ABREE anuncia novo presidente

Sergio de Carvalho Mauricio estará integralmente à frente da operação da entidade perante os associados para a criação de um ecossistema sustentável de logística reversa e economia circular

São Paulo, março de 2021 - A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) anuncia Sergio de Carvalho Mauricio como novo presidente da entidade. O principal objetivo da chegada do executivo é concentrar integralmente sua gestão aos esforços em promover ações estratégicas para junto aos 45 associados da ABREE, que representam 161 marcas entre fabricantes e importadores, os desafios para tornar a logística reversa no Brasil um ecossistema sustentável e atingir os objetivos propostos pelo Decreto Federal 10.240, que começou a vigorar em 2020.

Como a mais representativa entidade gestora do setor, uma vez que detém grande parte dos fabricantes e importadores de volume de produtos colocados mercado, esse é um momento crucial para a implementação do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que tem uma meta desafiadora imposta pelo governo federal, em um ano de pandemia, além dos desafios impostos pelo Brasil por ser um país de imensa extensão territorial e pluralizado. Sérgio chega à entidade para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito pela ABREE desde sua fundação e que já vem trazendo conformidade com a PNR para os associados da entidade, além de contribuir para a criação de uma economia circular, tornando realidade um cenário em que resíduos sólidos se tornem matéria-prima para outros setores, preservando assim o meio ambiente.

Para Sergio, as primeiras medidas na sua gestão serão continuar avançando com as parcerias com municípios, operadores e varejo para ampliar o número de pontos de recebimento de produtos para a reciclagem. “A entidade trabalhou nos últimos anos nas aberturas de pontos de recebimento, que hoje já somam mais de 1.300 em todo o território nacional, como um primeiro passo para dar alternativas para que o consumidor final tenha alternativas em todo o Brasil e crie o hábito de fazer o descarte ambientalmente correto de seus produtos pós-consumo. Com o Decreto Federal, assinado no início de 2020, torna-se de extrema importância dar mais alternativas, assim como trabalhar na mudança de cultura, para aumentar o volume de produtos coletados em todo o Brasil”, declara o executivo.

Segundo dados do estudo “Global E-waste Monitor 2020” das Nações Unidas, 53,6 milhões de resíduos sólidos foram gerados no mundo em 2019, o que representa aumento de 21% em cinco anos. O relatório também prevê que os resíduos eletrônicos globais, que são os produtos descartados com bateria ou plugue, totalizarão 74 milhões de toneladas em 2030, ao contabilizar também a categoria de resíduos domésticos, que são os equipamentos elétricos e eletrônicos.

Perfil do executivo:

Sérgio de Carvalho Mauricio possui uma carreira sólida, com mais de 30 anos de experiência em áreas como comercial, logística, suprimentos, produção e manutenção industrial. Desde 1994 atua em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de diversos segmentos, com estratégia sempre orientada à melhoria de resultados, motivação de equipes e relacionamento com os clientes. Além disso, sua atuação é sempre focada em responder com agilidade os desafios dos negócios com competência, visão global e com ampla vivência na gestão da cadeia de fornecimento, desde logística de abastecimento, armazenagem até distribuição.

É formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Graduação em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, além de ter realizado curso de extensão em Logística pela Fundação Getúlio Vargas. Possui também em seu currículo sólida educação executiva em universidades renomadas como IMD Business School (em programas de Liderança e Administração nível sênior), HEC Paris (Vendas e Marketing) e Universitat St. Gallen (MBA em Administração).

Sobre a ABREE

Fundada em 2011, a ABREE, ou Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento de resíduos sólidos, implementando sistemas coletivos de logística reversa e promovendo economia de grande escala ao reduzir os custos operacionais e de transações. Com 45 Associados, a ABREE é responsável pelo gerenciamento do sistema através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, para a implementação de sistemas coletivos de logística reversa, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia que são responsáveis para a viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

 

Contatos para a imprensa: SING Comunicação de Resultados

abree@singcomunica.com.br

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

15/03/2021


Também encontrado em: