Pesquisa da Cloudera revela que 96% das empresas integraram IA aos processos centrais de negócios

As empresas relatam resultados mais fortes com a adoção da IA, enquanto a arquitetura de dados híbrida surge como fator-chave para viabilizar uma IA segura e escalável em nível corporativo

São Paulo, 25 de setembro de 2025 – A Cloudera, única empresa que leva IA aos dados em qualquer lugar, divulga os resultados de seu mais recente relatório de pesquisa global, “The Evolution of AI: The State of Enterprise AI and Data Architecture”.  Com consulta a mais de 1,5 mil líderes de TI, o relatório examina como a adoção de IA se acelerou, como as arquiteturas de dados empresariais evoluíram e quais novos desafios surgiram em torno da escalabilidade segura da IA em 2025.  Comparado ao estudo da Cloudera de 2024, o relatório atual destaca como prioridades, obstáculos e metas mudaram em apenas um ano, oferecendo um retrato do cenário empresarial de IA em rápida transformação.  A pesquisa evidencia, ainda, que o futuro será impulsionado pela IA, alimentada por todos os dados, independentemente de onde estejam. Dessa forma, o levantamento indica que as organizações precisam ter acesso a 100% de seus dados, em qualquer local ou formato, para governá-los com segurança e extrair insights robustos em tempo real e preditivos, sem compromissos. 

O dado mais impressionante: 96% dos líderes de TI relataram que a IA está pelo menos parcialmente integrada aos processos centrais de seus negócios. Este número subiu em relação a 2024, quando 88% dos entrevistados disseram já usar IA em suas empresas. Isso indica que a IA passou da fase de experimentação para a plena integração em processos e fluxos de trabalho centrais. E está valendo a pena: 70% dos respondentes disseram ter alcançado sucesso significativo com iniciativas de IA, e apenas 1% ainda não viram resultados. 

As empresas estão explorando diversos tipos de IA para alcançar esses resultados, incluindo IA generativa (60%), deep learning (53%) e preditiva (50%). A confiança para diversificar os portfólios de IA também aumentou, com 67% dos líderes de TI se sentindo mais preparados para gerenciar novas formas de IA, especialmente agentes, do que há um ano. Por trás desse sucesso está uma mudança crescente na forma como as empresas abordam os dados. A abordagem híbrida de arquitetura de dados tornou-se a norma, oferecendo às organizações flexibilidade para gerenciar IA entre ambientes de nuvem e on-premises. Quando questionados sobre as maiores vantagens dessa abordagem híbrida, os respondentes citaram segurança (62%), melhor gestão de dados (55%) e melhores análises de dados (54%). 

Apesar do progresso, as empresas reconhecem que ainda estão em jornada para maximizar o potencial e o ROI da IA. Embora 24% tenham afirmado que sua cultura agora é extremamente orientada a dados (em comparação a 17% no ano passado), a maioria reconhece que ainda há trabalho a fazer para incorporar o pensamento “data-first” às práticas de negócios. As principais limitações técnicas identificadas nas arquiteturas de dados atuais para suportar cargas de trabalho de IA incluem integração de dados (37%), desempenho de armazenamento (17%) e poder computacional (17%). A acessibilidade dos dados é outro obstáculo: apenas 9% das organizações disseram que todos os seus dados estão disponíveis e utilizáveis para iniciativas de IA, enquanto 38% relataram que a maior parte dos dados é acessível. 

“Em apenas um ano, a IA deixou de ser uma prioridade estratégica para se tornar um mandato urgente, remodelando ativamente as operações e redefinindo as regras da concorrência”, disse Sergio Gago, Chief Technology Officer da Cloudera. “Mas nossa pesquisa mostra que as empresas ainda enfrentam grandes desafios em torno de segurança, compliance e utilização de dados, com muitas ficando presas na fase de prova de conceito. A missão da Cloudera é levar IA aos dados onde quer que estejam — nuvem pública, nuvem privada e on-premises — garantindo total governança, rastreabilidade e confiança. Com inovações como Private AI e IA generativa segura e acelerada por GPU por trás do firewall, damos às empresas total controle e confiança para desbloquear insights de 100% de seus dados e acelerar a adoção nesta nova Era da Convergência”. 

Outros destaques incluem: 

  • As empresas estão utilizando a nuvem: ao serem perguntados onde os dados da empresa estão armazenados, 63% dos respondentes disseram nuvem privada, 52% nuvem pública e 42% data warehouse. 
  • Integrar IA não está livre de preocupações de segurança: exatamente metade dos respondentes disse que vazamento de dados durante o treinamento de modelos é uma preocupação relacionada à segurança da IA; 48% citaram acesso não autorizado a dados e 43% ferramentas de IA de terceiros não seguras. 
  • Apesar dessas preocupações, as organizações se sentem confiantes: quase um quarto (24%) dos respondentes disse estar extremamente confiante na capacidade de sua organização de proteger os dados usados em sistemas de IA, 53% muito confiantes e 19% um pouco confiantes. 

O relatório foi apresentado no EVOLVE25 NY, série de eventos emblemáticos da Cloudera que mostra inovações na interseção de IA e dados. 

Sobre a Cloudera 

A Cloudera é a única empresa de plataforma de dados e IA em que grandes organizações confiam para levar a IA até seus dados, onde quer que eles estejam. Diferente de outros fornecedores, a Cloudera oferece uma experiência de nuvem consistente que integra nuvens públicas, data centers e a borda (edge), aproveitando uma base comprovada de código aberto. Como pioneira em big data, a Cloudera capacita as empresas a aplicarem IA e assumirem o controle de 100% de seus dados, em todas as formas, oferecendo segurança unificada, governança e insights preditivos em tempo real. As maiores organizações do mundo, em todos os setores, confiam na Cloudera para transformar a tomada de decisões, impulsionar os resultados financeiros, proteger contra ameaças e salvar vidas. 

 

Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da Cloudera no Brasil.

Contato para imprensa: cloudera@singcomunica.com.br

13/10/2025


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.