NVIDIA revela plataforma de superchip GH200 Grace Hopper de última geração para era da computação acelerada e IA generativa

Primeiro processador HBM3e do mundo oferece memória e largura de banda inovadoras, capacidade de conectar várias GPUs para desempenho excepcional, além de design de servidor facilmente escalável

LOS ANGELES — SIGGRAPH — 8 de agosto de 2023 — A NVIDIA anuncia a próxima geração da plataforma NVIDIA GH200 Grace Hopper™ — baseada em um novo Superchip Grace Hopper com o primeiro processador HBM3e do mundo — construída para a era da computação acelerada e IA generativa.

Criada para lidar com as cargas de trabalho de IA generativas mais complexas do mundo, abrangendo grandes modelos de linguagem (LLMs), sistemas de recomendação e bancos de dados vetoriais, a nova plataforma estará disponível em uma ampla variedade de configurações.

A configuração dupla — que oferece até 3,5 vezes mais capacidade de memória e 3 vezes mais largura de banda do que a oferta da geração atual — compreende um único servidor com 144 núcleos Arm Neoverse, oito petaflops de desempenho de IA e 282 GB da mais recente tecnologia de memória HBM3e.

“Para atender à crescente demanda por IA generativa, os data centers exigem plataformas de computação aceleradas com necessidades especializadas”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “A nova plataforma GH200 Grace Hopper Superchip oferece isso com tecnologia de memória excepcional e largura de banda para melhorar a taxa de transferência, a capacidade de conectar GPUs para agregar desempenho sem comprometimento e um design de servidor que pode ser facilmente implantado em todo o data center.”

A nova plataforma usa o Grace Hopper Superchip, que pode ser conectado com Superchips adicionais do NVIDIA NVLink™, permitindo que eles trabalhem juntos para implantar os modelos gigantes de hoje para IA generativa.

Na configuração dupla, essa tecnologia coerente e de alta velocidade oferece à GPU acesso total à memória da CPU, fornecendo 1,2 TB combinados de memória rápida.

A memória HBM3e, que é 50% mais rápida que a HBM3 atual, oferece um total de 10 TB/s de largura de banda combinada, permitindo que a nova plataforma execute modelos 3,5 vezes maiores que a versão anterior, melhorando o desempenho com largura de banda de memória 3 vezes mais rápida.

"Mais uma vez, estamos à frente de mais uma inovação no setor. Ter o primeiro processador HBM3e do mundo mostra, mais uma vez, nossa missão em oferecer aos nossos clientes e parceiros o que há de melhor em desempenho", reforça Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Demanda crescente por Grace Hopper

Fabricantes líderes já estão oferecendo sistemas baseados no previamente anunciado Grace Hopper Superchip. Para impulsionar a ampla adoção da tecnologia, a plataforma Grace Hopper Superchip de próxima geração com HBM3e é totalmente compatível com a especificação de servidor NVIDIA MGX™ revelada na COMPUTEX no início deste ano. Com o MGX, qualquer fabricante de sistema pode adicionar o Grace Hopper de forma rápida e econômica em mais de 100 variações de servidor.

Disponibilidade

Espera-se que os principais fabricantes de sistemas forneçam sistemas baseados na plataforma no segundo trimestre do ano fiscal de 2024.

Assista ao keynote do SIGGRAPH de Huang para saber mais sobre Grace Hopper.

 

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica


Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, entre outras, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade de nossos produtos, serviços e tecnologias, incluindo a plataforma NVIDIA GH200 Grace Hopper, Grace Hopper Superchips, NVIDIA NVLink e NVIDIA MGX; demanda crescente por IA generativa; data centers que exigem plataformas de computação acelerada com necessidades especializadas; e os principais fabricantes de sistemas que fornecem sistemas baseados na plataforma GH200 Grace Hopper Superchip no segundo trimestre do ano civil de 2024 são declarações prospectivas sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação no mercado de nossos produtos ou produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas do consumidor; mudanças nos padrões e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q . Cópias de relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis gratuitamente na NVIDIA. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e valem apenas a partir da presente data e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Grace Hopper, NVIDIA MGX e NVLink são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

nvidia@singcomunica.com.br

08/08/2023


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.