ABO2O anuncia novo Comitê de Dados Abertos e Digitalização

Luisa Feyo, Public Policy Manager da Quicko, será responsável por liderar as empresas associadas em boas práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos no Brasil

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), entidade que representa mais de 150 plataformas digitais no Brasil, anuncia a criação do Comitê de Dados Abertos e Digitalização, liderado por Luisa Feyo. A especialista, que atualmente ocupa o cargo de Public Policy Manager da Quicko, afirma que o Comitê tem como principal objetivo formar repositório de conhecimento e boas práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos e processos públicos no Brasil. “Desta maneira poderemos contribuir e promover o debate regulatório para consolidar o uso de dados abertos e digitalização na esfera governamental, além de apoiar a elaboração de políticas públicas que tragam tração à inovação na realidade brasileira”, explica.

O Brasil recebeu recentemente o título de 7ª nação mais digitalizada do mundo e têm, na sua estrutura organizacional, uma secretaria destinada exclusivamente para promover essa bandeira como pilar para políticas públicas de desenvolvimento. No entanto, segundo Luisa, ainda existe um longo caminho para que o setor governamental incorpore efetivamente os princípios da inovação.

“A digitalização de processos e atividades governamentais é extremamente relevante para o aumento da eficiência da máquina pública e para a promoção de novas soluções que atendam cada vez melhor os cidadãos. A abertura de dados públicos governamentais promove não apenas a transparência, mas também oferece às empresas e organizações não governamentais insumos para a proposição de novas soluções em estruturas que fomentem a inovação no atendimento ao público (principalmente quando se tratar de serviços públicos)”.

Luisa acredita que apoiar o setor público na transformação digital e na abertura de dados é extremamente positivo para empresas de inovação, pois incentiva a competitividade e o empreendedorismo, além de abrir novas possibilidades de negócios.

Abaixo, alguns dos principais tópicos que serão debatidos no Comitê:

  • Dados abertos e digitalização dos sistemas e serviços públicos;
  • Boas práticas e iniciativas internacionais de abertura de dados e digitalização governamental;
  • Políticas públicas que promovam a acessibilidade e universalização para a digitalização e transparência dos processos e informações públicas;
  • Participação e parceria do setor privado para a inovação e surgimento de soluções para a população e poder público;
  • Problemas mais comuns dos mercados que podem ser impulsionados pela abertura de dados e pela digitalização de serviços e processos públicos;
  • Ampliação do diálogo com opinião pública sobre a importância da abertura de dados e digitalização para a sociedade;
  • Temas abordados: Transporte e mobilidade; Juntas Comerciais; Compra e venda de imóveis; Dados públicos de saúde/Saneamento; Segurança e background checking; entre outros.

De acordo com a líder do Comitê, a intenção é atuar com quatro frentes de ação:

Engajamento:

  • Eleições políticas para o pleito em 2022 (federal/estados);
  • Projetos de Lei em tramitação e regulamentações. Exemplo: discussão, posicionamento e aprovação do PL 7804/14 (Política Nacional de Dados Abertos) e Regulamentação do Marco das Startups.

Materiais técnicos e conteúdo:

  • Guia transversal de melhores práticas na digitalização dos serviços públicos;
  • Position Paper: Digitalização e Transparência como elementos de eficiência, competitividade e combate à corrupção.

Evento:

  • Onde a digitalização pode alavancar o atendimento ao cidadão-cliente?

Mídia:

  • Promoção do debate na imprensa e mídia sobre a importância da abertura de dados públicos e digitalização governamental da perspectiva do consumidor.

Luisa Feyo Guimarães Peixoto é Gerente de Políticas Públicas e Especialista em Mobilidade na Quicko. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Mestrado em Transporte e Planejamento de Cidades pela UCL, em Londres, Luisa possui experiência na elaboração de políticas públicas de mobilidade atuando como urbanista na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e como Analista de Desenvolvimento Urbano na WRI Brasil.

Sobre a ABO2O:

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) é uma entidade que reúne as principais plataformas da economia digital, incluindo marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento e investidores.  A ABO2O existe para representar e abordar interesses coletivos relacionados à economia digital e plataformas. Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio da articulação com outras instituições. Atualmente, a entidade reúne mais de 150 associados, entre eles: Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, Loggi, Movile, Americanas, Facily, Rappi, Tembici, OLX, Hotmart, Zoop, Saude iD, Maida.Health, Hash, Adiq, PaySmart, Dr. Consulta, Wirecard, Banco PAN, Zoom & Buscapé, Leroy Merlin, SumUp, banQi, entre outras. 

Para mais informações visite o site https://o2obrasil.com.br/ e acompanhe a ABO2O nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.  Confira no Youtube as propostas da ABO2O para os prestadores de serviços e apps.

 

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

13/01/2022


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