Crescimento de acesso a jogos mobile revela tendência de comportamento do gamer brasileiro

*por Rodrigo Russano Dias

Você sabia que o Brasil é o quinto país do mundo com maior número de smartphones? O dado, de um report de 2021 da NewZoo, fonte de insights e análises do mercado de jogos, também explica o fato de 77% dos brasileiros adultos jogarem games mobile, segundo um compilado de informações da AdColony em conjunto com a Nielsen. É nítido o crescimento da modalidade de jogos no país, também impulsionado pela pandemia, mas não apenas por esse fator.

A mecânica de novos jogos também influencia no aumento deste setor, sendo os jogos da categoria Hyper Casual, por exemplo, a porta de entrada para a maioria dos jogadores. Tratam-se de games simples, que instigam o usuário a querer chegar até o final, passando de níveis rapidamente e de maneira cada vez mais imersiva. Dessa forma, o jogador passa a entrar mais fundo no universo de games digitais, acompanhando esports, streamers da área e ainda refinando seus gostos para títulos.

Nesta linha, os games que fizeram sucesso no último ano são os famosos Free Fire, Roblox ou Coin Master. Os títulos ocupam as primeiras posições no ranking dos 10 jogos mais baixados no país, em sistemas Android e iOS, segundo levantamentos do Sensor Tower. Inclusive, Free Fire ultrapassou a marca de 20 milhões de downloads no Brasil apenas em 2021, somando os dois sistemas operacionais.

O perfil dos jogadores também tem se tornado mais plural. Atualmente, 52% dos gamers brasileiros são mulheres, segundo a AdColony e Nielsen. O balanço ainda mostra que a maioria dos jogadores não são os mais novos, mas os com idades entre 30 e 49 anos, representando 44% do público jogador. No que diz respeito aos jogos mobile e seu crescimento no país, a análise revela que 38% dessas pessoas jogam no celular 10 horas por semana em média, sendo que 31% dividem o tempo entre dois títulos.

O destaque desse mercado no Brasil e no mundo é incontestável, sendo de grande importância investimentos neste sentido. A Nimo TV, por exemplo, já nasceu no país com DNA mobile, apesar de estarmos também acompanhando o aumento de acessos via PC. Mas o mobile tornou-se a plataforma mais acessível de games, a qual não exige padrões mais sofisticados e que democratiza partidas online.

Hoje, nossa intenção como plataforma de streaming focada em games, é atender às necessidades do nosso público, oferecendo novas funções, nomes de peso no nosso time de streamers, mas, principalmente, continuar sendo receptiva com todos e dando espaço para que os jogadores se sintam em casa.

*Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil.

 

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Sing Comunicação de Resultados

01/12/2021


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