Novas GPUs NVIDIA RTX A400 e A1000 melhoram fluxos de trabalho de produtividade e design baseados em IA

Construídas na arquitetura NVIDIA Ampere, as GPUs oferecem ray tracing em tempo real e suporte para ferramentas generativas de IA para todas as estações de trabalho

A integração da IA em aplicações de design e produtividade está se tornando o novo padrão, alimentando a demanda por desempenho computacional avançado. Isso significa que profissionais e criativos precisarão aproveitar maior poder computacional, independentemente da escala, complexidade ou escopo de seus projetos. Para atender a essa necessidade crescente, a NVIDIA está expandindo suas ofertas de gráficos profissionais RTX com duas novas GPUs para desktops baseadas na arquitetura NVIDIA Ampere: NVIDIA RTX A400 e NVIDIA RTX A1000.

Eles expandem o acesso à IA e à tecnologia de rastreamento de raios, equipando os profissionais com as ferramentas necessárias para transformar seus fluxos de trabalho diários.

Uma nova era de criatividade, desempenho e eficiência

A GPU RTX A400 introduz ray tracing acelerado e IA para as GPUs da série RTX 400. Com 24 Tensor Cores para processamento de IA, ele supera as soluções tradicionais baseadas em CPU, permitindo que os profissionais executem aplicações de IA de ponta, como chatbots e copilotos inteligentes, diretamente em seus desktops.

A GPU oferece ray tracing em tempo real para que os criadores possam criar renderizações 3D vívidas e fisicamente precisas que ultrapassam os limites da criatividade e do realismo.

A A400 também inclui quatro saídas de exibição, uma novidade em sua série. Isso a torna ideal para ambientes de exibição de alta densidade, que são essenciais para setores como serviços financeiros, comando e controle, varejo e transporte.

A GPU NVIDIA RTX A1000 traz Tensor Cores e RT Cores para as GPUs da série RTX 1000 pela primeira vez, desbloqueando IA acelerada e desempenho de rastreamento de raios para criativos e profissionais.

Com 72 Tensor Cores, o A1000 oferece uma tremenda atualização em relação à geração anterior, oferecendo processamento de IA generativa 3x mais rápido para ferramentas como Stable Diffusion. Além disso, seus 18 núcleos RT aceleram tarefas gráficas e de renderização em até 3x, acelerando fluxos de trabalho profissionais, como design auxiliado por computador (CAD) 2D e 3D, design de produto e arquitetura e edição de vídeo 4K.

O A1000 também se destaca no processamento de vídeo, lidando com até 38% mais fluxos de codificação e oferecendo desempenho de decodificação 2x mais rápido em relação à geração anterior.

Com um design elegante de slot único e consumindo apenas 50 W, as GPUs A400 e A1000 trazem recursos impressionantes para estações de trabalho compactas e com baixo consumo de energia.

Expandindo o alcance da RTX

Essas novas GPUs capacitam os usuários com IA, gráficos e recursos de computação de ponta para aumentar a produtividade e desbloquear possibilidades criativas. Fluxos de trabalho avançados envolvendo renderizações com ray tracing e IA estão agora ao alcance do usuário, permitindo que os profissionais ultrapassem os limites de seu trabalho e alcancem níveis impressionantes de realismo.

Os planejadores industriais podem usar essas novas soluções de computação poderosas e com baixo consumo de energia para implantações de ponta. Os criadores podem aumentar as velocidades de edição e renderização para produzir conteúdo visual mais rico. Arquitetos e engenheiros podem fazer a transição perfeita de ideias de conceitos CAD 3D para projetos tangíveis. As equipes que trabalham em espaços inteligentes podem usar as GPUs para processamento de dados em tempo real, segurança aprimorada por IA e gerenciamento de sinalização digital em ambientes com espaço limitado. Os profissionais de saúde também podem obter análises de imagens médicas mais rápidas e precisas.

Os profissionais financeiros sempre usaram espaços de trabalho visuais amplos e de alta resolução para negociação, análise e gerenciamento de dados mais eficazes. Com a GPU RTX A400 com suporte nativo para até quatro monitores 4K, os profissionais de serviços financeiros agora podem obter uma alta densidade de exibição com menos GPUs, simplificando suas configurações e reduzindo custos.

"Com essa novidade, estamos capacitando os profissionais a alcançar novos patamares de desempenho e criatividade. Essas soluções não apenas expandem o acesso à IA e ao rastreamento de raios, mas também fornecem a potência computacional necessária para enfrentar projetos de qualquer escala e complexidade", afirma Pedro Vecchi, Gerente de Produto Sênior da NVIDIA.

Recursos de última geração e desempenho acelerado

As GPUs NVIDIA RTX A400 e A1000 estão equipadas com recursos projetados para turbinar os fluxos de trabalho diários, incluindo:

  • Núcleos RT de segunda geração: traçado de raios em tempo real, renderização e visualização fotorrealistas e baseadas em física para todos os fluxos de trabalho profissionais, incluindo desenho arquitetônico, design 3D e criação de conteúdo, onde simulações precisas de iluminação e sombra podem melhorar significativamente a qualidade do trabalho.
  • Tensor Cores de terceira geração: acelera ferramentas e aplicações aprimorados por IA, como IA generativa, remoção de ruído de renderização de imagens e superamostragem de aprendizado profundo para melhorar a velocidade e a qualidade da geração de imagens.
  • Núcleos CUDA baseados na arquitetura Ampere: até duas vezes o rendimento de ponto flutuante de precisão simples da geração anterior para acelerações significativas em gráficos e cargas de trabalho de computação.
  • 4 GB ou 8 GB de memória GPU: 4 GB de memória GPU com a GPU A400 e 8 GB com a GPU A1000 acomodam uma variedade de necessidades profissionais, desde design gráfico básico e edição de fotos até modelagem 3D mais exigente com texturas ou edição e dados de alta resolução e análises. As GPUs também apresentam maior largura de banda de memória em relação à geração anterior para processamento de dados mais rápido e manuseio mais suave de conjuntos de dados e cenas maiores.
  • Mecanismos de codificação e decodificação: com mecanismos de codificação de sétima geração (NVENC) e decodificação de quinta geração (NVDEC), as GPUs oferecem processamento de vídeo eficiente para suportar edição, streaming e reprodução de vídeo de alta resolução com latência ultrabaixa. A inclusão da decodificação AV1 permite maior eficiência e reprodução mais suave de mais formatos de vídeo.

Disponibilidade

A GPU NVIDIA RTX A1000 agora está disponível através de parceiros de distribuição global como PNY. Espera-se que a GPU RTX A400 esteja disponível nos parceiros de canal a partir de maio, com disponibilidade prevista dos fabricantes no verão.

 

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

Acesse também:

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Instagram: @NVIDIABrasil

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

nvidia@singcomunica.com.br

16/04/2024


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.