Crescimento de dois dígitos da TCS ganha ainda mais força no Q3

  • Receita de $ 20,5 bilhões no ano-calendário de 2018; crescimento de 10,3%
  • Receita cresce 9,7% em comparação ao ano anterior; eliminando a influência da taxa de câmbio, houve aumento de 1,8% na relação com o trimestre passado e de 12,1% em relação ao ano passado
  • Ótimo crescimento no Reino Unido e na Europa: 25,1% e 17,6% em comparação ao ano anterior
  • Crescimento da área Digital, líder no setor: 52,7% na relação ano a ano
  • Aumento de 12,7% no lucro líquido em comparação ao ano anterior

MUMBAI, 10 de janeiro de 2019: A Tata Consultancy Services (BSE: 532540, NSE: TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros consolidados de acordo com os padrões IFRS e IndAS referentes ao período encerrado em 31 de dezembro de 2018.

Destaques financeiros no trimestre encerrado em 31 de dezembro 2018

  • Receita de US$ 5,25 bilhões, crescimento de 9,7% em comparação com o ano anterior
  • Crescimento da receita sem interferência da taxa de câmbio de 1,8% na relação trimestre a trimestre e de 12,1% na relação ano a ano
  • Lucro líquido de US$ 1,14 bilhão, crescimento de 12,7% em comparação com o ano anterior
  • Margem operacional de 25,6%, crescimento de 0,4% em comparação com o ano anterior
  • Ganho por ação de US$ 0,3, crescimento de 15% em comparação com o ano anterior;
  • Caixa líquido resultante das operações em 107% do lucro líquido
  • Dividendos por ação: 4.00

Data de registro 18/01/19; data de pagamento 24/01/19

Destaques de negócio no trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2018

  • Crescimento da vertical de serviços bancários, financeiros e de seguros (BFSI, em inglês) segue acelerando: +8,6% em comparação com o ano anterior (+6,1% na relação ano a ano no Q2)
  • Receita da área Digital: representa 30,1% do total, aumento de 52,7% em comparação com o ano anterior
  • Reino Unido e Europa lideram o crescimento: +25,1% e +17,6% na relação ano a ano, respectivamente
  • Investimentos contínuos no desenvolvimento orgânico de talentos: +292 mil funcionários treinados em tecnologias digitais; +318 mil funcionários em métodos Agile
  • Taxa de retenção de talentos líder no setor: taxa de turn over em TI (últimos 12 meses) de 11,2%

Comentando o desempenho em Q3, Rajesh Gopinathan, CEO e diretor geral, diz que “a TCS encerrou 2018 com um forte crescimento na receita de 12,1% no trimestre de dezembro, o melhor em 14 períodos, e com importantes setores e todas as regiões geográficas, registrando crescimento com aceleração contínua. Ótimas métricas em relação aos clientes, crescimento líder do setor em serviços digitais, sólidas carteiras de pedidos e pipelines de processos de venda são validações que reconhecem nossa excepcional capacidade e fazem que os clientes nos escolham para apoiar seus programas de crescimento e transformação”.

Gopinathan acrescenta que “à medida que grandes segmentos da economia passam por processos de rotatividade causados pela ruptura digital, as empresas respondem com estratégias baseadas em tecnologia – como vendas algorítmicas no setor de varejo ou carros conectados -, criando uma enorme oportunidade para provedores de serviços como nós. Nossos investimentos em pesquisa e inovação, nosso profundo domínio e conhecimento contextual, nossa propriedade intelectual e nossa abordagem colaborativa para à coinovação têm sido fundamentais para explorar essas oportunidades. Neste trimestre, lançamos uma nova marca, a TCS Pace™, que incorpora esses recursos e oferece aos clientes um campo de visão para o sucesso em um mundo Business 4.0”.

N. Ganapathy Subramaniam, diretor executivo e de operações, afirma que “esse foi um trimestre muito satisfatório em termos de crescimento da receita e de métricas operacionais. Os investimentos que temos feito no desenvolvimento de novas capacidades e estruturas estão começando a dar frutos. Nossa metodologia Agile independente de localidade e nossa abordagem Machine First™ são essenciais para nos ajudar a avançar com as agendas de transformação empresarial no nível dos CEOs.”

V. Ramakrishnan, diretor financeiro, comenta que “apesar da volatilidade do rupee em relação a várias moedas e do maior custo para fazer negócios em alguns importantes mercados, nossas margens operacionais se mostraram resilientes. Continuamos concentrados no rigor de nossas operações, gerando sólidos fluxos de caixa e trazendo nossa rentabilidade de volta para nosso intervalo ideal, e também seguimos fazendo fortes investimentos para garantir o crescimento no futuro”.

Destaques do 3º. Trimestre (Q3) por segmento

Setores:  Crescimento da receita segue acelerando em BFSI (+8,6% vs +6,1% em Q2).  O crescimento foi liderado por Utilities de Energia (+18,1%), Ciências da Vida e Saúde (+15,7%), Comunicações & Mídia (+10,8%) e Varejo & Bens de Consumo Embalados (+10,5%).

Mercados: O crescimento da receita ganhou força em todas as regiões geográficas em comparação com o 2º. Trimestre (Q2). O crescimento foi liderado pelo Reino Unido (+25,1%), Europa (17,6%) e Ásia-Pacífico (+12,6%). A América do Norte cresceu 8,2%, a Índia, 9,7% e a América Latina, 7,6%.

Serviços:

  • Consultoria & Serviços de Integração: Experimentaram uma forte demanda em áreas como Fusões & Aquisições, Serviços Compartilhados Globais e Agilidade Empresarial. A metodologia Agile da TCS independente de localidade está resultando em grandes contratos com clientes de destaque.
  • Serviços de Transformação Digital: IoT (Internet das Coisas), TCS Interactive e Cibersegurança tiveram um trimestre ótimo.
    • IoT teve um forte crescimento e conquistou contratos abrangendo nossas soluções para twin digital, gestão de frotas e gerenciamento de energia. A TCS lançou a solução Intelligent Power Plant neste trimestre.
    • A TCS Interactive registrou uma comercialização significativa de serviços de conteúdo digital, canais digitais e comércio digital, liderada por oportunidades em torno da simplificação e automação de pilhas MarTech, integração em todo o ecossistema de marketing e análise de marketing. A aquisição do W12 Studios e o prêmio de design Red Dot foram outros importantes destaques.
    • As soluções de Cibersegurança tiveram um forte crescimento em torno dos serviços gerenciados, gerenciamento de identidades e acessos, e riscos de governança e compliance.
    • Os serviços de nuvem cresceram bem no Q3, beneficiados pela adoção em escala empresarial e associação à inovação. A fábrica da TCS de migração para a nuvem e as ofertas de modernização também ganharam força relevante. A TCS Enterprise Cloud ampliou sua presença com a abertura de centros na Austrália e no Canadá.
  • Operações de Negócios Cognitivos: Estas operações viram um forte crescimento impulsionado pelo MFDM™ e serviços cognitivos. A TCS registrou uma forte demanda em Fusões & Aquisições, infraestrutura digital, centro de comando de negócios cognitivos, processos de negócios e automação de processos inteligentes.

Principais destaques

  • Escolhida por um grande banco de investimentos e serviços financeiros alemão para conceituar e implementar um plano de transformação digital para garantir a continuidade dos serviços e identificar novos canais de receita em conformidade com diretivas normativas, explorando recursos de nuvem, microsserviços, analíticos e de cibersegurança.
  • Contratada por uma grande empresa de petróleo e gás da Malásia, como parceira de consultoria para projetar e implantar uma plataforma que garanta visibilidade e grandes insights de negócio em toda a cadeia de valor. A TCS também oferecerá treinamento digital como serviço para gestão de mudanças organizacionais e alinhamento dos funcionários à iniciativa de transformação.
  • Selecionada por um grande banco brasileiro como principal fornecedora para o projeto de transformação digital e inovação usando a experiência da TCS em canais digitais, experiência do usuário e recursos de design.
  • Uma empresa pública australiana de serviços de energia e gás assinou um novo contrato de 3 anos com a TCS para apoiar a mudança das operações para um modelo totalmente Agile e também fornecer um conjunto moderno de capacidades, como automação.
  • Assinado um contrato multimilionário de vários anos com uma cadeia global de serviços de hospitalidade para ser tornar parceira de transformação de TI.

  • Escolhida por uma importante seguradora canadense para apoiar a consolidação de sua plataforma e a transformação digital para suas 500 mil políticas de negócios de carteiras encerradas, gerando valor transformacional impulsionado pelo ecossistema da plataforma TCS BaNCS™.
  • Selecionada por um líder global em equipamentos e soluções para piscinas para criar serviços IoT que vão elevar os níveis de satisfação dos clientes e viabilizar novos fluxos de receita.
  • Escolhida por um líder norte-americano em serviços de telecom para ampliar os recursos de sua plataforma IoT com ferramentas avançadas para gerenciar a conectividade em dispositivos IoT, implementando uma Solução de Gestão de Conectividade da ThingSpace.
  • Selecionada por uma plataforma de comercialização de viagens como parceira estratégica para permitir que clientes finais comprem e troquem itens como quartos de hotel e assentos em avião oferecidos por vários prestadores de serviços de viagem em uma plataforma interoperável de blockchain.
  • Contratada por um grupo global de produtos alimentícios para consolidar seus diferentes processos de negócios e criar uma solução expansível em várias regiões geográficas, explorando as mais recentes tecnologias digitais de ERP e análise.
  • A NMBS/SNCB (Sistema Ferroviário belga) escolheu a TCS como parceira estratégica de longo prazo para apoiar seu programa SPRITE (Strategic Partner for Rail IT Engagement), uma importante iniciativa para transformação do sistema ferroviário abrangendo tecnologias digitais inovadoras e serviços tecnológicos avançados para melhorar a experiência dos clientes.
  • Assinado um contrato multimilionário de vários anos com uma grande seguradora alemã para ser a parceira de transformação de TI.

  • A Thomson Reuters, importante fonte de informação inteligente para empresas e profissionais de todo o mundo, fechou uma parceria com a TCS envolvendo serviços de engenharia de produto para um conjunto de software comercial que auxilia tomadores de decisão em questões contábeis, fiscais e jurídicas.
  • Selecionado por uma empresa global de fabricação de alumínio para otimizar suas despesas em aquisições, implementando uma plataforma de análise de gastos para todas as operações da empresa e também comandar um programa reforçado de capacitação em nuvem.
  • Contratada por um banco britânico comercial e de varejo para simplificar e transformar seus serviços, com sua experiência aprimorada em automação e práticas Agile.
  • Escolhida por uma importante empresa de seguros norte-americana como parceira estratégica para executar o Programa de Departamento de Dados e liderar a sua iniciativa de transformação dos negócios, capacitando o processo decisório central com uma abordagem baseada em dados, aproveitando grandes conhecimentos contextuais.
  • Selecionada por uma grande empresa de saúde norte-americana para implementar o ignio™, conduzir uma transformação baseada em Machine First™ a fim de proporcionar uma experiência integrada aos usuários das áreas de negócio e melhorar as métricas em toda a cadeia de valor dos cuidados com a saúde.
  • Elisa, líder no mercado de telecomunicações, TIC e serviços digitais dos países nórdicos, estendeu sua parceria estratégica com a TCS para transformar e ampliar seus serviços, utilizando práticas Agile.
  • Selecionada por um provedor australiano de serviços de banda larga como parceira nas áreas de planejamento, projeto e operações de redes e para conduzir uma transformação Machine First™.
  • Escolhida por uma empresa de tecnologia norte-americana, líder de mercado, como parceira estratégica para reduzir o time-to-market de seus produtos, usando as plataformas TCS Quality Engineering Transformation.

Pesquisa e Inovação

  • Recebeu o prêmio de inovação em TI pela solução Digital Twin da TCS durante o Express IT Awards
  • A TCS Optumera™ recebeu o prêmio de Melhor Implementação de Aprendizagem de Máquina/Inteligência Artificial durante a Cypher 2018
  • A ferramenta VeriAbs (Verificação por Abstração e Geração de Testes) da TCS foi eleita vencedora no International Competition on Software Verification 2019 realizado na TACAS em Praga, República Checa
  • A equipe de Pesquisa & Inovação da TCS ganhou o prêmio de ‘Projeto mais Inovador do Ano’, junto com o cliente durante o European Software Testing Awards 2018
  • Os pesquisadores da TCS receberam o prêmio de melhor paper durante a 4ª Joint International Conference on Serious Games em Darmstadt, Alemanha

Até 31 de dezembro de 2018, a empresa havia solicitado 4.354 patentes, incluindo 169 requeridas no trimestre. Até o momento, a companhia recebeu 855 patentes.

Recursos Humanos

A TCS segue atraindo talentos muito diversificados. A adição líquida em Q3 foi de 6.827 funcionários, totalizando uma força de trabalho no final do Q3 de 417.929 integrantes em uma base consolidada. A percentagem de mulheres cresceu para 35,8%, enquanto o número total de nacionalidades representadas aumentou para 151.

A empresa continua investindo fortemente no desenvolvimento orgânico de talentos. Essas iniciativas resultaram em 14,2 milhões de horas acumuladas de treinamento. Mais de 292 mil funcionários já foram treinados em tecnologias digitais e mais de 318 mil funcionários em métodos Agile. A TCS manteve a melhor taxa de retenção da indústria em Serviços de TI nos últimos 12 meses, 11,2%.

“A TCS tem atravessado as mudanças tecnológicas da era digital investindo na capacitação de funcionários com treinamentos nas mais recentes tecnologias e valorizando-os pelo conhecimento contextual. Isso, juntamente com nossas políticas e programas de engajamento de funcionários, resultou em um ambiente de trabalho vibrante e estimulante que atrai talentos e mantém os profissionais altamente motivados”, destaca Ajoy Mukherjee, vice-presidente executivo e chefe global de Recursos Humanos.

Prêmios e Reconhecimentos

Liderança empresarial:

  • Recebeu o prêmio Canadian National HR 2018 pela Melhor Campanha de Recrutamento pelo quarto ano consecutivo
  • Ganhou 11 Stevies® — 5 prêmios ouro, 2 prêmios prata e 4 prêmios bronze – no Great Employers Awards 2018 para Aquisição e Desenvolvimento de Talentos, Treinamento de Lideranças e Uso Criativo da Tecnologia
  • Premiada com o BEST Award 2018 da Association for Talent Development
  • #1 como Top Employer na região Ásia-Pacífico em 2019, incluindo Top Employer #1 na Austrália, Hong Kong, Índia, Malásia e Cingapura, e Top Employer nas Filipinas e China
  • Recebeu o prêmio Best Patents Portfolio (2013-2018) na categoria de Grandes Indústrias (Engenharia) no CII Industrial Intellectual Property (IP) Awards 2018.
  • #1 em Satisfação dos Clientes no Swiss IT Outsourcing Study 2018 da Whitelane Research
  • #1 no DQ Top 20 2018
  • Ganhou o prêmio Businessworld HR Excellence pela Excelência em Diversidade e Inclusão

Parcerias:

  • Eleita Prestadora Especialista em Serviços Gerenciados Azure pela Microsoft

Sustentabilidade

  • Recebeu o prêmio Empresa do Ano do Canada-India Business Council pelo crescimento dos negócios e excepcionais iniciativas de responsabilidade social corporativa
  • Ganhou o prêmio Hr NETWORK Scotland National 2018 pelo programa IT Futures no Reino Unido
  • Recebeu Ouro na Avaliação EcoVadis CSR pelo quinto ano consecutivo
  • Reconhecida entre Líderes em Sustentabilidade no Dow Jones Sustainability World Index.

Demonstrações Financeiras IFRS

Declarações consolidadas condensadas não auditadas de lucro abrangente para o período de três meses encerrado em 31 de dezembro de 2017, e 31 de dezembro de 2018 (em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações)

Declarações consolidadas condensadas não auditadas de posição financeira em 31 de março de 2018 e 31 de dezembro de 2018 (em milhões de dólares norte-americanos)

Sobre a Tata Consultancy Services Ltd (TCS)

Tata Consultancy Services é uma empresa de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, que nos últimos 50 anos tem se associado a muitas das maiores empresas do mundo para acompanhá-las em suas jornadas de transformação. A TCS oferece um portfólio integrado, voltado para consultoria e com suporte cognitivo, de serviços de TI, Negócios e Tecnologia e Engenharia. A entrega é realizada por meio do seu modelo único de Location-Independent Agile, reconhecido como um padrão de excelência em desenvolvimento de software.

Como parte do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS tem mais de 400 mil dos consultores mais bem treinados do mundo em 46 países. A empresa gerou receita consolidada de US$ 19,09 bilhões no exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2018 e está listada na BSE (antiga Bolsa de Valores de Bombaim) e na NSE (National Stock Exchange) na Índia. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas, e o premiado trabalho que realiza com comunidades em todo o mundo garantiu à empresa um lugar nos principais índices de sustentabilidade, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice Global de Sustentabilidade MSCI e o FTSE4Good Emerging Index. Para mais informações, visite www.tcs.com

Contatos para imprensa:

Sing Comunicação de Resultados


Também encontrado em:
TCS


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.