Usando uma técnica simples de pintura com pontinhos, é possível inovar na decoração das peças e deixar a cozinha no estilo vintage.
Ao optar por fazer trabalhos manuais, por mais simples que sejam, são inúmeras as oportunidades para customizar peças para o seu lar. Um dos cômodos escolhidos para receber peças artesanais é a cozinha. Panos de pratos, luminárias, capas para eletrodomésticos, entre outras tantas sugestões, podem ser criadas por quem faz artesanato, independente do nível de conhecimento e habilidade manual. Usando técnicas de pintura, a artesã e colaboradora da Mercur, Edna Zerbeto, desenvolveu um passo a passo para customizar peças para a cozinha no estilo vintage ou retrô.
O estilo é uma tendência que vem ganhando espaço nas vitrines do Brasil e chama a atenção das pessoas que gostam de trabalhos manuais. Também pode ser uma ótima proposta para customizar peças de decoração, seja utilizando características mais delicadas ou com colorido dinâmico, o que gera grande impacto visual. “Quando customizamos peças e decoramos ambientes com o aspecto vintage é natural que quem esteja no ambiente se sinta envolvido por uma atmosfera nostálgica, que remeterá à infância ou à casa da avó, mas sem deixar de lado o seu toque pessoal”, destaca Edna.
Usando a mesma técnica de pintura, será possível customizar várias peças para a cozinha, como porta-chaves, porta-filtro de papel, fruteira, entre outras peças. Confira abaixo o passo a passo criado pela artesã:
Jogo de cozinha em preto e branco (estilo vintage)
Materiais
- Base e Tinta Acrílica para Artesanato Mercur nas cores branco e preto;
- Tinta Relevo Vitro Mercur nas cores Rubi, Negro Onix e Opala;
- Cola 3 em 1: Pano, Jeans e Lantejoulas da Mercur;
- Peças de MDF (cesto para pão ou frutas, porta- chaves, porta-filtro de café, porta-toalhas, etc);
- Recortes de MDF ou de papelão;
- E.V.A. vermelho;
- Lixa para madeira grana 180;
- Pincel de filamentos sintéticos n°16;
- Pincéis redondos finos;
- Rolinho de pintura de 5cm;
- Cortador formato de coração;
- Bandejas de isopor para colocar as tintas;
- Paninhos para limpeza;
- Vasilha para água;
Modo de fazer:
1- Remova o pó da peças e aplique uma demão de branco ou em outros detalhes de preto. Deixe secar.
2- Aplique uma segunda demão com o rolinho para dar um acabamento mais uniforme.
3- Coloque um pouco de tinta na bandeja de isopor e com o cabo do pincel pinte as bolinhas. Deixe uma distância igual entre elas como na padronagem de tecidos.
4- Pinte os recortes em preto ou em branco, em contraste com a superfície onde será colado. Deixe secar.
5- Preencha com a tinta Vitro a superfície do recorte. Deixe em relevo. Isto dará um efeito de vitrificado ao recorte. Deixe secar. Nos recortes pintados com a tinta e a base branca, faça os relevos com a Vitro na cor Opala.
6- Recorte os corações em EVA vermelho e aplique a Relevo Vitro, cor Rubi deixando-a em relevo. Deixe secar.
7- Cole todos os recortes com a Cola 3 em 1: Pano, Jeans e Lantejoulas da Mercur
Sobre a Mercur:
Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos. Visite o site: www.mercur.com.br.