5 características essenciais que todo CEO de startup precisa ter

São mais de 12 mil startups no Brasil e, com novas empresas, surgem novas lideranças

CEO é uma sigla que vem do cargo em inglês para chief executive officer, que em português pode ser traduzido como Diretor-geral, ou seja, a maior autoridade de operações de uma empresa. E sabendo que startup significa começar, junto com uma nova empresa, surge uma nova liderança.  A Bluefields, aceleradora de startups, acredita que um novo CEO é peça chave para determinar o sucesso e o fracasso de uma empresa e, o mais importante, como lidar com qualquer um dos resultados. 

No programa de aceleração, o The Big BaM!, executado pela Bluefields, líderes de startups já atuantes no mercado passam por aulas sobre o tema para lapidar suas habilidades e saber como atuar neste cargo tão relevante. No total foram mais de 150 CEO(s) que tiveram essa oportunidade. Pensando nisso, a Bluefields separou as cinco principais características para formar um bom CEO, confira:

      1. Caráter, mandatário

Uma pessoa com caráter, independe do seu histórico profissional. Essa é uma característica para a vida, são princípios. Ao comandar um time, valores como: ética, respeito a diversidade, lealdade, dignidade e compaixão são intrínsecos ao cargo. A Bluefields aplica o método Kingdom Business em seus negócios, que compreende em ter princípios básicos na operação da sua empresa e em negociações. Um líder deve pensar além dos lucros e pesar o impacto que uma conduta não ética pode gerar em todo o ecossistema.

     2. Iniciativa, para largar na frente

As startups são conhecidas pela adaptabilidade ao mercado, a rapidez e aos novos modelos de negócios. Um CEO de startup precisa estar atento ao momento e ser a pessoa que vai ter a iniciativa para trazer um projeto novo, mudar dinâmicas ou até mesmo recuar. Essa visão macro da empresa precisa ser trabalhada para que antes de um problema com o modelo de negócios ou até mesmo uma proposta de investimento seja aproveitada de maneira correta porque a empresa projetou seus objetivos em antemão

      3. Competência, é mais do que o diploma

A competência está ligada a um conjunto de conhecimentos técnicos (bacharel, cursos técnicos, pós, doutorado) e aos conhecimentos adquiridos para uma liderança como inteligência emocional, adaptabilidade, atitude positiva, comunicação, esses são conhecidos no mercado como soft skills. Para o desenvolvimento das soft skills, hoje existem cursos sobre isso, mas escolher ser líder em pequenas coisas, como um time de futebol ou outras áreas da vida, ajuda a exercitar essas habilidades. Uma carreira sólida de anos de trabalho conta, porém o novo executivo não precisa se intimidar. Um CEO competente pode desenvolver todas as habilidades e sempre investir em conhecimento.

      4. Confiança em você e no seu time

Um CEO deve confiar no seu time, passar confiança e saber delegar tarefas e metas. Para investidores anjo, por exemplo, o time é o capital humano para atrair investimentos para o negócio. A confiança na companhia e nos rumos da startup no mercado são essenciais para uma jornada bem-sucedida. É preciso ter bem estabelecidos a missão e os objetivos da companhia, confiando na proposta, no produto e na sua própria liderança para demonstrar a paixão pelo negócio e trazer mais apaixonados para o mesmo empreendimento.

       5. Imperfeição, ninguém é perfeito

Muitos líderes pensam que a falha, o erro, são imperdoáveis e que a postura esperada seria de uma pessoa perfeita, mas para uma startup é o contrário disso. Um bom CEO não é o que erra menos, mas o que aprende mais rápido com seus erros. Na Bluefields, existe o conceito de acelerar o fracasso. Saber rapidamente sobre os percalços do seu negócio economiza tempo e dinheiro. É importante lembrar que a idade ou experiência de mercado não tem tanto a ver com a qualidade da liderança, e sim, se o indivíduo possui facilidade em ouvir e solucionar problemas que são inevitáveis na jornada empreendedora.

Cenário no Brasil

Segundo dados da ABStartups, o Brasil possui aproximadamente mais de 12 mil startups, com a pandemia a tendência é que esse número aumente. Saber liderar e como fazer isso, impacta no sucesso da startup.

Para saber mais sobre o The Big BaM! e participar da escola de CEO(s), acesse: https://www.bluefieldsdev.com/programas/

Sobre a Bluefields

Desde 2016 a Bluefields impulsiona startups ao oferecer soluções para as diferentes etapas da jornada: validação, aceleração de startups e inovação corporativa, especialmente nos setores da Convergência Biodigital (agronegócio, saúde e alimentos), Nanotecnologia e Educação. Com mais de 150 startups aceleradas, possui programas como o Sparks para empreendedores iniciantes, e o The Big Bam, para startups mais sólidas que buscam crescer no mercado. Ao acelerar, a Bluefields cumpre a missão de transformar vidas através do empreendedorismo, porque afinal, as startups de hoje são as grandes corporações do amanhã.

Saiba mais em: https://www.bluefieldsdev.com/

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Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

03/05/2021


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