional de 25,2%, crescimento de 0,1% na relação entre trimestres;
  • Caixa líquido proveniente das operações totalizando US$1,206 bilhão, ou seja, 119,2% do lucro líquido;
  • Ganhos de US$0,53 por ação;
  • Dividendos por ação de ` (INR) 7,00 rúpias

Data de registro proposta 23/01/18; Data de pagamento 31/01/18 

Destaques de negócio no trimestre encerrado em 31 de dezembro 2017

  • Vertical do Varejo registra forte recuperação: aumento de 3% na comparação com o ano anterior e de 6,4% na relação entre trimestres (moeda corrente);
  • Receita da área Digital respondeu por 22,1%, um aumento de 39,6% na comparação com o ano anterior e de 13,9% na relação entre trimestres (moeda corrente);
  • Ótimos resultados junto aos clientes: Conquista de três clientes com faturamento de US$50 milhões, de sete clientes com faturamento de US$20 milhões, de nove clientes com faturamento de US$10 milhões e de 15 clientes com faturamento de US$5 milhões;
  • Taxa de abandono em TI (últimos 12 meses) caiu ainda mais, queda de 0,2% na relação entre trimestres, atingindo 11,1%;
  • Total de funcionários: 390.880; adição bruta: 12.534.

Comentando o desempenho em Q3, Rajesh Gopinathan, CEO e diretor geral, diz que “terminamos 2017 com um excelente desempenho no trimestre de dezembro, marcado pela assinatura de contratos que servirão de base para seus respectivos setores, por métricas robustas relacionadas a clientes e por uma grande demanda em diversos segmentos da indústria. Com a recuperação de partes de nosso portfólio e a redução de áreas de fragilidade, estamos bem posicionados para crescer de forma mais sólida daqui para frente”.

Gopinathan acrescenta que “organizações com visão progressivas que buscam explorar novas oportunidades na era dos Negócios 4.0 estão aumentando seus investimentos na área Digital, e a TCS tem surgido como parceiro preferencial para conduzir a transformação dessas empresas. Assinamos neste trimestre nosso primeiro contrato acima de $50 milhões na área Digital, cruzando um marco importante na disseminação das tecnologias digitais. Os investimentos que fizemos ao longo dos últimos anos em Pesquisa e Inovação e no desenvolvimento de propriedade intelectual estão nos dando uma vantagem distinta no mercado, que nos permite realizar grandes programas de transformação”. 

N. Ganapathy Subramaniam, diretor executivo e de operações, afirma que “tivemos um trimestre muito bom com excelentes métricas operacionais em toda a organização. Fechamos novos contratos, ganhamos impulso na área Digital, a vertical de Varejo teve um aumento de demanda e mantivemos a força na maioria dos setores da indústria. Tudo isso gerou um forte crescimento em volume em um trimestre tipicamente fraco. Nossa reputação de ótima execução combinada com a capacidade de nossa plataforma nos posiciona muito bem para fechar grandes negócios”. 

V. Ramakrishnan, diretor financeiro, comenta que “esforços conjuntos de todas as nossas equipes e a rígida gestão do capital de giro, resultaram em uma forte liquidez neste trimestre. Nossa histórica visão de longo prazo para muitas das nossas decisões de investimento, seja para incursões geográficas ou novos negócios envolvendo plataformas baseadas na nuvem, está começando a produzir resultados. Vários dos principais contratos que assinamos neste trimestre são consequência da nossa paciência estratégica”. 

Destaque de Q3 por segmento1 

Segmentos: A maioria das verticais teve no terceiro trimestre um crescimento acima da média da empresa. A vertical Varejo & Bens de Consumo Embalados mostrou uma forte recuperação, crescendo 6,4% na relação entre trimestres. O crescimento foi liderado por Energia & Utilities (8,5% na relação entre trimestres), Viagens & Hospitalidade (2,9% na relação entre trimestres) e Ciências da Vida & Saúde (2,5% na relação entre trimestres). Na comparação com o ano anterior, todos os segmentos, com exceção de Serviços Bancários e Financeiros & Seguros e Varejo, registraram crescimento acima de 9,5%, com quatro verticais reportando taxas de dois dígitos. 

Mercados: O crescimento foi liderado pela América Latina (5% na relação entre trimestres), Europa Continental (2,6% na relação entre trimestres) e América do Norte (1,5% na relação entre trimestres). Na comparação com o ano anterior, Europa Continental (22,3%), Reino Unido (8,2%) e Índia (4,1%) tiveram um desempenho muito bom. A América do Norte cresceu 2,8% em relação ao ano passado. 

Serviços: O investimento contínuo dos clientes em iniciativas digitais resultou em mais de 150 contratos fechados e um forte crescimento em todas as práticas de serviços. Os principais destaques são:

  • Serviços em nuvem: Crescimento robusto liderado por nuvem privada, nuvem pública e serviços de modernização de aplicações, respondendo por 22 contratos para a área Digital;
  • Segurança cibernética: Conquista de mais de 15 contratos importantes. O crescimento foi liderado pela demanda por serviços em torno do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), Gestão de Acesso e Identidade e Gerenciamento de Vulnerabilidades;
  • IoT: Essa prática teve um alto crescimento continuado com a disseminação das implementações de IOT. A TCS conquistou 10 contratos de IoT, entre eles o da Rolls Royce que escolheu a TCS Connected Universe Platform (TCUP) para sustentar a próxima geração de produtos e serviços;
  • Interativos Digitais: Inteligência de Experiências & Humanização de Máquinas foram os dois principais temas por trás dos contratos conquistados;
  • Automação Inteligente das Empresas: Alto crescimento com o Machine First Delivery Model (MFDM) da TCS ganhando força.
  • Serviços de Aplicações Corporativas: A adoção de novas ofertas digitais, como SAP S/4 HANA, Oracle Cloud, Microsoft Dynamics 365, Salesforce e outras plataformas de nuvem corporativas, promoveu um crescimento estável;
  • Integração de Serviços e Consultoria: Esse é um pilar fundamental da TCS para as iniciativas de transformação lideradas pela consultoria e desempenhadas pelas partes interessadas nas áreas de M&A, Cadeia de Suprimentos, Futuro das Finanças e Experiência dos Clientes que resultou em várias conquistas de contratos importantes;
  • Operações de Negócios Cognitivas: Robusta lista de tarefas futuras com três grandes acordos nas áreas de Pesquisa de Mercado, Petróleo & Gás e Telecomunicações à medida que ganhar força a proposição de valor gerada por iniciativas digitais para transformar operações e produzir ótimos resultados de negócios.

Conquistas importantes em Q3 

  • Escolhida como parceira estratégica por um grande banco europeu para transformar os sistemas básicos de missão crítica em várias regiões geográficas e linhas de negócios;
  • Escolhida como parceira estratégica por um grande banco australiano em um contrato plurianual para prestação de serviços de aplicação em todas as linhas de negócios seguindo um modelo Agile;
  • Selecionada como parceira exclusiva pela Lexmark International Inc. nos Estados Unidos para fazer a gestão de TI na transformação da empresa para prepará-la para o futuro. A parceria inclui infraestrutura de nuvem privada, serviços para usuários finais e administração de redes e aplicações. O projeto usará ignio™, plataforma da TCS para automação cognitiva, para implantar MFDM™;
  • Parceria com uma importante empresa de serviços em campos de petróleo dos Estados Unidos para transformar os processos de negócio de F&A, utilizando uma solução de operação cognitiva para assim revelar um valor exponencial para os negócios do cliente;
  • Selecionada como parceira estratégica de TI por uma grande empresa global de engenharia, aquisição e construção para administrar a integração de serviços de múltiplas fontes e segurança cibernética, implantar ignio™ para automação cognitiva do ambiente SAP da empresa, e prover serviços de aplicação;
  • Selecionada em um contrato plurianual para fazer a gestão de operações de seis funções críticas de uma grande organização de saúde norte-americana, usando os recursos cognitivos do ignio™ para automação e insights;
  • · Selecionada como parceira preferencial da Rolls Royce em uma iniciativa estratégica para desenvolver uma plataforma IoT e aplicações relacionadas que serão a base da solução IoT que conectará milhares de ativos globalmente;
  • Prorrogada até 2025 uma parceria duradoura com Nielsen Holding PLC, importante empresa global de pesquisa de mercado, usando a estratégia de Negócio 4.0 da TCS para ajudar a transformar tecnologias, operações, processos de engenharia e de conhecimento e, assim, gerar resultados melhores para os clientes;
  • Selecionada como principal parceira de tecnologia do Marks & Spencer, histórico varejista de moda e alimentos do Reino Unido, para transformar a experiência dos clientes e promover o crescimento dos negócios;
  • Selecionada como parceira estratégica da Western Union, grande empresa de serviços financeiros e comunicação dos Estados Unidos, para manter e transformar os sistemas de missão crítica globalmente, abrangendo várias linhas de negócios e evoluindo para um modelo Agile e DevOps;
  • Escolhida pela TDC, empresa dinamarquesa de telecomunicações, para prestar serviços de infraestrutura de TI e usar o ignio™ para construir uma visão de 360 graus da empresa, automatizar a resolução de incidentes e de solicitação de serviços e monitorar a integridade da infraestrutura para reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes.

1 Taxas de crescimento mencionadas são em moeda constante

Principais conquistas na área Digital 

  • Selecionado por um grande varejista europeu como parceira estratégica para a transformação do marketing digital e para proporcionar aos clientes uma experiência proativa, contextua e de conversação em vários canais globais, além de elevar a um novo patamar os recursos de personalização;
  • Escolhida por uma importante seguradora do Reino Unido com parceira para traçar o roteiro de transformação dos processos de negócios, da contratação ao pagamento, de forma a torná-los mais ágeis com novos recursos de nuvem;
  • Selecionada por uma fabricante alemã de lentes para conceituar e apresentar uma oferta inédita com recursos sofisticados de centralização, controle de desgastes e ferramenta relacionadas, construídos sobre uma plataforma IoT de dispositivos inteligentes para automação e entrega da próxima geração de experiências para os clientes;
  • Escolhida por uma importante empresa japonesa de alta tecnologia como parceira de IoT para projetar a nova geração de recursos de monitoramento de segurança dos data centers e minimizar o impacto ambiental por meio de uma solução de Gerenciamento Remoto de Energia;
  • Contratada por uma empresa europeia de telecomunicações para melhorar a visibilidade das despesas, utilizando técnicas de aprendizagem de máquina e inteligência artificial, e explorando o poder analítico para fornecer mais insights aos departamentos de Recursos Humanos e Gestão de Talentos;
  • Selecionada por uma seguradora canadense para criar um plano para aprimorar a experiência dos usuários, um elemento fundamental na vantagem competitiva da empresa, utilizando as metodologias de Service Design da TCS;
  • Contratada por um grande varejista com sede no Reino Unido como parceira para transformação de nuvens no programa de modernização de aplicações utilizando a Microsoft Azure Cloud;
  • Contratada por uma importante empresa de gestão de investimentos dos Estados Unidos para fornecer métodos prontos e transformadores para incrementar os canais tradicionais com autoatendimento que ofereçam uma experiência superior aos clientes;
  • Selecionada por um grande banco privado indiano para prestar consultoria em arquitetura e design de Big Data de forma a oferecer novos recursos de análise de segurança;
  • Selecionado em três diferentes contratos de segurança cibernética – um prestador de serviços de saúde nos Estados Unidos, uma bolsa de valores britânica e uma seguradora norte-americana – para prestar serviços abrangentes de Gerenciamento de Infraestrutura e de Vulnerabilidades de Aplicações;
  • Contratada por uma empresa australiana de petróleo e gás como parceira estratégica para acompanhar a jornada de transformação digital e assim gerar mais valor para as partes interessadas usando tecnologias de nuvem.

Pesquisa e Inovação 

  • Os cientistas de Pesquisa e Inovação da TCS receberam o Segundo Prêmio da Competição de Resolução de Problemas do INFORMS RAS 2017 em Houston, no Texas (EUA). O Institute for Operations Research and the Management Sciences (INFORMS) é a maior sociedade do mundo para profissionais do campo de pesquisa operacional, ciência de gestão e análises;
  • O National Centre for Promotion of Employment for Disabled People (NCPEDP) selecionou um cientista de Pesquisa e Inovação da TCS para o 18º NCPEDP Mindtree Helen Keller Awards 2017;
  • A TCS organizou o TCS SLUSH Experience 2017 como parte do SLUSH – principal evento de startups da Europa em Helsínquia. O encontrou reuniu diversos clientes da TCS e startups das áreas de Inteligência Artificial e Realidade Mista para promover a inovação colaborativa.

Até 31 de dezembro de 2017, a empresa solicitou 3.617 patentes, incluindo 100 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 623 patentes. 

Recursos Humanos 

O total de funcionários no final do terceiro trimestre foi de 390.880 em uma base consolidada com adição bruta de 12.534 e adição líquida de 1.667 funcionários durante o período. 

As iniciativas de localização continuam evoluindo bem, com 2.929 funcionários recrutados fora da Índia no terceiro trimestre, elevando o total para 9.908 no ano fiscal de 2018 até o momento.  

As iniciativas de reciclagem de funcionários com foco no desenvolvimento de competências digitais em escala, usando o acesso de qualquer lugar e a qualquer momento, estão ajudando os profissionais a continuar sendo relevantes em um momento de mudanças tecnológicas. A empresa segue registrando as melhores taxas de retenção de funcionários em sua classe. A taxa de abandono em Serviços de TI (últimos 12 meses) caiu 0,2% no terceiro trimestre, atingindo 11,1%, enquanto a taxa de abandono total (incluindo BPS) caiu para 11,9%. 

A porcentagem de mulheres na TCS cresceu ainda mais, registrando 35,2% no terceiro trimestre. O número total de nacionalidades representadas na força de trabalho ficou em 131.

“Nossa filosofia básica de investir e capacitar pessoas e de criar um ambiente de trabalho amigável está resultando em equipes engajadas, energizadas e competentes, fundamentais para nosso sucesso”, destaca Ajoy Mukherjee, vice-presidente executivo e chefe global de Recursos Humanos.

Prêmios e Reconhecimentos

 

Demonstrações Financeiras IFRS 

Declarações consolidadas condensadas não auditadas de lucro abrangente para o período de três meses encerrado em 31 de dezembro de 2016, 30 de junho de 2016, 30 de setembro de 2017 e 31 de dezembro de (em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações) 

 

Declarações consolidadas condensadas não auditadas de posição financeira

em 31 de março de 2017 e 31 de dezembro de 2017
(em milhões de dólares norte-americanos)


 

 Sobre a Tata Consultancy Services Ltd. (TCS) 

 Tata Consultancy Services é uma empresa de Serviços de TI, Consultoria e soluções corporativas que oferece resultados reais para negócios globais, garantindo um nível de segurança que nenhuma outra empresa pode igualar. A TCS possui uma equipe de consultores próprios e um portfólio integrado de serviços de TI, infraestrutura e engenharia. O delivery é realizado através de seu modelo exclusivo chamado Global Network Delivery Model™, reconhecido como referencial de excelência no desenvolvimento de software. Como parte do grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS tem atuação global e está listada nas bolsas de valores National Stock Exchange e Bombay Stock Exchange na Índia.

Contato para imprensa: 

Sing Comunicação de Resultados


Postado em: Destaque, Economia, Negócios, Releases, Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>