Acer, ASUS, Dell Technologies, GIGABYTE, HP, Lenovo e MSI criam sistemas pessoais NVIDIA DGX Spark e DGX Station para desenvolvedores de IA, pesquisadores e cientistas de dados
COMPUTEX - A NVIDIA anuncia que os principais fabricantes de sistemas de Taiwan estão prontos para construir sistemas NVIDIA DGX Spark e DGX Station™.
As parcerias crescentes com Acer, GIGABYTE e MSI ampliarão a disponibilidade dos supercomputadores pessoais de IA DGX Spark e DGX Station, capacitando um ecossistema global de desenvolvedores, cientistas de dados e pesquisadores com desempenho e eficiência sem precedentes.
Empresas, provedores de software, agências governamentais, startups e instituições de pesquisa precisam de sistemas robustos que possam oferecer o desempenho e os recursos de um servidor de IA em um formato de desktop sem comprometer o tamanho dos dados, a privacidade do modelo proprietário ou a velocidade da escalabilidade.
O surgimento de sistemas de agentes de IA capazes de tomada de decisões e execução de tarefas autônomas amplifica essas demandas. Equipados com a plataforma NVIDIA Grace Blackwell, o DGX Spark e o DGX Station permitirão que os desenvolvedores criem protótipos, ajustem e infiram modelos, desde o desktop até o data center.
“A IA revolucionou todas as camadas da pilha de computação — do silício ao software”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Descendentes diretos do sistema DGX-1 que deu início à revolução da IA, o DGX Spark e o DGX Station foram criados do zero para impulsionar a próxima geração de pesquisa e desenvolvimento em IA.”
“A IA impulsionou avanços significativos na computação, otimizando processos e expandindo a capacidade de análise de dados em larga escala. Nossa missão é oferecer aos nossos parceiros soluções mais rápidas, eficientes e personalizadas em diversas áreas”, diz Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
DGX Spark impulsiona a inovação
O DGX Spark é equipado com o superchip NVIDIA GB10 Grace Blackwell e núcleos Tensor de quinta geração. Ele oferece até 1 petaflop de computação de IA e 128 GB de memória unificada, além de permitir a exportação perfeita de modelos para a NVIDIA DGX™ Cloud ou qualquer infraestrutura acelerada de nuvem ou data center.
Oferecendo desempenho e recursos poderosos em um pacote compacto, o DGX Spark permite que desenvolvedores, pesquisadores, cientistas de dados e estudantes expandam os limites da IA generativa e acelerem cargas de trabalho em todos os setores.
DGX Station avança a inovação em IA
Desenvolvido para as cargas de trabalho de IA mais exigentes, o DGX Station conta com o superchip NVIDIA GB300 Grace Blackwell Ultra Desktop, que oferece até 20 petaflops de desempenho de IA e 784 GB de memória de sistema unificada. O sistema também inclui a placa de rede NVIDIA ConnectX®-8 SuperNIC, que suporta velocidades de rede de até 800 Gb/s para conectividade de alta velocidade e escalonamento multiestação.
O DGX Station pode servir como um desktop individual para um usuário executando modelos avançados de IA usando dados locais, ou como um nó de computação centralizado sob demanda para vários usuários. O sistema suporta a tecnologia NVIDIA Multi-Instance GPU para particionar em até sete instâncias — cada uma com sua própria memória de alta largura de banda, cache e núcleos de computação — servindo como uma nuvem pessoal para equipes de ciência de dados e desenvolvimento de IA.
Para proporcionar aos desenvolvedores uma experiência de usuário familiar, o DGX Spark e o DGX Station espelham a arquitetura de software que alimenta fábricas de IA de nível industrial. Ambos os sistemas utilizam o sistema operacional NVIDIA DGX, pré-configurado com o mais recente conjunto de softwares de IA da NVIDIA, e incluem acesso aos microsserviços NVIDIA NIM™ e NVIDIA Blueprints.
Os desenvolvedores podem usar ferramentas comuns, como PyTorch, Jupyter e Ollama, para prototipar, ajustar e realizar inferências no DGX Spark e implantar perfeitamente no DGX Cloud ou em qualquer data center acelerado ou infraestrutura de nuvem.
A Dell Technologies está entre os primeiros construtores de sistemas globais a desenvolver o DGX Spark e o DGX Station, ajudando a atender à crescente demanda empresarial por soluções de computação de IA poderosas e localizadas.
“Há uma clara mudança entre consumidores e empresas para priorizar sistemas que possam lidar com a próxima geração de cargas de trabalho inteligentes”, afirma Michael Dell, presidente e CEO da Dell Technologies. “O interesse no NVIDIA DGX Spark e no NVIDIA DGX Station sinaliza uma nova era na computação para desktop, liberando todo o potencial do desempenho da IA local. Nosso portfólio foi projetado para atender a essas necessidades. O Dell Pro Max com GB10 e o Dell Pro Max com NVIDIA GB300 oferecem às organizações a infraestrutura para integrar e lidar com grandes cargas de trabalho de IA.”
A HP Inc. está reforçando o futuro da computação de IA ao oferecer essas novas soluções que permitem que as empresas liberem todo o potencial do desempenho da IA.
“Por meio de nossa colaboração com a NVIDIA, estamos oferecendo um novo conjunto de dispositivos e experiências com tecnologia de IA para impulsionar ainda mais as ambições da HP para o futuro do trabalho, permitindo o crescimento dos negócios e a realização profissional”, conta Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc. “Com o HP ZGX, estamos redefinindo a computação para desktop, trazendo desempenho de IA com nível de data center para desenvolvedores e pesquisadores iterarem e simularem com mais rapidez, desbloqueando novas oportunidades.”
Disponibilidade expandida e ecossistema de parceiros
O DGX Spark estará disponível na Acer, ASUS, Dell Technologies, GIGABYTE, HP, Lenovo e MSI, bem como em parceiros de canal globais, a partir de julho. As reservas para o DGX Spark já estão abertas em nvidia.com e por meio de parceiros da NVIDIA.
A DGX Station deverá estar disponível na ASUS, Dell Technologies, GIGABYTE, HP e MSI ainda este ano.
Assista à palestra de Huang na COMPUTEX e saiba mais no NVIDIA GTC Taipei.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
LinkedIn: @ NVIDIA Brasil
Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho e disponibilidade dos produtos e serviços da NVIDIA; as colaborações da NVIDIA com terceiros e os benefícios e impactos delas; terceiros usando ou adotando nossos produtos e tecnologias, os benefícios e impactos deles; e DGX Spark e DGX Station impulsionando a próxima geração de pesquisa e desenvolvimento de IA são declarações prospectivas dentro do significado da Seção 27A da Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada, e Seção 21E da Lei de Valores Mobiliários de 1934, conforme alterada, que estão sujeitas ao "porto seguro" criado por essas seções e que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias em nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação de mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de design, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces do setor; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva junto à Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados junto à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA sem custo. Estas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são válidas apenas na data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar estas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
© 2025 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, ConnectX, DGX, DGX Station e NVIDIA NIM são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
19/05/2025