Mantendo a IA no planeta: NVIDIA faz com que cada dia seja sobre o Dia da Terra

Tecnologia da empresa ajuda a entender ameaças à vida selvagem, preocupações climáticas, riscos de desastres e possíveis ações a serem tomadas

Seja no mar, na terra, no céu — ou até mesmo no espaço sideral — a tecnologia da NVIDIA está ajudando cientistas e desenvolvedores a explorar e compreender os oceanos, a vida selvagem, o clima e riscos existenciais distantes, como asteroides. 

Esses avanços cada vez mais inteligentes estão contribuindo para a análise de poluentes ambientais, danos a habitats e riscos de desastres naturais em um ritmo acelerado. Isso, por sua vez, viabiliza parcerias com governos locais para implementar ações de mitigação climática, como a prevenção da poluição e o plantio proativo. 

 Navegando os mares com IA 

 A Amphitrite, sediada na França, utiliza dados de satélite com inteligência artificial para simular e prever correntes oceânicas e condições meteorológicas. Seus modelos de IA, desenvolvidos com as plataformas NVIDIA AI e Earth-2, oferecem insights sobre o posicionamento ideal de embarcações para melhor aproveitar a força das correntes marítimas. Isso ajuda a determinar o momento mais adequado para navegar, bem como a rota mais eficiente, reduzindo o tempo de viagem, o consumo de combustível e as emissões de carbono. A Amphitrite integra o programa NVIDIA Inception, voltado para startups inovadoras. 

"A América Latina tem um grande potencial em termos de clima e meio ambiente, com ricas florestas e recursos naturais. Neste caso, as soluções da NVIDIA não apenas reforçam essa capacidade, mas também ajudam a acelerar os esforços da região na mitigação de riscos climáticos e na preservação ambiental”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.  

Protegendo a vida selvagem com IA 

A OroraTech, sediada em Munique, na Alemanha, monitora a caça ilegal de animais e incêndios florestais com o uso das tecnologias NVIDIA CUDA e Jetson. Integrante do programa NVIDIA Inception, a empresa utiliza a plataforma EarthRanger para oferecer um serviço de detecção e monitoramento de incêndios florestais que combina imagens de satélite e inteligência artificial, com o objetivo de proteger o meio ambiente e prevenir a caça ilegal. 

Mantendo a IA no clima 

Agências meteorológicas e cientistas do clima ao redor do mundo estão utilizando o NVIDIA CorrDiff, um modelo de IA generativa capaz de realizar previsões meteorológicas em escala de quilômetros, abrangendo vento, temperatura, tipo e volume de precipitação. O CorrDiff faz parte da plataforma NVIDIA Earth-2, voltada para a simulação de condições climáticas e meteorológicas. Ele está disponível como um microserviço NVIDIA NIM de fácil implantação. 

Em outro esforço relacionado ao clima, a NVIDIA Research anuncia um novo modelo de IA generativa chamado StormCast, desenvolvido para previsões meteorológicas confiáveis em uma escala superior à das tempestades. 

O modelo, descrito em um artigo científico, pode contribuir significativamente para o planejamento de desastres e medidas de mitigação, com potencial para salvar vidas. 

Evitando eventos de extinção em massa 

Pesquisadores relataram na revista Nature um novo método capaz de detectar asteroides de 10 metros de diâmetro dentro do cinturão principal de asteroides, localizado entre Júpiter e Marte. Essas rochas espaciais podem variar de tamanho — desde o equivalente a um ônibus até a largura de várias lojas da rede Costco — e possuem o potencial de causar destruição em áreas urbanas. 

O método utilizou o Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA, que foi empregado para observações anteriores desses asteroides. A análise foi viabilizada pela computação acelerada da NVIDIA. 

Aumentando a eficiência energética com Blackwell refrigerado a líquido 

Os sistemas NVIDIA GB200 NVL72 em escala de rack e refrigerados a líquido, construídos na plataforma Blackwell, oferecem desempenho excepcional enquanto equilibram custos de energia e calor. Ela oferece potencial de receita 40 vezes maior, rendimento 30 vezes maior, 25 vezes mais eficiência energética e 300 vezes mais eficiência hídrica do que arquiteturas resfriadas a ar. Os sistemas NVIDIA GB300 NVL72 construídos na plataforma Blackwell Ultra oferecem um potencial de receita 50x maior, rendimento 35x maior e eficiência energética 30x maior. 

Saiba mais sobre NVIDIA Earth-2 e NVIDIA Blackwell. 

 
Sobre a NVIDIA 

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/

Acesse também: 

Facebook: @NVIDIABrasil 

Twitter: @NVIDIABrasil 

YouTube: NVIDIA Latinoamérica 

Instagram: @NVIDIABrasil 

LinkedIn: @ NVIDIA Brasil 

 

Informações para a Imprensa (NVIDIA): 

Sing Comunicação de Resultados 

Larissa Nato, Welton Ramos, Isadora Fernandes, Janaína Leme e Vânia Gracio 

nvidia@singcomunica.com.br 

(11) 5091-7838  


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.