Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

*por Rodrigo Russano Dias

Você com certeza já ouviu falar sobre o Metaverso. Nos últimos meses, o assunto tem tomado grandes proporções, o que é compreensível, considerando que ele deverá fazer parte do nosso dia a dia em breve e que os investimentos nesta novidade têm sido cada vez maiores. Empresas de todo o mundo já estão trabalhando para entrar neste universo virtual, assim como as marcas, que já exploram o espaço de realidade digital para divulgarem produtos e serviços.

Além disso, o Metaverso tem tudo a ver com games. Aliás, muito do que vemos em jogos digitais atualmente, como criar histórias por meio de avatares e estruturas cada vez mais imersivas, estará presente nesse novo mundo, mas claro, de maneira muito mais real, o que torna o casamento entre games e o Mataverso perfeito.

Aqui na Nimo TV, por exemplo, já vivemos isso na pele no nosso aniversário de 3 anos no Brasil. Em 2021, para comemorar, promovemos um evento no Cidade Alta, o maior e mais popular servidor de GTA RP. Junto à DRUID, agência focada no ‘business to gamer’, criamos uma campanha imersiva no Metaverso que resultou em itens in-game customizados, como uma pequena ilha com ambientes diversos e roupas de festa. Apenas nesta ação, tivermos a participação de vários dos maiores streamers da plataforma, que inclusive interagiram com os presentes e criaram conteúdos especiais, como um show de talentos. 30 milhões de pessoas foram alcançadas, 10 milhões de vídeo views gerados e um pico de 30 mil pessoas nas lives.

Mas sobre todo esse universo, a pesquisa Deep Dive: Early Metaverse Players, divulgada pela NewZoo em janeiro deste ano, já mostra de forma um pouco mais aprofundada quem são os jogadores dessa nova realidade. Inclusive, os dados indicam que títulos como Fortnite, Roblox e Minecraft já são um sucesso no Metaverso, sendo, por enquanto, os pioneiros nesse sentido.

Diante desse cenário, as informações ainda revelaram que os jogadores do universo digital possuem média de idade de 27 anos, sendo estes visivelmente mais jovens do que o jogador médio que não joga nenhum desses três jogos fora do Metaverso.

Também é importante destacar o insight da pesquisa que indica que bem mais da metade dos jogadores do Metaverso usaram jogos para socializar nos últimos três meses, incluindo 62% que jogaram Roblox, 58% que competiram em Fotnite e 57% que se divertiram em Minecraft. Essa afirmação já nos coloca ainda mais perto de como será nosso cotidiano com o Metaverso, afinal sua premissa é replicar nossa realidade por meio de dispositivos tecnológicos.

O levantamento ainda indica que os jogadores do Metaverso gastam, em média, duas horas a mais por mês jogando que se comparado com os gamers fora do ambiente virtual. Outro dado importante é que, em média, estes jogadores gastam US$1,28 dólares a cada seis meses. Pode não parecer muito à primeira vista, mas saiba que estamos falando de jogos com milhões de jogadores.

Ou seja, já conseguimos ver que não conseguiremos fugir do Metaverso, assim como foi com tantas outras tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano atualmente. Ele já é uma realidade e precisamos estar prontos para nos adaptar a esse novo modo de interação, assim como as empresas e até desenvolvedores de jogo, como nos casos acima. Os jogadores continuarão mudando de comportamento e as tendências devem ser observadas para que consigamos avançar e refinar esse mercado cada vez mais, oferecendo tecnologia de ponta e atendendo às necessidades desse público.

*Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil.

 

Sobre a Nimo TV 

Nimo TV é uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos, conteúdos criativos e esports. Criada pela Huya, um dos maiores serviços de streaming de jogos da China, a Nimo TV chegou ao Brasil com o propósito de oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos. Em 2018, a Huya passou a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), após receber investimento de US$ 460 milhões da Tencent. Dentre os principais recursos da Nimo TV, estão o "Ultra HD Broadcasting", "Video Second Open", "Full Link Monitoring" e "Mobile Streaming", que permite a transmissão de sessões de gameplay ao vivo diretamente do aparelho mobile para o aplicativo do serviço. 

Site: https://www.nimo.tv/   

Instagram: https://www.instagram.com/nimotv_brasil/   

Twitter: https://twitter.com/NimoTV_Brasil   

TikTok: https://www.tiktok.com/@nimotvbrasil

Discord: https://discord.gg/EeTbxWWBkv

Blog: http://nimotv.blog/

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

08/02/2022


Também encontrado em: