Anahí Llop, diretora jurídica na OLX, será a responsável por liderar o comitê que tem como objetivo promover ações que estimulem um ambiente fiscal justo e equilibrado para o ecossistema digital
O Movimento Inovação Digital (MID), associação que reúne as maiores plataformas digitais em atuação no Brasil, anuncia Anahí Llop como nova líder do comitê de Tax. A novidade faz parte dos planos do MID para fomentar ainda mais o desenvolvimento do ecossistema digital no Brasil, promovendo a inovação, a competitividade e a inclusão digital.
Anahí é Diretora Jurídica na OLX Brasil, empresa que reúne as marcas OLX e ZAP, maiores plataformas de classificados do país. A executiva afirma que, no cenário tributário, a reforma da estrutura legislativa de cobrança de impostos, taxas e demais contribuições é um tema importante para o MID. “A discussão deve começar pela reforma da tributação sobre o consumo, que envolve compatibilizar as propostas materializadas nas PECs 45 e 110/2019”, comenta Anahí.
O comitê de Tax do MID tem como objetivo defender interesses e políticas em prol do mercado e do ecossistema digital, ao mesmo tempo em que viabilizem um ambiente fiscal justo e equilibrado. Para isso, o foco está no mapeamento das questões tributárias que impactam as centenas de empresas associadas ao MID. Além da reforma tributária, deverá haver outras revisões, como a possível reforma trabalhista que, segundo a executiva, poderia gerar impactos na área previdenciária e em legislações específicas para o setor de tecnologia.
“Outro assunto em destaque é a possível alteração do modelo de tributação dos marketplaces, tornando-os responsáveis pelo recolhimento dos tributos incidentes sobre as operações comerciais. Essa iniciativa é influenciada por experiências estrangeiras que podem não ser diretamente aplicáveis ao sistema tributário brasileiro”, aponta a executiva.
Anahí Llop é graduada e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Executive LL.M. (Máster Of Laws) CEU Law School, associado ao IESE Business School. Atualmente, a executiva é diretora jurídica na OLX Brasil, responsável pelas plataformas OLX e ZAP+, e integra o Comitê de Compliance da empresa.
Além de Anahí, o MID também anuncia outros executivos que irão liderar os demais comitês da entidade. Entre eles estão: Rodrigo Soeiro, Rodrigo Porto, Maysa Scrocco e Rebecca Cesar – para os comitês de Fintechs e Meios de Pagamento, Mobilidade, Logística e Comunicação, respectivamente.
Sobre o Movimento Inovação Digital (MID):
O Movimento Inovação Digital (MID) é uma associação sem fins lucrativos, que reúne as principais empresas digitais em atuação no Brasil. Elas promovem a transformação digital de todos os segmentos da economia brasileira. São marketplaces, healthtechs, fintechs, plataformas, investidores entre outros nativos digitais.
O grupo surgiu para representar e abordar interesses coletivos relacionados ao ecossistema digital junto ao Poder Público, instituições de ensino e sociedade civil. Para isso, ela fomenta ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento da transformação digital, competitividade e sustentabilidade no Brasil.
Atualmente, o Movimento reúne mais de 150 empresas, como Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, C6 Bank, Facily, Rappi, Tembici, OLX, WorldPay, Hotmart, Dr.consulta, Teladoc, Maida.Health, Adiq, PaySmart, Banco Inter, Grupo Mosaico, Leroy Merlin, BanQi, Whirpool, Banco Carrefour, Monetizze, Sodexo, TecBan, Edenred, Ambev, entre outras.
Para mais informações visite o site https://movimentoinova.com.br/ e acompanhe o MID nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook. Confira no Youtube as propostas do MID para os prestadores de serviços e apps.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
12/06/2023