Desde que o Tinder disponibilizou a ferramenta Passport, que permite se geolocalizar em qualquer lugar do mundo, cada vez mais os usuários brasileiros que estão no app estão atravessando as fronteiras do mundo para conhecer novas pessoas. É o que revela a pesquisa realizada com mais de 35.500 pessoas que usam o aplicativo em 5 países da América Latina, incluindo o Brasil.

O principal motivo que gera interesse pelos gringos é: tanto os homens (78,4%) quanto as mulheres (75%) que responderam à pesquisa acham que sotaque é sexy. “Sotaques podem ser sexy porque sugerem a ideia de ser diferente e intrigante. Pesquisas psicológicas indicam que mistério pode ser muito atraente tanto no começo quanto durante um relacionamento romântico”, explica a Dra. Jess Carbino, socióloga do Tinder.

Outro dado da pesquisa comprova o poder de atração do sotaque estrangeiro: 26% das mulheres que responderam à pesquisa se relacionam com gringos que conheceram no Tinder. Entre os homens, o índice é de 15%. Já quando perguntados sobre o principal benefício de se relacionar com estrangeiros, ambos os gêneros concordam que é a oportunidade de conhecer uma nova cultura, arte, culinária e cinema.

Mesmo diante de tantas possibilidades no mapa, a resposta sobre o país favorito do pretendente não divide opiniões, já que 33% dos homens e 39% das mulheres gostariam de se relacionar com alguém dos Estados Unidos. Se tivessem que escolher um país da América Latina, novamente a escolha unânime é pela Argentina, opção de 44% dos homens e 43% das mulheres brasileiras.

Brasileiro com muito orgulho, com muito amor

Mas apesar de todo o encantamento pelo sotaque que vem de fora, a ginga brasileira ainda reina. “Mais de 50% de homens e mulheres preferem namorar com alguém que tenha as mesmas origens culturais. No Brasil, a barreira da língua (44% das mulheres e 38% dos homens) e a compreensão das nuances culturais (26% das mulheres e 29% dos homens) são consideradas as principais dificuldades associadas ao relacionamento com um estrangeiro”, contextualiza a Dra. Jess Carbino.

O estudo também descobriu os principais objetivos dos usuários brasileiros da ferramenta Passport:

  • Conhecer pessoas de diferentes lugares –  H:39% e M: 42%
  • Conhecer pessoas às vésperas de uma viagem – H: 35% e M:16%
  • Encontrar um par romântico – H: 20% e M:36%

Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado em julho de 2017 e contou com mais de 35.500 participantes (8.213 mexicanos, 2.588 colombianos, 3.616 argentinos, 3.025 chilenos e 18.109 brasileiros), sendo todos eles usuários do Tinder, com idade entre 18 e 40 anos. A pesquisa foi realizada e conduzida pelo Tinder.

Sobre o Tinder

Lançado em 2012, Tinder é o aplicativo líder mundial para conhecer novas pessoas. Com seu alcance global, pessoas em 190 países estão clicando no coração para se conectar umas com as outras, deixando o Tinder no top 10 dos aplicativos de lifestyle em mais de 110 países. Em 2015, a empresa lançou o Tinder Plus, oferecendo vantagens premium para os usuários, o Rewind e o Passport. A cada dia, são mais de 26 milhões de matches, com mais de 20 bilhões de matches desde o lançamento. 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

Postado em: Comportamento, Destaque, Releases