Fraude de envio é o principal tipo de fraude digital em todo o mundo, com crescimento de 1.500% de 2019 a 2021

No Brasil, fraudes no setor de logística aumentaram cerca de 45% entre 2019 e 2021; setor de serviços financeiros liderou em suspeitas de fraude, com aumento de 420% no mesmo período

São Paulo, 15 de junho de 2022 – O Relatório Global de Tendências de Fraude Digital de 2022, elaborado pela TransUnion (NYSE: TRU), empresa global de informações e insights, aponta que o crescimento contínuo do comércio eletrônico pode estar relacionado ao aumento da fraude de envio¹. Este é considerado atualmente o tipo de fraude digital com maior ascensão no mundo, com crescimento de 780,5% de 2020 a 2021 e de 1.500% nos últimos dois anos (2019-2021). O levantamento da TransUnion registrou ainda o aumento de 44,8% na incidência de fraude digital contra empresas do setor de logística no Brasil no período entre 2019 e 2021.

“À medida em que consumidores mudaram suas intenções de compra de varejistas físicos para plataformas de comércio eletrônico ao longo da pandemia, os fraudadores se movimentaram em direção aos ambientes em que seu público-alvo gastava cada vez mais tempo e dinheiro”, ressalta Shai Cohen, Vice-Presidente Sênior e Chefe Global de Soluções de Fraude na TransUnion. “As compras online se tornaram um hábito comum em escala global e, como resultado, a propensão à fraude no envio dos produtos também aumentou.”

Conforme a adoção de compras em canais digitais pelos consumidores continua a acelerar, a taxa global de todos os tipos de tentativas de fraude digital aumentou 52,2% de 2019 a 2021. Além da fraude de envio, outros tipos de fraude que tiveram grande crescimento na comparação de 2019 a 2021 são: fraude em ACH/débito2 (531,3%), roubo de identidade comercial³ (+165,7%) e fraude em benefício próprio4 (+91,1%). De acordo com a recente pesquisa da TransUnion com 12.500 pessoas adultas em todo o mundo, 62% das pessoas entrevistadas relataram o roubo de identidade5 como sua maior preocupação quando se trata de fraude digital.

Tipos comuns de fraude aumentaram em todos os setores de 2019 a 2021

Tipo de fraude

Taxa global de crescimento anual de fraudes

Fraude de Envio

1.541,8%

Fraude em ACH/Débito

531,3%

Roubo de Identidade Comercial

165,7%

Fraude em benefício próprio

91,1%

Roubo de Identidade

81,8%

Empresa com Esquema Fraudulento6

57,3%

Chargeback7

54,1%

Fraude de Identidade Sintética8

41,1%

“Quase metade das pessoas pesquisadas pela TransUnion disseram que estão realizando a maioria de suas transações online, cobrindo desde o gerenciamento de finanças pessoais e compras até assuntos de negócios, o que elevou a expectativa de consumidores em termos de experiência e segurança. Para mitigar efetivamente os riscos de fraude digital, as empresas devem garantir que possuam processos de autenticação fortes, bem como tecnologia simplificada e soluções de identidade em várias camadas. Essas soluções ajudarão a construir confiança com clientes e impedir essas táticas de fraude”, afirma Cohen.

Principais setores visados por suspeita de fraude digital no Brasil incluem serviços financeiros, viagens, lazer e games

Embora a fraude de envio abranja uma infinidade de mercados, certos setores de negócios estão mais propensos a tentativas de fraude digital. Para as transações originadas no Brasil, o setor de serviços financeiros teve a maior porcentagem de crescimento anual de suspeita de fraudes de 2019 a 2021, com aumento de 419,9%. Os mercados de viagens e lazer (51,2%) e logística (44,8%) foram o segundo e terceiro setores que mais cresceram na taxa de tentativas de fraude digital. Em contrapartida, os setores em que as tentativas de fraude digital vindas do Brasil mais diminuíram nesse mesmo período foram de telecomunicações (-89,6%) e comunidades, como fóruns e aplicativos de relacionamento (-54,1%).

“Fraudadores vão aonde está o dinheiro. Quanto mais pessoas se voltam para a internet como meio de realizar suas transações bancárias, mais fraudadores vão tentar tirar vantagem dessa tendência,” explica Marcelo Leal, Diretor de Soluções da TransUnion Brasil.

Globalmente, os setores de ‘viagens e lazer’ e ‘games’ foram classificados como os dois principais com o maior crescimento na taxa de tentativas de fraude digital de 2019 a 2021, aumento de 110,7% e 68,6% respectivamente. Isso se tornou especialmente prevalente à medida em que as economias se normalizaram diante da desaceleração da pandemia e o turismo foi retomado. No setor de viagens e lazer, a fraude com cartão de crédito roubado ou falso foi a predominante em 2021.

Taxas de crescimento ano a ano de tentativas de fraude digital  (2019 – 2021)

Setores afetados por fraude

Originário do Brasil

Globalmente

Serviços Financeiros

419,9%

60,5%

Viagens e Lazer

51,2%

110,7%

Logística

44,8%

-16,6%

Games

-37,8%

68,6%

 

A fraude digital em serviços financeiros continua sendo a mais frequente em todo o mundo. O principal tipo de fraude em serviços financeiros é o roubo de identidade5. Dessa forma, muitas instituições financeiras aderiram a iniciativas para aprimorar as medidas de segurança e soluções de autenticação.

“A fraude continua a impactar diversos setores de negócios e fraudadores estão sempre procurando a próxima oportunidade. No entanto, alguns setores frequentemente visados – como serviços financeiros ou viagens e lazer – devem empregar preventivamente soluções e estratégias de detecção de fraude para melhor proteção e atendimento aos clientes”, enfatiza Leal.

A TransUnion chegou às suas conclusões sobre fraude contra empresas com base na inteligência de bilhões de transações e mais de 40 mil sites e aplicativos contidos em seu principal conjunto de soluções de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude – TransUnion TruValidate™. A porcentagem ou taxa de tentativas suspeitas de fraude digital são aquelas que clientes do TruValidate™ negaram ou revisaram devido a indicadores fraudulentos em comparação com todas as transações avaliadas como fraude.

Para acesso a mais informações e insights sobre tendências globais de fraude, faça o download do relatório completo.

 

Glossário

¹Fraude de envio é qualquer tipo de fraude que ocorre durante o envio ou recebimento de mercadorias, independentemente do segmento de atuação da empresa (varejo, e-commerce, atacado etc.). Por exemplo: um comprador falsifica os dados de entrega ou um vendedor recebe o pagamento de mercadorias ou serviços, mas nunca envia para o comprador.

²Fraude em ACH/Débito é quando um cliente nega a autorização de uma transação de ACH (Automated Clearing House, utilizada apenas nos EUA/Canadá) ou de débito, resultando na devolução do pagamento a ele. No Brasil, esta pode ser considerada como fraude de Chargeback.

³Roubo de identidade comercial é o uso não autorizado de uma identidade comercial legítima e atualmente em operação.

4Fraude em benefício próprio é quando uma pessoa se recusa a pagar dívidas legitimamente realizadas e/ou alega falsamente ser vítima de fraude de identidade para não quitar suas dívidas.

5Roubo de Identidade ocorre quando o fraudador utiliza-se de uma identidade roubada para cometer fraude. No Brasil, o roubo de identidade pode ser considerado como premissa para a Fraude de Identidade Sintética.

6Empresa com Esquema Fraudulento ocorre quando um usuário se aproveita da comunidade para promover serviços e produtos não autorizados.

7Chargeback acontece quando um cliente faz o uso de crédito ou débito para fazer uma compra, mas depois contesta a transação, resultando em um estorno pelo estabelecimento.

8Fraude de Identidade Sintética ocorre quando um fraudador utiliza dados falsos ou dados reais combinados com falsos para cometer uma fraude.

 

Sobre a TransUnion  

A TransUnion é uma empresa global de informações e insights que traz a confiança para que companhias e consumidores alcancem grandes realizações na economia moderna. 

Fazemos isso fornecendo um olhar multidimensional de cada pessoa para que possam ser representadas de forma confiável e simétrica no mercado, possibilitando maior inclusão financeira. Como resultado, as empresas e os consumidores podem realizar transações com confiança, auxiliando na conquista por resultados. Chamamos isso de Informação para o Bem®. 

A TransUnion está há mais de 50 anos no mercado, com presença em mais de 30 países e em cinco continentes. Opera no Brasil há 10 anos, desde 2012, com o propósito de Ajudar a Melhorar a Qualidade de Vida das Pessoas. A companhia cria oportunidades econômicas, empodera consumidores e apoia centenas de milhões de pessoas em segmentos que incluem Serviços Financeiros, Seguros, Telecomunicações, Varejo, FinTechs, Indústrias e PMEs – Pequenas e Médias Empresas. 

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Sing Comunicação de Resultados

15/06/2022


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