Movimento Inovação Digital se reúne com empresas para promover a transformação digital da economia

Grupo inclui startups e grandes empresas para troca de experiências sobre novas tecnologias e gestão

As mudanças nos negócios e hábitos de consumo acontecem em ritmo cada vez mais acelerado sem oferecer tempo para as empresas se adaptarem. Pensando nisso, a Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), criada há seis anos, passa a se chamar Movimento Inovação Digital (MID). O objetivo é promover a transformação de toda economia por meio de encontros entre executivos e empreendedores nas sedes das maiores startups do Brasil. O grupo já conta com mais de 140 empresas, como Mercado Livre, 99, Americanas, Quinto Andar, Loft, C6, Leroy Merlin e Porto Seguro.

A mudança de nome ocorre em um momento de grande inflexão no mercado brasileiro, especialmente quando o assunto é o comércio eletrônico. O MID vai continuar na defesa de novos paradigmas de negócios com base num ponto de partida digital.

Segundo Vitor Magnani, presidente do MID, “ser digital não é, necessariamente, usar novas tecnologias, é também estabelecer um outro jeito de gerir empresas, instituir processos mais ágeis e construir uma cultura de sustentabilidade menos formal”.  Magnani acredita que somente a partir do contato direto e constante entre empreendedores e executivos que estão implementando a transformação digital é que o Brasil entrará de vez na nova dinâmica de mercado.

O Brasil ainda é um país com grandes oportunidades no universo digital. Apenas 11% de todo varejo vende por meio de sites, aplicativos ou redes sociais, por outro lado há mais smartphones ativos do que habitantes no país. Em países como China e EUA, o comércio digital já inclui cerca de 60% das empresas. Para Magnani, “a geração de negócios por meio das tecnologias disponíveis pode gerar um efeito multiplicador em cidades do interior ou comunidades periféricas que podem gerar renda sem, necessariamente, ter um ponto físico nos endereços mais caros”.

Por isso, o MID está lançando a Universidade Digitalize, que reúne diretores das plataformas digitais mais utilizadas para vendas online afim de ofertar em um único local cursos de capacitação aos pequenos e médios empreendedores utilizarem as plataformas digitais, sem necessariamente serem especialistas em tecnologia. A iniciativa já conta com conteúdo de empresas digitais, como Google, Hotmart, Shopee, Loggi, entre outras.

Outro ponto importante do MID é a representação do setor em debates públicos como Open Finance, Open Health, Digitalização do Poder Público e a regulação trabalhista de entregadores e motoristas. Neste último ponto, o grupo promete apresentar ainda esse ano uma proposta legislativa que contemple as reivindicações. “Estamos conversando com sindicatos e associações de prestadores de serviços por aplicativo para que a proposta compreenda as demandas legítimas desse setor”, ressalta Magnani.

Sobre o MID:

O Movimento Inovação Digital (MID) é uma entidade que reúne as principais plataformas da economia digital, incluindo marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento e investidores.  O MID existe para representar e abordar interesses coletivos relacionados à economia digital e plataformas. Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio da articulação com outras instituições. Atualmente, a entidade reúne mais de 140 associados, entre eles: Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, Facily, Rappi, Tembici, OLX, WorldPay, Hotmart, Saude iD, Maida.Health, Hash, Adiq, PaySmart, Dr. Consulta, Banco PAN, Grupo Mosaico, Leroy Merlin, banQi, Porto Seguro, Whirpool, Banco Carrefour, Monetizze, Tecban, entre outras.

Para mais informações visite o site https://movimentoinova.com.br/ e acompanhe o MID nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.  Confira no Youtube as propostas do MID para os prestadores de serviços e apps.

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

mid@singcomunica.com.br

29/08/2022

A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.