*Por Alexandre Gerardo
A estratégia de retenção de talentos tem se tornado cada vez mais desafiadora em empresas de todo o mundo. Isso porque a competitividade entre negócios também existe neste sentido, além das atuais gerações de trabalhadores procurarem por muito mais que salários ou benefícios. A qualidade de vida, ambientes de trabalho saudáveis e a valorização do talento em si são aspectos importantes no momento no qual o colaborador analisa permanecer ou não em uma empresa.
Pesquisa recente da Robert Half, companhia de recrutamento especializado, indica que 49% dos trabalhadores do Brasil querem procurar uma nova oportunidade de trabalho em 2023. Os dados reforçam o cenário desafiador, mas também abrem caminhos para que novas estratégias para a retenção destes profissionais sejam implementadas e impactem diretamente na produção e crescimento do negócio, afinal colaboradores felizes entregam ainda mais.
Sendo assim, seguir algumas dicas pode ser fundamental nesse processo, objetivando, também, reter as mais talentosas e especializadas equipes. Em minha jornada profissional, aprendi que devemos sempre começar e prezar pelo bom e velho planejamento, o que também se aplica à estratégia de retenção de funcionários. Essas ações devem ser mapeadas de maneira a focar o clima corporativo para atrair esses profissionais.
Também é preciso definir, reforçar ou mudar, se necessário, a cultura organizacional da empresa, considerando que a identificação com negócio por parte do colaborador começa exatamente nos princípios que a companhia transmite, seja interna ou externamente. A partir do momento em que essa identificação é firmada, é necessário que os gestores treinem a escuta ativa, isto é, aprendam a ouvir suas equipes, entendendo o que elas realmente precisam.
Emplacar estratégias para o desenvolvimento das habilidades desses profissionais também pode ser um atrativo para que eles permaneçam na empresa. Para isso, podemos citar o oferecimento de qualificações, cursos ou formações para os times.
No meu dia a dia na Acer, algo que também sempre busco estabelecer com meus colaboradores é uma comunicação assertiva. Sabemos que uma enorme quantidade de ruídos pode aparecer nas comunicações corporativas, principalmente em grandes companhias, por isso ter esse canal claro e aberto é primordial para que esse funcionário se sinta bem direcionado e seguro.
Já falamos em inovar a cultura organizacional, mas os processos e ferramentas também podem precisar passar por essa renovação para atrair os trabalhadores. Tecnologias devem potencializar os resultados e aumentar e eficácia do trabalho, e não causar confusão ou estresse. É preciso olhar de forma estratégica neste sentido.
Por fim, posso afirmar que um bom líder, que inclusive possui um olhar sensível e humano, é essencial para que essa equipe permaneça na empresa. Pesquisa recente da Gallup indicou que metade dos funcionários pedem demissão por conta do chefe. Ou seja, prezar por uma boa liderança é o básico para manutenção do colaborador.
Concluindo, o foco deve ser aumentar a satisfação e engajamento do cliente interno. Pessoalmente, essas práticas contribuíram para que a Acer do Brasil ficasse entre as 10 melhores empresas para se trabalhar na categoria até 100 colaboradores no último ano, segundo o Great Place do Work. O resultado foi nítido. Novas admissões com certeza são ótimas para o crescimento de uma empresa, mas ter colaboradores que são verdadeiros parceiros do negócio é indispensável.
*Alexandre Gerardo é Diretor Geral da Acer no Brasil.
SOBRE A ACER
Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7,7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 12 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
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Sing Comunicação de Resultados
03/04/2023