Na última edição do CMO Summit, realizada no Anhembi, em São Paulo, um dos grandes destaques foi a palestra de Maia Mau, líder de marketing do Google. Em um auditório lotado, ela apresentou um panorama potente e acessível sobre o papel da inteligência artificial na estratégia e missão da empresa — e como isso impacta diretamente a vida de bilhões de pessoas.
Maia começou explicando que o Google já é, hoje, uma empresa “AI First” — ou seja, todas as inovações e produtos são pensados com base no potencial da inteligência artificial. Mais do que uma ferramenta, a inteligência artificial está profundamente alinhada à missão da empresa: organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.
Alguns números apresentados no evento:
- Mais de 20 bilhões de pesquisas visuais são feitas por mês na plataforma.
- Já são mais de 2 bilhões de interações mensais com recursos de IA.
- 250 milhões de empresas estão no Google Maps, com melhorias aceleradas por IA.
- O Google mantém 15 produtos com mais de meio bilhão de usuários — e 7 deles são usados por mais de 2 bilhões de pessoas todos os meses.
A executiva também apresentou os próximos passos da empresa com Gemini, a IA generativa do Google, que vai muito além do texto. Entre as ferramentas apresentadas, estiveram: Imagem 4, que cria imagens incríveis a partir de comandos; Veo 3, que gera vídeos com trilha sonora e vozes em alta qualidade e Provador virtual, que permite testar roupas com a própria foto. Esses recursos já estão em fase de testes em português e prometem democratizar a criatividade e o acesso à tecnologia, inclusive para pequenos negócios.
Maia Mau reforçou o compromisso do Google com a ousadia e responsabilidade e promete usar o poder da IA para resolver grandes desafios globais sem perder de vista a ética e o impacto social. Entre as formas como pretende explorar esse tópico estão: IA para prever e combater incêndios florestais, otimização de semáforos para melhorar o trânsito urbano, recursos antirroubo nos smartphones com Android, programas de educação digital como o Educa Mídia, que já formou 190 mil educadores e certificações profissionais no Coursera, com mais de 3 milhões de pessoas impactadas.
Já sobre o que podemos esperar do Google a empresa está apostando no AI Overviews, que já ajuda mais de 1 bilhão de pessoas por mês a fazer buscas mais ricas, o AI Mode, um assistente que organiza planos de fim de semana com amigos (ainda não disponível no Brasil) o Deep Search e Mariner, ferramentas que tornam buscas complexas mais inteligentes e o Gemini Live, um assistente pessoal com experiência conversacional integrada ao Android.
O painel da Maia Mau foi uma verdadeira aula sobre como a IA pode — e deve — estar a serviço das pessoas. Uma visão inspiradora que nos convida a pensar em como tecnologia, propósito e impacto social caminham juntos. Esse foi o primeiro de muitos painéis realizados durante o CMO Summit 2025, em sua primeira versão presencial, que pude conferir pela Sing Comunicação.
Janaína Leme
28/07/2025
Sing Comunicação - Agência de PR no Brasil, México e Latam, especializada em tecnologia, inteligência artificial, assessoria de imprensa, gestão de reputação de marcas e estratégias de mídia para empresas globais.
PR Agency Brazil | PR Agency Latam |