NVIDIA e parceiros criam a Universal Scene Description para acelerar o metaverso industrial e a próxima onda de IA

Esforços para promover a USD como base do metaverso aberto e da internet 3D são liderados pela Pixar, Adobe, Autodesk, Siemens e inovadores em mídia, games, robótica, automação industrial e varejo

SANTA CLARA, Califórnia — SIGGRAPH — 9 de agosto de 2022 — A NVIDIA anuncia uma ampla iniciativa para desenvolver a Universal Scene Description (USD), a linguagem de código aberto e extensível dos mundos 3D, para se tornar uma base do metaverso aberto e da internet 3D.

Trabalhando com o criador da USD, a Pixar, bem como com a Adobe, Autodesk, Siemens e uma série de outras empresas líderes, a NVIDIA fará um roteiro de vários anos para expandir os recursos da USD para além dos efeitos visuais, permitindo que ela ofereça melhor suporte a aplicações de metaverso industriais em arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais.

"Ficamos muito orgulhosos de lançar mais novidades nessa plataforma colaborativa que concede uma ampla variedade de ferramentas de criação de conteúdo. O metaverso será a base de muitos setores nos próximos anos e essa novidade demonstra isso ainda mais”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Em sua apresentação especial na SIGGRAPH, a empresa compartilhou as próximas atualizações para desenvolver a USD. Isso inclui suporte internacional de caracteres, o que permitirá que usuários de todos os países e idiomas participem da USD. O suporte para coordenadas geoespaciais possibilitará digital twins em escala de cidade e escala planetária. Além disso, o streaming em tempo real de dados de IoT possibilitará o desenvolvimento de digital twins sincronizados com o mundo físico.

Para acelerar o desenvolvimento e a adoção da USD, a empresa também anunciou o desenvolvimento de um pacote aberto de certificação e testes de compatibilidade com a USD que os desenvolvedores podem usar livremente para testar suas criações em USD e certificar a produção do resultado esperado.  

"Além da mídia e do entretenimento, a USD dará aos artistas 3D, designers, desenvolvedores e demais profissionais a capacidade de trabalhar de forma colaborativa em diversos workflows e aplicações enquanto criam mundos virtuais", diz Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia Omniverse e simulação da NVIDIA. "Trabalhando com nossa comunidade de parceiros, estamos investindo na USD para que ela possa servir de base para as áreas de arquitetura, manufatura, robótica, engenharia e muito mais."

Recursos USD de código aberto e líderes apoiando a USD

A NVIDIA está lançando uma coleção de recursos gratuitos para acelerar a adoção da USD, incluindo milhares de elementos artísticos USD desenvolvidos especificamente para abrir a criação de mundos virtuais para usuários sem experiência em 3D. A empresa também está fornecendo centenas de tutoriais on demand, documentação e ferramentas de desenvolvedor para ajudar a espalhar a aprendizagem em USD.

"A USD é uma base do pipeline da Pixar, e está vendo o crescimento rápido desse impulso como um framework de código aberto não apenas em efeitos visuais e animação, mas agora em aplicações industriais, de design e científicas", afirma Steve May, diretor de tecnologia na Pixar Animation Studios. "As contribuições da NVIDIA para ajudar a desenvolver a USD como a base aberta de plataformas 3D totalmente interoperáveis serão uma grande vantagem em todos os setores."

A NVIDIA também anunciou o investimento na criação de plug-ins USD de ecossistemas populares de software 3D para o Omniverse, uma plataforma para conectar e criar mundos virtuais com base na Universal Scene Description. Novas versões Beta incluem PTC Creo e SideFX Houdini, com Autodesk Alias e Autodesk Civil3D, Siemens Xcelerator e muito mais em desenvolvimento.

 “A Siemens e a NVIDIA estão se unindo para possibilitar o metaverso industrial onde ocorrerá o futuro do design, engenharia e colaboração”, explica Dirk Didascalou, diretor de tecnologia da Siemens Digital Industries. “Estamos empolgados em oferecer suporte ao USD na plataforma Siemens Xcelerator e planejamos colaborar com a NVIDIA na próxima geração do formato.” 

Na SIGGRAPH, a NVIDIA também reunirá centenas de líderes de engenharia e de produtos do ecossistema USD em conselhos de trabalho para ajudar a alinhar as prioridades de desenvolvimento da USD e obter feedback sobre onde a NVIDIA pode centralizar os esforços de desenvolvimento. Entre as empresas contribuindo e apoiando a USD estão a Adobe, Autodesk, Pixar e Siemens.

“A Autodesk esteve intimamente envolvida no desenvolvimento do USD desde o início como um meio de padronizar a troca de dados 3D em fluxos de trabalho de animação e efeitos visuais", afirma Raji Arasu, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia na Autodesk. " Entendemos a importância da interoperabilidade 3D e já começamos a estender os aplicativos do USD além da mídia e do entretenimento para aplicações de design, engenharia e industriais. Estamos empolgados com o impulso por trás do USD de parceiros como a NVIDIA, que acreditamos que ajudará a entender melhor o conceito do metaverso e todos os fluxos de trabalho que ele desbloqueia para nossos clientes."

Os inovadores em mídia, games, robótica, automação industrial, varejo e setor alimentício já estão adotando a USD como sua linguagem de metaverso preferida, incluindo a Kroger e Volvo.

“A promessa da USD é imensa. Na Volvo, entendemos o valor da descrição de cena 3D aberta, extensível e interoperável imediatamente para nossos projetos de metaverso. Ser capaz de manter ativos como uma única fonte de verdade e trazê-los do mundo real para o mundo virtual será perfeito em aplicações de consumo de internet 3D”, conta Mattias Wikenmalm, especialista sênior de visualização da Volvo. 

Saiba mais sobre os recursos da USD da NVIDIA.

 

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center que estão reformulando o setor. Mais informações em: https://nvidianews.nvidia.com/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

 

Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: o roteiro plurianual para expandir os recursos do USD além dos efeitos visuais; nossas colaborações com terceiros; o impacto da evolução do USD; suporte a caracteres internacionais, permitindo que usuários de todos os países e idiomas participem do USD; suporte para coordenadas geoespaciais permitindo gêmeos digitais em escala de cidade e escala planetária; transmissão em tempo real de dados de IoT permitindo o desenvolvimento de gêmeos digitais sincronizados com o mundo físico; o rápido crescimento do USD como uma estrutura de código aberto em VFX, animação, aplicações industriais, de design e científicas; os benefícios, desempenho e impacto de nossos produtos e tecnologias, incluindo Omniverse; o futuro do design, engenharia e colaboração ocorrendo no metaverso industrial; e a promessa de USD são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias em nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação de mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q . Cópias de relatórios arquivados na SEC são postadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA sem custo. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e valem apenas na data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2022 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA e NVIDIA Omniverse são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas registradas das respectivas empresas às quais estão associados.

 

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

09/08/2022


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.