A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento que engloba metodologias, estratégias, recursos, produtos e práticas que buscam proporcionar e/ou ampliar as habilidades funcionais, fazendo com que elas possam ter maior independência e aumentando o potencial de inclusão social.

Atualmente, já existem diversos recursos para ajudar pessoas com necessidades específicas, alguns deles, capazes de possibilitar atividades básicas, que sem eles, seria muito difícil de realizar. “Proporcionar independência e comunicação para as pessoas com deficiência é um passo fundamental para ajudá-los a interagirem com seus familiares e amigos e terem uma melhor qualidade de vida”, afirma Cristina Fank, terapeuta ocupacional da Mercur.

A Mercur tem discutido muito questões como diversidade, acessibilidade e inclusão e abre esta discussão para pessoas interessadas por meio do  Diversidade na Rua, um projeto desenvolvido pela empresa com a finalidade de acolher todas as pessoas em uma relação mais próxima, construindo junto com elas, soluções que contribuam para uma vida mais feliz, a partir das reais necessidades.

Além disso, o projeto também incentiva a divulgação de tecnologias assistivas, como por exemplo, o Livox, software criado no Brasil que proporciona uma comunicação alternativa. Segundo Carlos Pereira, idealizador desse sistema, 15 milhões de brasileiros com deficiência convivem com pessoas que não falam, seja por problemas cognitivos ou motores, possivelmente frutos de doenças ou deficiências, tais como autismo, paralisa cerebral, esclerose múltipla e sequelas de AVC ou traumatismo crânio-encefálico.

“Se uma pessoa pode se comunicar de alguma forma, seja por um gesto, um gemido, um olhar, ela pode usar o Livox. Pessoas com deficiências motoras, cognitivas e visuais graves podem se expressar utilizando a plataforma”, explica Carlos.

Reconhecido pela ONU como uma das cinco melhores iniciativas de inclusão social do mundo, o Livox pode ser utilizado por pessoas com cegueira total e severas limitações motoras. “A principal forma de uso do sistema é o toque na tela de um tablet, permitindo que eles possam aprender a ler, escrever, entre outros conceitos complexos”, finaliza Pereira.

Para saber mais sobre o Diversidade na Rua e fazer parte dessa rede, clique em http://diversidadenarua.cc/. Para conhecer o projeto Livox, acesse www.livox.com.br.

Sobre a Mercur:

Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório – no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de educação e produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores, etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

Acesse também:

Site da Mercur: www.mercur.com.br.
Mercur no Facebook: Mercur Oficial
Mercur no Twitter: @mercuroficial
Mercur no Youtube: Mercur S/A
Nas redes sociais, utilize a hashtag: #deumjeitobompratodomundo

Informações para a Imprensa:
Sing Comunicação de Resultados

Postado em: Releases, Saúde, Tecnologia, Terceiro Setor