Black Friday 2022: incrível para alguns, boa para outros 

Analisar o cenário atual é sempre o primeiro passo antes de seguir com qualquer estratégia, em especial, no marketing e na comunicação das empresas. Acabamos de passar pela Black Friday, a primeira com uma Copa do Mundo no meio, e analisar os dados depois do evento comprova o quanto é importante estar antenado com os acontecimentos. 

Em duas matérias do jornal Valor Econômico foi possível verificar o quanto a Black Friday foi incrível para uns e simplesmente boa para outros setores. As fabricantes de eletrônicos, por exemplo, calcularam alta nas vendas, mas o ticket médio de compra foi menor. A TecToy, reconhecida pela fabricação de videogame e brinquedos de alta tecnologia, apresentou uma nova linha de produtos de informática e notou um aumento de cerca de 30% em receita e de 50% em unidades vendidas na primeira quinzena de outubro, em relação ao mesmo período de 2021.  

A empresa, um dos clientes da Sing Comunicação, fez mudanças no portfólio para ajudar a puxar os resultados e os produtos que mais venderam foram das linhas de games e informática, mas o ticket médio caiu cerca de 8% em relação ao ano passado. 

Por outro lado, justamente por ter a Copa do Mundo em meio àquela que é considerada uma das maiores datas para o comércio, quem se deu bem foi o setor de alimentos e bebidas. Segundo matéria publicada também no Valor Econômico e levantamento da NielsenIQ, o faturamento bruto do setor de alimentos e bebidas no comércio eletrônico cresceu 13,8% na Black Friday deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram os jogos do Brasil contra a Sérvia e contra a Suíça que deram um impulso nessas vendas. 

Ainda na mesma matéria, entre os dias 18 e 23, semana que antecede a Black Friday, o faturamento do comércio online de alimentos e bebidas cresceu 24%, impulsionado por bebidas não alcoólicas. Por outro lado, outro levantamento realizado pela Confi Neotrust com a ClearSale revelou que a Black Friday digital de 2022 foi a pior da história do Brasil, com vendas recuando em 28%, em relação ao evento em 2021. 

Em suma, vale sempre ficar atento aos sinais e oportunidades para definirem estratégias seja para todo o marketing, para conteúdos a serem trabalhados com a imprensa, ou campanhas com influenciadores. Sempre há oportunidades a serem aproveitadas e a troca de ideias entre parceiros e marca pode ser muito rica para criação de estratégias diferentes, mesmo em uma Black Friday com uma Copa no Mundo no meio! 

Janaína Leme 

@singcomunicacao 

02/12/2022


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.