Sólida carteira de encomendas e crescimento de dois dígitos marcam ano excepcional para TCS

Sólida carteira de encomendas e crescimento de dois dígitos marcam ano excepcional para TCS

  • Receita de US$ 20,9 bilhões no ano fiscal de 2019, crescimento de 9,6% na relação ano a ano (11,4% sem interferência da taxa de câmbio);
  • Receita incremental agregada: US$ 2,2 bilhões sem interferência da taxa de câmbio;
  • Margem operacional no ano fiscal de 2019: 25,6%, +79 pontos-base na relação ano a ano;
  • Lucro líquido no ano fiscal de 2019: US$ 4,5 bilhões, crescimento de 12,2% na relação ano a ano.

A Tata Consultancy Services (BSE: 532540, NSE: TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros consolidados de acordo com os padrões IFRS e IndAS referentes ao trimestre e ano fiscal encerrados em 31 de março de 2019.

Destaques em 2018-19

Destaques em Q4 do ano fiscal de 2019

  • Receita digital: 28,6% da receita, crescimento de 50,6% na relação ano a ano sem interferência do câmbio;
  • Acréscimo robusto de clientes:
  • Banda +US$ 100M: 44 (+6 na relação ano a ano);
  • Banda +US$ 50M: 99 (+2 na relação ano a ano);
  • Banda +US$ 20M: 215 (+8 na relação ano a ano);
  • Banda +US$ 10M: 371 (+21 na relação ano a ano);
  • Banda +US$ 5M: 532 (+37 na relação ano a ano);
  • Banda +US$ 1M: 1008 (+45 na relação ano a ano);
  • Métricas de colaboradores:
  • Acréscimo líquido: 29.287 colaboradores (FY18: 7.775);
  • Número de colaboradores: 424.285;
  • Taxa de retenção em Serviços de TI nos últimos 12 meses: 11,3%;
  • Conversão de caixa: Fluxo de caixa operacional de 100,6% do lucro líquido;
  • Mais de US$ 3.863 milhões retornados aos acionistas em dividendos e recompra;
  • Ganho por ação no ano fiscal de 2019 de US$ 1,19, crescimento de 14,0% na relação ano a ano;
  • Receita de US$ 5,4 bilhões, crescimento de 8,5% na relação ano a ano (12,7% relação ano a ano e 2,4% na relação trimestre a trimestre sem interferência do câmbio);
  • Receita digital: 31% da receita, crescimento de 46,4% na relação ano a ano sem interferência do câmbio;
  • Margem operacional: 25,1%, -31 pontos-base na relação ano a ano;
  • Margem líquida: 21,4%, -15 pontos-base na relação ano a ano;
  • Acréscimo líquido: 6.356 colaboradores;
  • Dividendos finais por ação (propostos) de Rs 18,00;

Comentando o desempenho em Q4, Rajesh Gopinathan, CEO e diretor geral da TCS, afirma que "esse é o maior crescimento da receita nos últimos 15 trimestres. Nossa carteira de encomendas é mais robusta nos últimos três trimestres, e o pipeline de negócios também está robusto. Apesar das macroincertezas que enfrentaremos adiante, nossa ótima largada nos posiciona muito bem para o novo ano fiscal."

Ele acrescenta que "Nossa capacidade abrangente para transformação digital e nossa liderança de pensamento estão impulsionando a forte demanda por nossos serviços e nos tornando o parceiro preferido de nossos clientes para inovação e transformação. Nossa estrutura Business 4.0™ se tornou exemplo para as empresas que buscam abraçar novos modelos de negócios baseados em tecnologia, perseguir novos fluxos de receita ou proporcionar excelentes experiências aos clientes".

Ganapathy Subramaniam, diretor executivo e de operações da TCS, afirma que "foi um final muito satisfatório para um ano marcado pela aceleração do crescimento e pela expansão da carteira de encomendas a cada trimestre. A escala e o escopo ampliados de nossas operações de negócios cognitivos têm sido fundamentais para nosso crescimento. Nossa abordagem Machine First™ e nossos métodos Agile independentes de localização estão ajudando nossos clientes a reinventar seus processos e sistemas subjacentes, a participar de ecossistemas e a se transformar em organizações de Business 4.0."

Ramakrishnan, diretor financeiro da TCS, explica que "o crescimento de dois dígitos, a qualidade elevada dos negócios incrementais e as melhores capacidades de execução em nossa categoria nos ajudaram a expandir nossa margem operacional na relação ano a ano. Nossa visão de investir muito precocemente no desenvolvimento de competências digitais e recursos de transformação não apenas nos fez ganhar participação de mercado, como também resultou na atual margem com altos níveis de resiliência e liderança do setor."

Destaques de Q4 por segmento

Indústrias: O crescimento da receita segue acelerado em BFSI (Banking, Financial Services and Insurance - Serviços Bancários, Financeiros e Seguros), atravessando o patamar de dois dígitos (11,6% versus 8,6% no terceiro trimestre). O crescimento foi disseminado, com a maioria dos setores apresentando forte impulso: Ciências da Vida e Saúde (18,2%), Energia & Utilities (11,3%), Comunicação & Mídia (10%), Varejo & Bens de Consumo Empacotados (9,9%) e Manufatura (9,2%).

Mercados: Todos os principais mercados mostraram forte crescimento, liderados pelo Reino Unido (21,3%) e Europa (17,5%). Outros mercados continuaram crescendo bem: América do Norte (9,9%), Ásia-Pacífico (11,5%), Índia (11,3%) e América Latina (16,2%).

Serviços:  

  • Consultoria & Serviços de Integração: Experimentaram forte crescimento nos serviços de transformação em S4/HANA. Além disso, com clientes investindo em novos modelos operacionais, a oferta de consultoria estratégica Enterprise Agility da TCS teve demanda.
  • Serviços de Transformação Digital: Forte crescimento em IoT e Serviços de Engenharia, Segurança Cibernética e Infraestrutura na Nuvem nas principais regiões geográficas. O TCS Interactive ganhou o Adobe Experience Maker Award (categoria Melhor Experiência Digital) pelo trabalho desenvolvido para a T-Mobile, e recebeu a designação prata na premiação BDA Promax Europeu.
  • Operações de Negócios Cognitivos: Continuam registrando forte crescimento com o modelo Machine First™ produzindo efeito entre clientes que desejam se transformar com equipes ágeis, operações automatizadas, inteligentes e na nuvem para atender às expectativas de todos os interessados.

Principais destaques         

- Selecionada por uma grande empresa farmacêutica multinacional da Suíça para transformar os processos de Finanças e Contratos e garantir níveis mais elevados de eficiência e satisfação dos clientes, adotando um estado de processamento sem interferência com o uso da nova geração de soluções MFDM™ e a consolidação das operações globais.

- Contratada pela Ageas Insurance Limited UK para liderar toda a transformação da área de TI, incluindo operações de infraestrutura, data center, serviços internos e externos, usando uma solução estruturada de automação baseada em MFDM™ para garantir modernização e eficiência operacional.

"A Loblaw estava buscando uma ferramenta de IA para transformar nossas operações de TI. Escolhemos o ignio™ por estar pronto para usar de imediato e pelo conhecimento integrado de TI e operações SAP. Isso permitiu a rápida adoção do ignio pela Loblaw e lançou as bases para operações de TI gerenciadas por máquina e com capacidade de autorrecuperação. O ignio é a parte fundamental do nosso programa de transformação das operações de TI." Ugo Orsi, vice-presidente da Loblaw Companies Ltd

- A grande varejista Loblaw do Canadá, implantou o ignio™ da TCS para transformar suas as operações de TI.

- Escolhida pela Seadrill, grande empresa de perfuração em águas profundas com sede do Reino Unido, para transformar digitalmente as operações de TI.

- A Albert Heijn, importante varejista europeia, está modernizando a cadeia de suprimentos com inteligência, usando o Algo Retail da TCS – conjunto de produtos, plataformas e soluções com IA integrada, para enfrentar os principais desafios da empresa e ajudá-la a descobrir seu valor exponencial, transformando seus negócios em inteligentes, ágeis e autônomos.

- Uma grande empresa farmacêutica britânica escolheu a TCS Integrated Patient Safety Platform, solução cognitiva que usa o Decision Fabric™, para acelerar a jornada de transformação digital e aprimorar vários processos operacionais com base na automação de testes clínicos e descoberta de novos medicamentos.

"Essa é uma nova e interessante parceria para a Seadrill e estamos ansiosos para trabalhar com a TCS. Sua abordagem para explorar as principais tecnologias digitais, como o ignio™, e sua estrutura MFDM™ colocam a TCS acima da concorrência e bem alinhada ao nosso roteiro estratégico de transformação digital no longo prazo, além de produzir melhorias contínuas e nos ajudar a atingir nossos objetivos de negócio." Eelco Ringeling, CIO da Seadril

- Selecionada por um grande provedor de serviços de telecomunicação do Reino Unido como parceiro de garantia de qualidade & engenharia para B2B, B2E e negócios de grupo usando serviços de plataforma QET da TCS.

- Contratada por um importante varejista do Oriente Médio como parceiro estratégico em iniciativas para otimizar o consumo de energia e atingir metas de sustentabilidade utilizando a Solução de Gestão de Energia baseada em IoT e serviços da TCS. Também foi contratada para aprimorar a experiência dos clientes de comércio eletrônico, permitindo pagamentos mais rápidos e automatizados, acompanhar os programas de fidelidade e criar promoções personalizadas.

- Selecionada por uma gigante farmacêutica global para fornecer operações de conteúdo digital (produção de conteúdo multicanal, implantação e medição de serviços) em mercados globais, viabilizar time-to-market mais rápidos e melhorar as operações de marketing utilizando ferramentas digitais interativas e recursos analíticos.

- Escolhida por uma grande empresa farmacêutica da Europa como parceiro estratégico para transformar o data center, utilizando Agile e DevOps como parte de uma iniciativa de implementação de múltiplas nuvens, incluindo a TCS Enterprise Cloud Platform. A TCS também prestará serviços de defesa cibernética usando a plataforma TCS Cognitive Threat Vigilance e ajudará a cliente na gestão de riscos e na redução das vulnerabilidades de infraestrutura, ajudando-a a alcançar uma melhor postura de segurança com mais eficiência.

"Nosso objetivo de longo prazo na VIVAT é ser líder na Holanda em oferta de seguros que prioriza o digital. No ambiente de negócios de hoje, isso significa adotar uma agenda ambiciosa de transformação digital para prestar os serviços personalizados que nossos clientes esperam e merecem. A TCS tem sido indispensável para nos ajudar a construir uma base digital sólida para nossos negócios, e estamos ansiosos para trabalhar com eles e desenvolver novas proposições de valor interessantes para nossos clientes." Marcel van de Lustgraaf, gerente geral da DTC VIVAT

- Contratada por um grande varejista multinacional britânico para prestar serviços do Centro de Operações de segurança, utilizando uma plataforma na nuvem. Esse centro de operações de defesa cibernética vai monitorar e dar respostas a ameaças e vulnerabilidades nos negócios de comércio eletrônico.

- Selecionada por uma grande multinacional farmacêutica do Japão como parceiro de serviços gerenciados para aplicações S4/HANA a fim de promover inovação contínua e eficiência por meio da automação nos esforços para estabelecer um cenário corporativo global harmonioso.

- Selecionada por um grande prestador de serviços seguros de mensagens financeiras com sede na região europeia para colocar em prática sua visão de Operações de Finanças e Negócios 2020 que envolve relatórios em tempo real, processos de negócios altamente automatizados e análise de rentabilidade de valor agregado para acelerar as operações e tornar mais ágil a tomada de decisão de negócios. A iniciativa é baseada na total transformação dos processos de finanças, dos processos de gestão de pedidos e dos sistemas de TI usando automação e tecnologias de aplicações corporativas.

"Em coerência com nossa visão de 'Ser indiano na Índia', estamos orgulhosos de ser a primeira montadora internacional a desenvolver uma família de veículos em Chennai em cooperação com nossa parceira estratégica de serviços de consultoria Tata (TCS). Essa parceria apresenta uma oportunidade única para explorar o histórico de inovação da TCS e da PSA para desenvolver os produtos certos com foco no mercado automotivo indiano altamente exigente e em rápido crescimento." Emmanuel Delay, vice-presidente executivo e diretor do Grupo PSA na região Índia-Pacífico

- Escolhida pela VIVAT, importante empresa de seguros holandesa, como parceiro estratégico para transformar as aplicações de CRM e BPM usando uma única plataforma para todas as carteiras.

Pesquisa e inovação

- Vencedora do primeiro prêmio pelo documento intitulado "Algoritmos de Deep Learning para previsão exata da descrição de imagens no setor de comércio eletrônico" no campo de Inteligência Artificial & Análise de Dados durante a terceira Conferência Internacional sobre Gerenciamento de Dados, Análise e Inovação realizada na Malásia.

- Vencedora do primeiro prêmio pelo melhor artigo na 11ª Conferência Indiana sobre Visão Computacional, Gráficos e Processamento de Imagens (ICVGIP 2018) em função do trabalho em sistemas embarcados e robótica no Instituto Internacional de Tecnologia em Hyderabad.

- A ferramenta da TCS recebeu medalhas de ouro em duas categorias individuais – Bug Finding (cover-error) e Coverage (cover-branches) bem como na categoria Geral durante a Competição Internacional de Testes de Software (Test-Comp) 2019.

Até 31 de março de 2019, a empresa havia solicitado 4.596 patentes, incluindo 242 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 946 patentes.

Recursos Humanos

Com um robusto acréscimo líquido de 29.287 colaboradores durante o ano, a força de trabalho total ao final do ano fiscal de 2019 foi de 424.285 em uma base consolidada.

A porcentagem de mulheres cresceu ainda mais para 35,9% no quarto trimestre, enquanto o número total de nacionalidades representadas foi de 147.

A estratégia de desenvolvimento orgânico de talentos da TCS, enriquecida por sua plataforma de aprendizagem digital desenvolvida internamente, com ritmos individuais de aprendizagem e curadoria, tem gerado excelentes resultados. Os colaboradores registrados somaram mais 52 milhões de horas acumuladas de treinamento no ano fiscal de 2019, resultando em mais de 311.000 profissionais treinados em tecnologias digitais e mais 348.000 treinados em metodologias Agile.

Esses investimentos na transformação da força de trabalho e do ambiente de trabalho resultaram nas melhores taxas de retenção de funcionários em sua categoria, com 11,3% em Serviços de TI. 

"A TCS continua investindo fortemente na atração dos melhores talentos locais em todo o mundo. Pela nossa estimativa, estamos consistentemente entre os três principais recrutadores nos Estados Unidos nos últimos anos. Isso, somado à nossa taxa de retenção que é a melhor do setor, representa uma fonte de vantagens competitivas para nós", afirma Ajoy Mukherjee, vice-presidente executivo e chefe global de Recursos Humanos da TCS.

Prêmios e Reconhecimentos

Liderança empresarial

- Apontada como a marca de mais rápido crescimento da década em Serviços de TI globalmente pela Brand Finance. O valor da marca TCS superou US$ 12,8 bilhões este ano, um crescimento de 447% na década.

- Primeiro lugar em Satisfação do Cliente pelo sexto ano consecutivo na maior pesquisa independente de prestadores de serviços de TI da Europa, realizada pela Whitelane Research. No ranking individual de mercado, a TCS ficou em primeiro lugar no Reino Unido (81%), Alemanha (77%), Holanda (80%), Países Nórdicos (82%), BeLux (80%) e Suíça (74%).

- Primeiro lugar em Relações com Investidores, primeiro lugar em ESG e segundo lugar em Empresa com Melhor Gestão na Índia na pesquisa de Empresas Mais Bem Administradas da Ásia do FinanceAsia 2019 entre gerentes de portfólio e analistas por toda a região.

- Prêmio de Melhores Sistemas & Estrutura de Gestão de Riscos - setor IT-ITES apresentado por ICICI Lombard e CNBC-TV18 na prestigiada premiação de Gestão de Riscos da Índia.

- Principal Empregador Global pelo quarto ano consecutivo pelo Top Employers Institute e Principal Empregador em quatro regiões – América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

- Terceiro lugar na 17º edição da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar do Business Today.

Parcerias

- Eleita Melhor Parceira GSI do Ano para EMEA da Snowflake por gerar o mais alto valor para os clientes em 2018.

Liderança

Honrada com o prêmio CEO Force for Good pelo Chief Executives for Corporate Purpose (CECP) durante o evento anual da diretoria em Nova York.

Demonstrações Financeiras IFRS

Declarações consolidadas do lucro abrangente para o ano encerrado em 31 de março de 2018 e 31 de março de 2019 (em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações)

 

 

Ano encerrado em 31 de março de 2018

Ano encerrado em 31 de março de 2019

Receita

19.089

20.913

Custo da receita

11.054

12.160

Margem bruta

8.035

8.753

Despesas SGA (Selling,General,Administrative)

3.305

3.406

Receita operacional

4.730

5.347

Outras receitas (despesas) líquidas

557

589

Lucro antes dos impostos

5.287

5.936

Impostos sobre lucro

1.273

1.428

Lucro descontados os impostos

4.014

4.508

Participação minoritária

9

14

Lucro líquido

4.005

4.494

Ganho por ação em US$

1,04

1,19

Declarações consolidadas do lucro abrangente para o período de três meses encerrado em 31 de março de 2018 e 31 de março de 2019 (em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações)

 

 

Período de três meses encerrado em 31 de março de 2018

Período de três meses encerrado em 31 de março de 2019

Receita

4.972

5.397

Custo da receita

2.871

3.144

Margem bruta

2.101

2.253

Despesas SGA (Selling,General,Administrative)

838

899

Receita operacional

1.263

1.354

Outras receitas (despesas) líquidas

152

165

Lucro antes dos impostos

1.415

1.519

Impostos sobre lucro

342

362

Lucro descontados os impostos

1.073

1.157

Participação minoritária

3

3

Lucro líquido

1.070

1.154

 Ganho por ação em US$

0,28

0,31

Outras despesas operacionais para o período do quarto trimestre do ano fiscal de 2019 incluem uma contribuição de 220 Crore de rúpias para um fundo eleitoral.

Declarações consolidadas de posição financeira em 31 de março de 2018 e 31 de março de 2019 (em milhões de dólares norte-americanos)

 

31 de março de 2018

31 de março de 2019

Ativos

Propriedades e equipamentos

1.784

1.685

 Ativos intangíveis e goodwill

599

581

 Contas a receber

3.849

3.969

 Receitas não faturadas

1.063

1.298

 Investimentos

5.536

4.243

 Caixa e equivalentes

751

1.045

 Outros ativos correntes

1.385

2.908

 Outros ativos não correntes

1.702

1.207

Total de ativos

16.669

16.936

 

Capital próprio

13.413

13.243

Empréstimos de longo prazo

8

6

Empréstimos de curto prazo

30

3

Outros passivos correntes

2.712

3.192

Outros passivos não correntes

443

423

 Participação minoritária

63

69

 Total de passivos

16.669

16.936

Sobre a Tata Consultancy Services Ltd (TCS)

A Tata Consultancy Services é uma empresa de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, que nos últimos 50 anos tem se associado a muitas das maiores empresas do mundo para acompanhá-las em suas jornadas de transformação. A TCS oferece um portfólio integrado, voltado para consultoria e com suporte cognitivo, de serviços de TI, Negócios e Tecnologia e Engenharia. A entrega é realizada por meio do seu modelo único de Location-Independent Agile, reconhecido como um padrão de excelência em desenvolvimento de software.

Como parte do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS tem mais de 400 mil dos consultores mais bem treinados do mundo em 46 países. A empresa gerou receita consolidada de US$ 19,09 bilhões no exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2018 e está listada na BSE (antiga Bolsa de Valores de Bombaim) e na NSE (National Stock Exchange) na Índia. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas, e o premiado trabalho que realiza com comunidades em todo o mundo garantiu à empresa um lugar nos principais índices de sustentabilidade, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice Global de Sustentabilidade MSCI e o FTSE4Good Emerging Index. Para mais informações, visite www.tcs.com

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados


Também encontrado em:
TCS