Quem sempre é convidado para uma festa – seja de casamento, aniversário, nascimento, bodas, entre outras comemorações – acaba sofrendo na hora de presentear quem os convidou. Mas, atualmente, muitos anfitriões estão deixando de lado receber mimos e lembranças e incentivando seus convidados a doarem os valores que seriam usados para compra de um presente a apoiarem causas sociais e ambientais. É a chamada Comemoração Solidária.

Para essas ações darem certo e apoiarem de forma rápida quem precisa, a busca pelo financiamento coletivo e o uso de plataformas que oferecem ferramentas adequadas e seguras para as arrecadações estão sendo cada vez mais usadas.

É o caso da Kickante, a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil, que lançou um canal exclusivo, Eventos do Bem, para receber campanhas de comemorações solidárias para apoiar causas importantes. O canal conta atualmente com mais 2.065 ações cadastras.

“O número de registro de comemorações solidárias em nossa plataforma é cada vez maior. As pessoas estão deixando de lado receber gratificações para si para apoiar causas importantes que ajudem ao próximo. As ONGs limitavam essas ações para evitar fraude, por isso, lançamos o Eventos do Bem, onde as arrecadações acontecem em nome de uma ONG escolhida e o valor vai direto para a conta bancária da instituição apoiada, tornando as doações mais rápidas e seguras”, relata Candice Pascoal, CEO e fundadora da Kickante.

A iniciativa deste novo canal partiu da fundadora da Kickante, que começou a trocar seus presentes de aniversário por apoios às causas sociais e ambientais. A primeira iniciativa foi em 2015, quando Candice comemoraria seu aniversário e de seu filho longe de familiares e amigos do Brasil e lançou a campanha em prol do projeto Onçafari – ação de resgate às onças pintadas e conservação do ecoturismo. O primeiro aniversário alcançou 126% da meta de R$ 750,00 estipulados.

Para o segundo ano respectivo do aniversário solidário, Candice iniciou seu apoio ao projeto  Um Sorriso para Crianças Refugiadas, com uma campanha estendida não apenas para amigos e familiares, mas para brasileiros que se solidarizaram com a causa, e arrecadou R$ 26.371,76 alcançando 131% da meta inicial. Esse ano, a empreendedora comemora seu aniversário com apoio a mesma campanha e espera arrecadar R$ 35 mil durante 60 dias de atuação do bem.

Segundo a Kickante, os apoios são para inúmeras causas e já são mais de 300 organizações registradas na plataforma para receber kicks solidários de brasileiros, transformando seus eventos em algo que traz o bem para a humanidade. “As pessoas lançam campanhas no Eventos do Bem para celebrar seu aniversário, durante datas comemorativas como Carnaval, datas religiosas ou nascimento de um filho. Existem outros que iniciam uma ação apenas para mobilizar seus amigos para um projeto em que acreditam”, esclarece Candice.

Para celebrar o segundo ano de vida de sua filha Coty, Priscilla Fiorin, blogueira e atuante em campanhas solidárias, pediu para amigos e familiares trocarem os presentes para ajudar o projeto Robô Laura, uma tecnologia desenvolvida para detectar precocemente possíveis casos de Sepse em pacientes internados em hospitais brasileiros – ação de financiamento coletivo incentivado pela Kickante.

Quando decidimos trocar presentes por arrecadações tivemos receio dos convidados não entenderem muito bem a causa, mas aos poucos vimos que a disponibilidade das pessoas era muito maior do que as nossas expectativas. É sempre uma questão de oportunidade, todos querem ajudar, mas não sabem como fazer”, declara Priscilla.

“Essas iniciativas são um grande passo para a construção de movimentos sociais envolvendo pessoas que, muitas vezes, não sabem como agir na hora de apoiar devido à falta de conhecimento para envio de doações, embora haja a intenção de ajudar. Quando se tratam de festividades infantis, essas ações promovem a educação e a criação de valores solidários essenciais para a formação da criança”, finaliza Candice Pascoal.

Sobre a Kickante

Fundada em outubro de 2013, a Kickante é a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil, focada em projetos sociais, culturais e fomento ao empreendedorismo. Desde sua criação, já lançou mais de 51 mil campanhas e captou mais de R$ 40 milhões. Hoje, a Kickante detém o recorde de maior arrecadação da América Latina – R$1.006.990,95 captados para a campanha Santuário Animal.  A Kickante é a primeira no País a trabalhar com campanhas flexíveis, permitindo assim que projetos que não possuem um valor mínimo possam ser beneficiados a partir de qualquer valor arrecadado.

Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados

Postado em: Destaque, Economia Colaborativa, Releases