ABREE e Vitória contam com coleta agendada de eletroeletrônicos pós-consumo

Além dos ecopontos de recebimento, o descarte ambientalmente correto dos produtos podem ser feitos por meio do "Papa-Móveis", a coleta domiciliar da região

De acordo com o estudo The Global E-Waste Monitor[1], realizado pela ONU, foram geradas 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos em todo o mundo em 2019, e apenas 17,4% foram coletados e reciclados. O relatório também prevê que a quantidade desses resíduos atingirá 74 milhões de toneladas até 2030. Pensando em facilitar o descarte ambientalmente correto, ajudando o meio ambiente e a saúde pública, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – faz diversas parcerias que ajudam a viabilizar o recebimento de mais produtos. Junto com a prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, não foi diferente e, desde 2021, a região conta com a coleta agendada de produtos pós-consumo realizada por meio de “papa-móveis”.

Tanto os produtos recebidos no ecoponto da Unidade de Transbordo de Vitória, situado na Rua São Sebastião, 405, no bairro Resistência, como os coletados pelo serviço de “Papa-Móveis”, serão devidamente armazenados no local e depois transportados para a manufatura reversa realizada por parceiros da ABREE.

Para ter acesso à lista completa dos produtos que podem ser descartados, visite o site: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento. Entre eles estão batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e outros.

Para acionar o serviço de “Papa-Móveis” na cidade é necessário entrar em contato pelo telefone 156 ou WhatsApp (27) 99693-8953.

A maioria desses produtos é descartada sem cuidado ambiental e em qualquer lugar. Segundo um estudo mundial feito pelo UNEP - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - a quantidade total de matérias-primas descartadas sem cuidados e sem consciência do valor desses materiais no ano passado, chegou a 57 bilhões de dólares. A logística reversa impede o descarte inadequado em aterros sanitários, evitando a poluição do solo e das águas, gera empregos para a população e contribui para a redução no consumo de recursos renováveis. O consumidor, quando tem esses cuidados, faz o seu papel para contribuir com a preservação do meio ambiente. Além disso, ninguém quer ficar ocupando a casa com produtos que já não servem mais.

Sobre a ABREE:

Fundada em 2011, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 53 associados que representam 178 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

[1] The Global E-waste Monitor 2020 - https://ewastemonitor.info/gem-2020/  

 

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

04/04/2022


Também encontrado em: