NVIDIA Enterprise lança Omniverse, plataforma de colaboração e simulação de design para empresas

Principais fabricantes de computadores lançam workstations e NVIDIA-Certified Systems para Omniverse; BMW, Ericsson, Foster + Partners e WPP são algumas das primeiras empresas a adquiri-los  

A NVIDIA Enterprise lança a NVIDIA Omniverse Enterprise, a primeira plataforma de tecnologia do mundo que oferece colaboração em tempo real em um espaço virtual compartilhado a equipes mundiais de design 3D que usam vários conjuntos de softwares.

Com NVIDIA Omniverse Enterprise, equipes de produção 3D, que geralmente são grandes, apresentam habilidades diversas e estão em diferentes lugares, podem colaborar em projetos complexos com facilidade. Em vez de realizar reuniões presenciais ou trocar e fazer iterações em arquivos grandes, designers, profissionais e revisores podem trabalhar simultaneamente em um mundo virtual de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Algumas das equipes de design mais sofisticadas do mundo, como as das empresas BMW Group, Foster + Partners e WPP, são as primeiras a avaliar o NVIDIA Omniverse Enterprise. O lançamento ocorre três meses após a disponibilização da versão Beta aberta da plataforma para pessoas, com download feito por quase 17 mil usuários.

"De tempos em tempos, as tecnologias se unem para criar algo totalmente novo, e Omniverse é uma dessas invenções. Baseada em todo o portfólio da NVIDIA, a plataforma permite criar e simular mundos 3D virtuais compartilhados que obedecem às leis da física. As aplicações imediatas de Omniverse são incríveis, desde a conexão de equipes de design para colaboração remota até a simulação de gêmeos digitais de fábricas e robôs. O metaverso da ficção científica está se tornando realidade", afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

“A pandemia de Covid-19 acelerou o desenvolvimento do trabalho remoto, mas para muitas profissões ainda era necessário ir até o escritório por necessitar de máquinas com alto desempenho. A nova plataforma Omniverse revoluciona todos os mercados ao permitir que se tenha acesso ao projeto em qualquer lugar, com qualquer máquina, além da possibilidade de ter mais de uma pessoa trabalhando no mesmo arquivo ao mesmo tempo. É o conceito do futuro que poderá revolucionar muitos mercados regionais pela acessibilidade”, explica Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina.

Omniverse Enterprise é uma nova plataforma que vem com o servidor NVIDIA Omniverse Nucleus, responsável pelo gerenciamento do data base compartilhado entre os clientes, e os conectores NVIDIA Omniverse, plug-ins para as principais aplicações de design do setor.

Também vem com duas aplicações para usuários finais: NVIDIA Omniverse Create, que acelera a composição de cenas e proporciona a montagem, a iluminação, a simulação e a renderização interativas de cenas em tempo real, e NVIDIA Omniverse View, que possibilita o design colaborativo e a visualização fácil de projetos arquitetônicos e de engenharia com renderização fotorrealista. O software NVIDIA RTX™ Virtual Workstation (vWS), que também faz parte da plataforma, oferece aos colaboradores a liberdade de usar aplicações 3D com muitos gráficos em qualquer lugar.

Omniverse Enterprise foi testado e otimizado para ser usado em notebooks e desktops NVIDIA RTX, além de NVIDIA-Certified Systems™ na plataforma NVIDIA EGX™. Assim, é possível implementar a ferramenta em organizações de todos os portes, de pequenos grupos de trabalho que usam desktops e notebooks locais a equipes espalhadas pelo mundo que acessam o data center por meio de vários dispositivos.

Líderes mundiais adotam Omniverse

Mais de 400 empresas avaliaram o Omniverse nos últimos 2 anos. Confira alguns exemplos:

O BMW Group é o primeiro fabricante de automóveis a usar o NVIDIA Omniverse para projetar uma réplica digital completa de uma fábrica inteira. Milhares de planejadores, engenheiros de produto, gerentes de unidades e especialistas em metodologia lean na rede mundial de produção podem colaborar em um único ambiente virtual para projetar, planejar, simular e otimizar sistemas de manufatura extremamente complexos antes da construção da fábrica ou da integração de um novo produto.

"Com NVIDIA Omniverse e a IA da NVIDIA, conseguimos simular todas as 31 fábricas em nossa rede de produção. Todos os elementos do modelo de fábrica completa, como funcionários, robôs, edifícios e peças de montagem, podem ser simulados para possibilitar vários casos de uso com IA, como planejamento de fábrica virtual, robôs autônomos, manutenção preditiva e análise de Big Data. Essas inovações reduzirão o tempo de planejamento, aumentarão a flexibilidade e a precisão e, no final, proporcionarão processos de planejamento 30% mais eficientes. Omniverse é uma ferramenta revolucionária que está definindo o padrão para plataformas de colaboração do setor", declara Milan Nedeljkovic, membro do conselho de gerenciamento da BMW AG, responsável pela produção.

A Industrial Light & Magic está avaliando o Omniverse para diversos workflows possíveis, mas principalmente para reunir conteúdo criado em várias aplicações tradicionais e possibilitando a colaboração simultânea entre equipes distribuídas pelo mundo. Omniverse pode eliminar os obstáculos técnicos que antes impediam o processo criativo, facilitando a tomada de decisões em tempo real em todas as disciplinas.

Foster + Partners, empresa de design arquitetônico e engenharia do Reino Unido, implementou o Omniverse para oferecer um design colaborativo fácil e recursos de visualização a equipes espalhadas por 14 países. "O Omniverse é uma plataforma revolucionária que permitiu que nossos designers colaborem e visualizem várias alterações de design em uma cena simultaneamente usando o software de preferência deles. Como podemos analisar as opções de design em paralelo, temos muito mais tempo para o design criativo e a visualização. A integração de tecnologias inovadoras, como o machine learning, trará outras oportunidades que ajudarão no processo criativo no futuro.", explica Martha Tsigkari, parceira do Applied Research and Development Group da Foster + Partners.

A WPP, a maior organização de serviços de marketing do mundo, está usando a plataforma NVIDIA Omniverse para substituir os métodos tradicionais de produção no local por uma produção totalmente virtual e, assim, reinventar o processo de criação de conteúdo publicitário. Quando as restrições da pandemia entraram em vigor, a equipe da WPP teve dificuldade em gravar comerciais para clientes presencialmente. Ela usou a plataforma NVIDIA Omniverse para projetar, criar e simular de modo colaborativo uma floresta virtual fotorrealista sem precisar de gravações físicas.

"A Hogarth, especialista mundial de produção de conteúdo da WPP, é a maior do mundo. Organizamos mais de 1,5 mil gravações por ano para nossos clientes. Omniverse melhorou a forma como trabalhamos. Com isso, vários artistas de diferentes etapas do pipeline podem colaborar em uma única cena virtualmente ao mesmo tempo e de qualquer lugar do mundo, além de reduzir significativamente nossa pegada de carbono e permitir a produção sustentável", comenta Richard Glasson, CEO Global da Hogarth.

A Ericsson, empresa líder de telecomunicações, está usando a plataforma Omniverse para simular e visualizar futuras redes 5G. "A plataforma NVIDIA Omniverse possibilita que nossas equipes observem virtualmente as características geográficas únicas de cada cidade, seja San Francisco e suas montanhas ou Frankfurt e seus arranha-céus, e o impacto delas no desempenho da rede de rádio", afirma Joakim Sorelius, diretor de redes das unidades de desenvolvimento da Ericsson. “Com nossa ampla experiência em simulação e as visualizações impressionantes do Omniverse, elevaremos a análise da rede de rádio a um novo patamar, gerando informações que garantam que os clientes tenham a melhor experiência possível com o 5G. Para nós, Omniverse é o futuro da colaboração e do planejamento", complementou.

A Activision Publishing, Inc., está usando os recursos de pesquisa com IA de NVIDIA Omniverse em seus games premiados e de sucesso para que profissionais, desenvolvedores e designers possam explorar, de modo intuitivo, grandes bases de dados de materiais 3D não identificados usando textos ou imagens.

Criando o metaverso: padrões abertos e interoperabilidade

Os setores 3D do mundo estão contribuindo significativamente para a criação do metaverso, um grande mundo virtual compartilhado, adotando frameworks de arquivos abertos, como o Universal Scene Description da Pixar, e investindo na interoperabilidade entre aplicações de software. O ecossistema do NVIDIA Omniverse continua crescendo, conectando aplicações líderes de empresas de software como Bentley Systems, Adobe, Autodesk, Epic Games, ESRI, Graphisoft, Trimble, McNeel & Associates, Blender, Marvelous Designer, Reallusion e wrnch Inc.

A Bentley Systems, a empresa de software de engenharia de infra-estrutura, anuncia que está trazendo réplicas digitais de infraestrutura para o NVIDIA Omniverse. A Bentley é a primeira a usar os recursos de renderização em tempo real, IA e simulação de NVIDIA Omniverse.

Em nvidia.com/omniverse, você encontra a lista completa dos parceiros de software.

Disponibilidade

O software NVIDIA Omniverse Enterprise está disponível por assinatura e inclui os serviços de Suporte Empresarial da NVIDIA. A rede de fabricantes de computadores líderes parceiros da NVIDIA, como ASUS, BOXX Technologies, Cisco, Dell Technologies, HP, Lenovo e Supermicro, estão suportando NVIDIA Omniverse Enterprise.

Sobre a NVIDIA

Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna — a próxima era da computação — com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

# # #

Algumas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: recursos, desempenho, vantagens, impacto e disponibilidade do NVIDIA Omniverse Enterprise, inclusive as aplicações NVIDIA Omniverse Create e NVIDIA Omniverse View; o design de edifícios, fábricas, carros e produtos envolvendo cada vez mais equipes amplas e espalhadas por vários locais; a integração de tecnologias futuristas que trará mais oportunidades para auxiliar o processo criativo e os setores 3D do mundo realizando grandes avanços na construção do metaverso são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem ter resultados substancialmente diferentes das expectativas. Entre os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes estão as condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, empacotar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias nos já existentes; a aceitação de nossos produtos ou de produtos de nossos parceiros no mercado; defeitos de software, projeto ou fabricação; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor e perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas, bem como outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais recentes apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC, Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletir circunstâncias ou eventos futuros.

©2021 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, NVIDIA EGX, NVIDIA Omniverse, NVIDIA RTX e NVIDIA-Certified Systems são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos são marcas comerciais das respectivas empresas às quais são associados. Os recursos, os preços, a disponibilidade e as especificações estão sujeitos a alterações sem notificação prévia.

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

13/04/2021


Também encontrado em: