A transformação digital proporciona acesso a uma infinidade de informações, dados, diversão e entretenimento. Porém, é necessário ter muito cuidado para não cair em fraudes e ter as informações vazadas por aí. Segundo uma pesquisa da empresa americana de gerenciamento de risco LexisNexis, o Brasil é alvo frequente para golpes digitais e tem maior custo para lidar com fraudes eletrônicas do que outras grandes economias da América Latina.
Nesse sentido, Sylvestre Mergulhão, CIO da Impulso, ecossistema de serviços para potencializar time de tecnologia, elenca algumas dicas para as pessoas navegarem de forma segura na internet.
Senhas
Os erros mais comuns cometidos pelas pessoas são as senhas fáceis. A utilização de data de aniversário, as mesmas senhas para todas as redes ou até mesmo números seguidos ou nomes não são recomendáveis. Para criar uma senha segura, o ideal é usar a criatividade para gerar dados complexos e difíceis de serem adivinhados por terceiros. Uma dica é fazer uma combinação, utilize frase de um pensador que você goste, use até dois números seguidos e/ou a primeira letra do nome preferido.
Atualização de Software
As últimas atualizações disponíveis de um aplicativo são correções de algo que não deu certo anteriormente. É recomendável estar com os aplicativos atualizados, já que as novas versões trazem novas informações e favorecem a segurança de dados do usuário. Se não há essa atualização, o dispositivo fica vulnerável a ataques.
Conexão
Evite o acesso a redes públicas de Wi Fi. Elas podem ser potencialmente perigosas. Quando estiver em dúvida em relação à segurança da rede, evite entrar em e-mail, redes sociais ou aplicativos de banco quando conectado.
Antivírus
Ter um antivírus e mantê-lo atualizado é fundamental, principalmente para quem utiliza o sistema operacional Windows. O sistema é o mais utilizado no mundo e os hackers focam nele, pois a chance de ter uma pessoa que caia em algum golpe é grande.
Compras pela internet
As lojas online confiáveis são aquelas que trazem um cadeado na barra de endereços, o que indica que aquele portal é seguro. Além disso, é sempre importante verificar se o site tem no rodapé o CNPJ e pesquisar se a loja tem endereço físico. Essas são algumas das atitudes que devem ser levadas em consideração na hora da compra online.
Redes Sociais
Muitas pessoas esquecem que ao publicar uma informação pessoal na internet, ela ficará lá para sempre, mesmo que tenha sido excluída, pois isso não impede que outra pessoa tenha copiado a publicação. O ideal é ter um filtro e não colocar informações inadequadas ou até mesmo limitar o número de pessoas que vejam aquela publicação. Informações como localização e documentos podem ser usados por cibercriminosos em fraudes.
Sobre a Impulso:
A Impulso é um ecossistema aberto de tecnologia para favorecer o desenvolvimento tecnológico, oferecendo soluções que beneficiam tanto empresas de todos os segmentos, quanto profissionais de tecnologia. A empresa está organizada em nove unidades de negócios (Team, Network, Agile, Remote, Research, Academy, Mentoring, Meetups e Shop), que atuam de forma independente, porém complementar. Suas soluções proporcionam a capacitação de profissionais, aprimoramento de soft e hard skills ligadas ao Futuro do Trabalho e ao desenvolvimento de software, relacionamento e conexão entre diferentes pessoas, habilidades e soluções. Com o propósito de acelerar a revolução tecnológica nas organizações, além de profissionais para compor times de tecnologia, a Impulso oferece consultoria em gestão e governança, treinamento ágil e implementação do trabalho remoto para potencializar os mais diversos níveis de gestão de uma empresa. Além disso, a Impulso possui um serviço de coleta, análise, enriquecimento e consolidação de dados para avaliar habilidades de profissionais e times de TI da sua rede dando apoio à tomada de decisão para empresas de todo segmento.
Graças a esse modelo de negócios único, a empresa já entregou mais de 700 projetos com sistemas em diferentes stacks tecnológicos e nos mais diversos níveis de complexidade, e conta com uma comunidade com mais de 4 mil profissionais de tecnologia, que buscam conhecimento, desenvolvimento de suas carreiras, autonomia e conexão de propósitos pessoais e profissionais. Fundada em novembro de 2017, possui clientes como Sony Music, Veloe/Alelo, ESPN, Bio Ritmo, Somos Educação, Citrix, Lojas Americanas, M4U/Cielo, Creditas e Descomplica.
Para mais informações, acesse:
Site: https://impulso.work/
Twitter: https://twitter.com/impulsonetwork
Facebook: https://www.facebook.com/workimpulso/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/impulsowork/
Instagram: https://www.instagram.com/impulso.network/
Informações para a imprensa: