A NVIDIA, a ZF e a Baidu anunciam a criação de uma plataforma de veículos autônomos de AI (inteligência artificial) preparada para entrar em produção para atender a China, o maior mercado automotivo do mundo.

Na conferência de imprensa inaugural da CES 2018, o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, explicou que a colaboração é baseada no novo NVIDIA DRIVE Xavier ™, no novo computador de carro ProAI da ZF e no Apollo Pilot da Baidu, um produto de condução autônomo voltado para a produção em massa.

“A NVIDIA e a Baidu são pioneiras em avanços significativos em Deep Learning e AI ao longo dos últimos anos”, diz Huang. “Agora, juntamente com a ZF, criamos a primeira plataforma de computação de veículos autônomos da AI para a China”.

A China representa 30% do mercado global de veículos de passageiros. Cada uma das três empresas traz tecnologias únicas para atender esta enorme oportunidade.

Disponível neste trimestre, o NVIDIA DRIVE Xavier é o processador autônomo no coração deste sistema funcionalmente seguro. O SoC mais complexo e avançado do mundo é capaz de realizar 30 TOPS de aprendizagem profunda (trilhões de operações por segundo), usando apenas 30 watts de energia. Além da sua extrema eficiência, o Xavier também possibilita conexões de E / S ricas e diversas a muitos tipos diferentes de sensores.

Com sede na Alemanha e conhecida como um dos principais fornecedores automotivos do mundo a ZF, oferece experiência em integração de sistema do computador do carro e seus sensores. O novo ProAI baseado em Xavier da ZF processa entradas de várias câmeras, além de sensores Lidar e Radar para ter uma visão de 360 graus em torno do veículo para localizá-lo em um mapa HD e encontrar um caminho seguro através do tráfego.

“Nossa abordagem escalável e modular nos permite atualizar para o nosso novo ProAI com base em NVIDIA DRIVE Xavier e integrado ao Baidu Apollo Pilot. A nossa segunda geração do ZF ProAI pode ser personalizada em conformidade e ampliada com uma placa Xavier, que está disponível para ser implementada “, diz Torsten Gollewski, vice-presidente sênior de Engenharia Avançada da ZF Friedrichshafen AG.

A plataforma de condução autônoma Apollo da Baidu oferece uma solução abrangente, segura e confiável em todos os aspectos que suporta todos os principais recursos e funções de um veículo autônomo. O Apollo Pilot é um produto de condução autônoma orientado para a produção em massa, que oferece uma experiência de condução autônoma segura, econômica e confortável. É construído sobre a tecnologia Baidu para ter a os mesmos comportamentos de condução dos motoristas chineses.

“A arquitetura de supercomputador de AI da NVIDIA é ideal para nossos aplicativos de condução autônomos, pois pode processar enormes quantidades de dados de sensores em tempo real e localizar o veículo em nossos mapas digitais de alta definição”, explica Zhenyu Li, vice-presidente e gerente geral do Intelligent Driving Group da Baidu. “Trabalhamos com a NVIDIA no desenvolvimento de chips de veículos para a condução autônoma, que visa acelerar o ritmo de produção em massa de veículos autônomos”.

Esta solução é criada não só para montadoras chinesas, mas qualquer construtor de veículos que planeja fazer negócios na China, e pode escalar desde capacidades de condução automáticas de nível 2 até robotaxis totalmente autônomo de nível 5. Os veículos de passeio que utilizam tecnologias de condução autônoma de AI da NVIDIA, ZF e Baidu são esperados nas estradas da China a partir de 2020.

Postado em: Destaque, Games, Releases, Tecnologia