Empreendedor troca atuação em fundo de investimentos para investir no segmento de audiobooks

Claudio Gandelman lidera a Auti Books, empresa que traz para o país uma tendência mundial de consumo literário, os audiobooks

O mercado editorial de audiobooks ganhou uma grande aliada na última semana. No dia 14 de junho foi anunciada a chegada da Auti Books, plataforma de venda de audiobooks que conta com a Sextante, com a Record e com a Intrínseca como parceiras. 

“A Auti Books nasceu da ideia de que cada vez mais os conteúdos, e principalmente os livros, podem ser consumidos não somente através de exemplares em papel. Os usuários podem “saborear” aventuras, mistérios, romances e qualquer tipo de livro através do som, em qualquer lugar e a qualquer hora, isso é empolgante”, comenta o CEO da Auti Books, Claudio Gandelman.

Mas por que apostar no mercado de audiobooks no Brasil?

No Brasil, apenas 8% da população tem capacidade de ler em um mercado potencial de 60 milhões de pessoas, sem contar que o país já tem mais aparelhos celulares ativos do que pessoas. Por que não levar conhecimento e cultura com qualidade ao máximo de pessoas possível usando algo que já está na mão do brasileiro?

Foi justamente avaliando que o mercado de audiobooks ainda é tímido no país e há muito espaço para crescer que o empresário e fundador da Bronze Ventures, Claudio Gandelman, os diretores das editoras Record, Intrínseca e Sextante perceberam a oportunidade de criar um site e um aplicativo para Android e iOS e disponibilizar títulos de seus catálogos e de outras editoras no formato de audiobook.

Com o objetivo de melhorar o país por meio da educação, a empresa lançou uma campanha permanente: a cada 10 audiobooks vendidos, a Auti Books doará um título para uma pessoa que não tem a oportunidade de ler um livro.

De acordo com Gandelman, a ação é ideal para coletivizar e impulsionar a troca de experiências e conhecimento de um produto individual. A meta da empresa é doar 1.000 exemplares no primeiro mês. “Estamos enfrentando um grave problema cultural de hábito e capacidade de leitura, assim a Auti Books já nasce, com a força de algumas das maiores editoras do Brasil, engajadas com a democratização da cultura e a transformação social do país”, ressalta o CEO.

Sobre Claudio Gandelman, CEO da Auti Books

Com 27 anos de experiência na área financeira e de tecnologia, Claudio Gandelman, de 49 anos, afastou-se da administração do fundo de investimentos em startups, Bronze Ventures para atuar como CEO da Auti Books, organizar o seu lançamento e atuar frente a empresa.

Apesar de ser uma grande mudança de comportamento cultural, isso não é uma novidade para Gandelman, que em 2008 capitaneou a virada na forma como as pessoas se encontravam para namorar. Por 5 anos à frente do match.com na América Latina, ele deu início a um movimento natural hoje em dia das pessoas se encontrarem através de computadores e celulares. Agora, a frente da Auti Books, o desafio é criar uma nova cultura de utilização de literatura, aumentando muito o mercado de consumidor, uma vez que existem muito mais brasileiros aptos a escutar um audiobook do que ler um livro.

Formado em Economia, Claudio iniciou sua carreira no mercado financeiro onde trabalhou por quatro anos no Banco Nacional, na área de produtos. Após esse período passou pela Helayel Trading,em Nova York, e posteriormente pela Icatu Seguros e Previdência.

Gandelman também foi sócio da Ágora Corretora, onde era responsável pelas áreas de Internet e Marketing, antes da venda da empresa para o Banco Bradesco. Em 2008, assumiu a presidência do Match.com - maior player de online dating do mundo e dono do Tinder- onde atuou por 5 anos.

Em 2014 assumiu a vice-presidência de Marketing da Oracle, para a América Latina e em 2015 fundou a Bronze Ventures. 

Sobre a Auti Books:

Nascida da ideia de que cada vez mais os conteúdos, e principalmente os livros, podem ser consumidos em formatos diversos, além do papel, a Auti Books permite aos usuários “saborear” aventuras, mistérios, romances e muitos outros temas por meio do som, com audiobooks. Dessa forma, é possível ter acesso a cultura, sonhos, viagens e muito mais, não só nos momentos tradicionais de leitura, mas também durante um deslocamento, seja no transporte público ou particular, executando tarefas do dia a dia, fazendo esportes ou mesmo durante a utilização de redes sociais. A Auti Books começa com mais de 150 títulos de todos os gêneros, incluindo grandes sucessos de venda, visando levar entretenimento e aprendizado para toda a população brasileira.

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados


Também encontrado em: