NVIDIA anuncia Blueprint Isaac GR00T para acelerar o desenvolvimento robótico de humanoides

NVIDIA anuncia Blueprint Isaac GR00T para acelerar o desenvolvimento robótico de humanoides

Nas próximas duas décadas, o mercado para robôs humanoides deverá alcançar US$ 38 bilhões. Para lidar com essa demanda significativa, particularmente nos setores de indústria e manufatura, a NVIDIA está lançando uma coleção de modelos básicos de robôs, pipelines de dados e estruturas de simulação para acelerar os esforços de desenvolvimento de robôs humanoides de próxima geração.

Anunciado pelo fundador e CEO da NVIDIA Jensen Huang na CES, o Blueprint NVIDIA Isaac GR00T para a geração de movimentos sintéticos ajuda os desenvolvedores a gerarem dados de movimentos sintéticos exponencialmente grandes para treinar seus humanoides usando aprendizado por imitação.

O aprendizado por imitação, um subconjunto do aprendizado robótico, permite que humanoides adquiram novas habilidades observando e imitando demonstrações humanas especializadas. Coletar esses extensos conjuntos de dados de alta qualidade no mundo real é entediante, demorado e, muitas vezes, proibitivamente caro. Implementar o Blueprint Isaac GR00T para a geração de movimentos sintéticos permite que os desenvolvedores gerem com facilidade conjuntos de dados sintéticos exponencialmente grandes apenas a partir de um pequeno número de demonstrações humanas.

Começando com o fluxo de trabalho GR00T-Teleop, os usuários podem aproveitar o Apple Vision Pro para capturarem ações humanas em um gêmeo digital. Essas ações humanas são imitadas por um robô na simulação e gravadas para uso como dados reais.

O fluxo de trabalho GR00T-Mimic então multiplica a demonstração humana capturada em um conjunto maior de dados de movimentos sintéticos. Para terminar, o fluxo de trabalho GR00T-Gen, baseado nas plataformas NVIDIA Omniverse e NVIDIA Cosmos, expande exponencialmente esse conjunto de dados por meio da aleatorização e do upscaling 3D.

Assim, o conjunto de dados pode ser usado como uma entrada para a política robótica, ensinando aos robôs como se moverem e interagirem de maneira segura e eficiente com o ambiente ao seu redor no NVIDIA Isaac Lab, uma estrutura modular e de código aberto para aprendizado robótico.

World Foundation Models diminuem a lacuna entre a simulação e a realidade 

Na CES, a NVIDIA também anuncia o Cosmos, uma plataforma com uma família de World Foundation Models abertos e pré-treinados, feitos especificamente para gerar vídeos com reconhecimento físico e estados mundiais para o desenvolvimento da IA física. Ele inclui modelos de autorregressão e difusão em uma variedade de tamanhos e formatos de dados de entrada. Os modelos foram treinados com 18 quatrilhões de tokens, incluindo 2 milhões de horas de direção autônoma, robótica, filmagens com drones e dados sintéticos.

Além de ajudar a gerar grandes conjuntos de dados, o Cosmos pode reduzir a lacuna entre a simulação e a realidade, fazendo o upscaling de imagens do 3D para o real. Combinar o Omniverse – uma plataforma para desenvolvedores de interfaces de programação de aplicações e microsserviços para criar aplicações e serviços 3D – com o Cosmos é fundamental, porque ajuda a minimizar as alucinações em potencial comumente associadas aos modelos de mundo, oferecendo salvaguardas cruciais por meio de suas simulações altamente controláveis e fisicamente precisas.

"O Blueprint Isaac GR00T representa um marco na aceleração do desenvolvimento robótico, permitindo que empresas e desenvolvedores enfrentem os desafios da criação de humanoides de maneira mais eficiente e acessível. Combinando aprendizado por imitação e tecnologias de simulação avançadas, como o Omniverse e o Cosmos, estamos pavimentando o caminho para uma nova era de robôs humanoides capazes de transformar setores inteiros, da manufatura à logística", reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Um ecossistema em expansão 

Juntos, o NVIDIA Isaac GR00T, o Omniverse e o Cosmos estão ajudando as inovações em IA física e humanoides a terem um gigantesco avanço. As principais empresas de robótica começaram a adotar e a demonstrar resultados com o Isaac GR00T, incluindo a Boston Dynamics e a Figure.

Os fabricantes de software e hardware para humanoides e robôs podem inscrever-se para acesso antecipado ao programa para desenvolvedores de robôs humanoides da NVIDIA.

Assista à apresentação de abertura da CES feita pelo fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, e atualize-se assinando a newsletter.

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Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.

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07/01/2025


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