Investimento em digital é a chave do futuro aumento do ROI

Dados coletados pela Twilio colocam a transformação digital no centro do sucesso dos negócios de hoje e do futuro

Investir em engajamento do cliente por meios digitais é uma maneira segura de uma empresa ampliar seu ROI, e isso é uma tendência que já se estabeleceu completamente no mercado mundial, tendendo a se intensificar no futuro. Esse é um dos destaques apontados, entre diversos insights envolvendo a transformação digital das empresas, do mais recente estudo da Twilio, plataforma de engajamento do cliente que impulsiona experiências personalizadas em tempo real para as marcas líderes da atualidade, o Relatório de Engajamento do Cliente 2022. 

A transformação digital é uma demanda, já há alguns anos. Essa demanda sofreu uma grande aceleração com a recente pandemia de COVID 19, que ceifou organizações que não se adequaram às novas raízes do consumo, fincadas no universo digital e dependentes dele para continuar prosperando em tempos de distanciamento e conexões intensificadas pela cultura de engajamento advinda das redes sociais. Mundialmente, as empresas que investiram no engajamento por meios digitais aumentaram, em média, 70% de suas receitas. A América Latina foi a região que mais conseguiu ver retorno na estratégia digital, com o Brasil liderando o ranking com 95% de aumento. 

A pesquisa apontou, também, que as empresas brasileiras esperam que 73% do seu relacionamento com o cliente seja feito de forma digital até 2025. Com quase 10% a mais que a média global de 64%, esse cenário mostra uma aceleração ainda maior no engajamento regional e coloca o Brasil com um possível líder nesse setor nos próximos anos. Esse crescimento destaca como a rápida mudança para o digital está criando novas oportunidades, e como o relacionamento online já é tão significativo quando o analógico em termos de negócios.

“Já tínhamos convicção da necessidade de se adotar o digital, porém nossa pesquisa acabou revelando que o ROI envolvido foi muito maior do que o esperado, sobretudo porque o mercado já se adaptou ao formato digital, em parte pela necessidade dos tempos recentes, em parte por uma preferência conquistada pelo engajamento e uma cultura de consumo moderna”, afirma Raul Rincon, vice-presidente sênior LATAM da Twilio.

O investimento faz completo sentido mercadológico. Hoje em dia, mais da metade das interações de empresas B2C com os consumidores é digital, comportamento que deve se tornar 21% maior globalmente nos próximos três anos, e isso é uma demanda comportamental que parte do consumidor.

“É evidente a necessidade de se transformar digitalmente. Esse se tornou um passo crucial para existir como negócio. É quase como abrir um CNPJ ou ter de declarar seus impostos. Não haverá líderes de mercado analógicos no futuro”, explica Rincon. As empresas preveem que até 2025, 64% das interações delas com seus clientes serão digitais. “Esse não foi um comportamento que se intensificou com a pandemia e, em breve, irá sumir. Não foi uma situação puramente de necessidade. É o novo modo de se fazer negócios”, finaliza Rincon.

O Relatório de Engajamento do Cliente 2022 é baseado em duas pesquisas realizadas pela Lawless Research em dezembro de 2021 e em janeiro de 2022. As pesquisas coletaram respostas de 3450 líderes empresariais e de 4500 consumidores, nos países: Austrália, Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Além disso, o relatório inclui análise de dados agregados anônimos de mais de 1,6 trilhão de interações que ocorreram na plataforma Twilio Segment. 

O relatório completo está disponível como uma experiência interativa, permitindo que os usuários da web explorem os dados por região e por país, bem como um relatório de 39 páginas, no link.

 

Sobre a Twilio

As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.

Para saber mais, acesse https://www.twilio.com/pt-br/

Redes Sociais:  

https://www.linkedin.com/company/twilio-inc-/   

https://www.instagram.com/twilio   

https://www.facebook.com/TeamTwilio  

 

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

05/05/2022


Também encontrado em: