Reciclus realiza ações de marketing para promover educação ambiental

Parceria com influenciadores, produção de conteúdo educativo e lançamento de revista em quadrinhos são algumas das iniciativas que vêm alcançando milhões de pessoas

A Reciclus - Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação - promove uma série de ações de comunicação e marketing para disseminar conhecimentos sobre educação ambiental de forma acessível e envolvente. Apenas em campanhas de mídia não orgânicas, a entidade alcançou mais de 500 milhões de visualizações. Com foco em criar conteúdo diversificado, de qualidade e estabelecer parcerias estratégicas, a entidade gestora busca ampliar a conscientização ambiental da população, especialmente para pessoas que não possuem afinidade com o tema meio ambiente e sustentabilidade. 

O trabalho de comunicação desenvolvido contribuiu significativamente para a coleta e destinação ambientalmente correta de mais de 42 milhões de lâmpadas fluorescentes. Além disso, a associação está comprometida com a construção da educação ambiental por meio do Programa Reciclus Educa, que concentra esforços na produção de conhecimento, com foco em crianças e jovens.  

No ano de 2023, foram distribuídas mais de 90 mil cartilhas educativas e quase 400 professores capacitados com conhecimentos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descarte correto de diversos resíduos e atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula. Ao total somam mais de 118 mil cartilhas distribuídas e o programa já ultrapassou a marca de mil professores capacitados. 

Para ter maior alcance na comunicação, as mídias são diversificadas conforme os hábitos de consumo de informações e questões culturais dos diversos públicos. Em algumas regiões, as campanhas focam no rádio ou carros de som, enquanto em outras, a internet é o principal meio de comunicação. "Buscamos produzir e compartilhar conteúdos de qualidade em diversos formatos sobre a educação ambiental de maneira didática e divertida. Nosso objetivo é criar um vínculo de identificação com diferentes públicos, proporcionando uma comunicação eficaz e inclusiva que impacte positivamente o maior número de pessoas", afirma Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.  

A entidade recorre a influenciadores de nichos variados como Drauzio Varella (saúde), Laila Zad (sustentabilidade), Márcia Sensitiva (astrologia), Sheyla Cristina (humor e arquitetura), entre outros, para alcançar um público mais amplo, além dos embaixadores Naiumi Goldoni (maternidade e família) e o Professor de Biologia Samuel Cunha, também responsável pela produção de conteúdos educativos da entidade. Recentemente, a Reciclus lançou, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, a revista em quadrinhos “Uma Ideia Brilhante”, com o propósito de incentivar crianças e adolescentes a aprenderem, de maneira divertida, sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de lâmpadas fluorescentes, por meio de personagens icônicos da Turma da Mônica.  

“Parcerias estratégicas, como veículos de mídia, prefeituras, secretarias de meio ambiente, outras entidades gestoras e embaixadores como o Professor Samuel Cunha são fundamentais para ampliar e disseminar conteúdos educativos de forma leve e descomplicada. A realização dessas parcerias destaca várias de nossas mensagens essenciais: pequenas mudanças podem fazer a diferença; o momento presente é crucial para promover transformações; a educação ambiental deve ser acessível a todos; e a importância e o papel das entidades gestoras”, explica Camilla.   

Planos para o futuro  

A Reciclus busca consolidar a imagem de uma entidade gestora moderna, empática e comprometida não apenas com o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, mas com o bem-estar do planeta e da sociedade. “Expandir o Programa Reciclus Educa para mais escolas e estruturar grandes campanhas em conjunto com outras entidades gestoras, são algumas das metas futuras”, finaliza Camilla.  

Sobre a Reciclus       

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 42 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.       

Para mais informações, acesse:        

Site: https://reciclus.org.br/      

LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/reciclusoficial/      

YouTube - https://www.youtube.com/@ReciclusOficial/videos      

Instagram - https://www.instagram.com/reciclus.oficial/      

Facebook - https://www.facebook.com/Reciclus      

TikTok - https://www.tiktok.com/@reciclus      

X - https://twitter.com/Reciclus      

Threads - https://www.threads.net/@reciclus.oficial      

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

reciclus@singcomunica.com.br

25/07/2024


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.