Centro Nacional de Supercomputação da Suíça, Hewlett Packard Enterprise e NVIDIA anunciam o supercomputador com IA mais potente do mundo

O sistema "Alps" possibilitará avanços científicos no clima, na física e nas ciências biomédicas com recursos de IA 7 vezes mais potentes do que os do sistema líder mundial atual para IA no MLPerf

O Centro Nacional Suíço de Supercomputação (CSCS), a Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a NVIDIA Enterprise anunciam que estão criando o que se espera que seja o supercomputador com IA mais poderoso do mundo. 

Planejado para entrar on-line em 2023, a infraestrutura do sistema "Alps" substituirá o supercomputador Piz Daint existente na CSCS e servirá como um sistema de finalidade geral aberto a toda comunidade de pesquisadores na Suíça e no resto do mundo.

O supercomputador possibilitará pesquisas inovadoras em vários campos, como clima, ciências de materiais, astrofísica, fluidodinâmica computacional, ciências biomédicas, dinâmica molecular, química quântica e física de partículas, além de domínios como economia e ciências sociais.

Os Alps serão construídos com HPE usando a nova linha de supercomputadores HPE Cray EX, que é uma arquitetura de computação de alto desempenho (HPC) de última geração projetada desde o início para aproveitar com eficiência os insights de grandes quantidades de dados complexos e sempre crescentes. Conta com o pacote de softwares HPE Cray, que garante uma experiência de supercomputação definida por software, e a plataforma de supercomputação NVIDIA HGX™, com GPUs NVIDIA, o SDK NVIDIA HPC e a nova CPU NVIDIA Grace™ baseada em ARM.

Com a integração entre as CPUs e GPUs da NVIDIA, o Alps poderá treinar o GPT-3, um dos maiores modelos de processamento de linguagem natural do mundo, em apenas 2 dias, 7 vezes mais rápido que o supercomputador Selene de IA de 2,8 exaflops da NVIDIA, atualmente reconhecido pelo MLPerf como o supercomputador líder para IA.

Os usuários do CSCS poderão aplicar esse excelente desempenho de IA em várias pesquisas científicas novas que podem se beneficiar da compreensão da linguagem natural. Eles poderão, por exemplo, analisar e adquirir o amplo conhecimento disponível em artigos científicos e gerar novas moléculas para a descoberta de medicamentos.

"Não é só um computador novo. Para possibilitar avanços científicos, reformamos o centro de computação ao longo de várias fases de expansão para ter uma infraestrutura de pesquisa orientada por serviços. O Alps usará a infraestrutura de supercomputação da HPE Cray EX baseada em uma arquitetura de software nativa em cloud para implementar uma infraestrutura de pesquisa definida por software, bem como a nova CPU Grace da NVIDIA para reunir tecnologias de IA e supercomputação clássica em uma única e potente infraestrutura de data center", afirma Thomas Schulthess, pesquisador computacional no ETH Zurich e diretor no CSCS.

"A HPE colabora com o CSCS há muito tempo para desenvolver tecnologias de HPC e acelerar uma série de pesquisas científicas. Temos a honra de continuar esta jornada projetando um novo e poderoso sistema que amplia a missão da CSCS. Com essa ferramenta incrível, o CSCS pode gerar informações a partir de seus dados para realizar avanços no mundo", declara Antonio Neri, presidente e CEO da HPE.

“Os desafios científicos gigantes de hoje exigem um novo tipo de supercomputador para realizar descobertas. Aproveitando nossa nova CPU Grace projetada para IA e HPC em escala gigantesca, a CSCS e a NVIDIA estão se unindo para abrir um novo caminho - construindo uma infraestrutura de supercomputação extraordinária, baseada na ARM, que permitirá aos mais importantes cientistas aplicar o poder da IA para fazer pesquisas que transformem o mundo", explica Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

Sobre o CSCS

Fundado em 1991, o CSCS desenvolve e promove serviços técnicos e científicos para a comunidade científica da Suíça na área de HPC. O CSCS possibilita pesquisas científicas internacionais por meio da criação, do uso e da manutenção de tecnologias de supercomputação de ponta. O centro colabora com pesquisadores nacionais e estrangeiros e realiza pesquisas próprias sobre computação científica. Localizado em Lugano, no sul da Suíça, o CSCS é uma unidade do Swiss Federal Institute of Technology em Zurique (ETH Zurich).

Sobre a Hewlett Packard Enterprise

A HPE é uma empresa internacional de plataforma como serviço do edge ao cloud que ajuda as organizações a acelerar os resultados aproveitando o potencial dos dados delas em todos os lugares. Com décadas de atuação, sempre repensando o futuro e inovando para mudar a forma como as pessoas vivem e trabalham, a HPE oferece soluções de tecnologia exclusivas, abertas e inteligentes com uma experiência consistente em todos os clouds e edges para ajudar os clientes a desenvolver novos modelos de negócios, interagir de novas maneiras e aumentar o desempenho operacional. Para obter mais informações, acesse: www.hpe.com.

Sobre a NVIDIA

Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna — a próxima era da computação — com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

###

Algumas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: benefícios, desempenho, características e impacto do supercomputador Alps; a criação do supercomputador com AI mais poderoso do mundo; o tempo para que os Alps estejam online, o que ele substituirá e o propósito a que servirá; o que os Alps permitirão e suas aplicações e usos; como o CSCS está permitindo avanços científicos; o que os Alps usarão para construir uma infra-estrutura de data center; supercomputadores impulsionando a descoberta; a colaboração entre a CSCS e a HPE e o desenvolvimento de um novo sistema; a CSCS sendo equipada para utilizar novos insights a partir de dados e promover avanços no nosso mundo; e a NVIDIA, a HPC e a CSCS abrindo caminho e construindo uma infra-estrutura de supercomputação que permitirá aos cientistas aplicar o poder da AI são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam substancialmente diferentes das expectativas. Entre os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes estão as condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, empacotar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias nos já existentes; a aceitação de nossos produtos ou de produtos de nossos parceiros no mercado; defeitos de software, projeto ou fabricação; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor e perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas, bem como outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais recentes apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC, Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletir circunstâncias ou eventos futuros.

© 2021 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, NVIDIA Grace e NVIDIA HGX são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos são marcas comerciais das respectivas empresas às quais são associados.

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

13/04/2021


Também encontrado em: