Startup brasileira desenvolve solução para mapear vegetação e evitar quedas de árvores durante chuvas

SmartAssets, desenvolvido pela Fu2re, identifica riscos de contato entre a vegetação e redes elétricas, de maneira a evitar quedas de energia, principalmente em temporais

A Fu2re, empresa especializada em soluções de IA e visão computacional para os setores de energia, saneamento, óleo e gás, anuncia o novo escopo de sua solução SmartAssets. A plataforma, que antes era focada no mapeamento e inventário de ativos da rede de distribuição e de iluminação pública, agora realiza também o mapeamento da vegetação urbana de maneira a prevenir a queda de árvores e plantas em cabos de energia. Em um mês de chuvas de verão e ventos fortes, como janeiro, a solução vem para ajudar consumidores e empresas em um problema que tem sido recorrente.

A tecnologia utiliza a captura de imagens de alta resolução por meio de veículos equipados com sensores e modelos de inteligência artificial capazes de identificar objetos para reconhecer padrões e aplicar labels automaticamente para análise técnica. O processo de captura e análise permite a validação e auditoria dos resultados garantindo maior qualidade e confiabilidade dos dados.

No novo escopo, o SmartAssets detecta troncos, copas de árvores e massas vegetais próximas à fiação. A partir dessas informações, o sistema realiza o cálculo da distância entre a vegetação e os cabos, gerando um relatório que sinaliza risco de contato. Diferentes classificações são indicadas: moderado (exige monitoramento e controle contínuo), alto (demanda atenção imediata e ações preventivas) e crítico (necessita de resposta imediata e significativa).

Essa abordagem permite que concessionárias antecipem ações de poda com maior precisão, reduzindo falhas na distribuição de energia causadas por quedas de árvores ou galhos, especialmente durante eventos climáticos extremos. Assim, indicadores de disponibilidade de energia, como DEC e FEC, não são impactados, mas o principal, o cidadão não fica sem energia elétrica.

André Sih, Founder e Managing Partner da Fu2re, afirma que o projeto foi desenvolvido para promover não apenas para o conforto cotidiano, mas principalmente para a estabilidade econômica, a segurança pública e a integridade de serviços essenciais. “Nesse primeiro trimestre do ano, o volume de chuvas e ventanias é muito maior, por isso, o SmartAssets desempenha o papel de prever situações que possam se agravar com temporais e colocar a rede elétrica e, consequentemente, a comodidade do cidadão em risco, alertando empresas para que sejam capazes de agir antes de que o pior aconteça”, complementa o executivo.

O SmartAssets vem sendo continuamente aprimorado para atender às necessidades reais das distribuidoras, acompanhando a evolução da plataforma e o amadurecimento das tecnologias de IA e visão computacional.

Embora as redes elétricas sejam projetadas para suportar tempestades, a vegetação fora de controle continua sendo uma das principais causas de interrupção no fornecimento de energia. Segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo, foram registrados 1.971 caimentos de árvores inteiras em 2025, sendo o principal fator para as quedas de energia.

A solução da Fu2re já foi testada por distribuidoras de energia do Brasil e segue reforçando sua aderência ao mercado. Compatível com sistemas GIS, padrão em concessionárias, o SmartAssets também oferece acesso direto à plataforma, ampliando a autonomia das equipes técnicas e a integração com processos existentes.

Saiba mais em https://fu2re.com.br/

Sobre a Fu2re

A Fu2re é especializada em soluções de inteligência artificial que transformam operações e otimizam processos nas indústrias de energia, saneamento, óleo e gás. Primeira startup acelerada pela NVIDIA no Brasil, com uma equipe altamente qualificada, desenvolve tecnologias de ponta, como o SmartVision AI, uma plataforma no-code que combina visão computacional e IA e permite novos treinamentos e/ou atualizações rápidas nos modelos de inteligência artificial. Tendo recebido, em 2025, o aporte da Copel Ventures (gerido pela Vox Capital) e Indicator Capital, gestora early-stage de venture capital líder em deep-tech, a Fu2re se destaca por entregar resultados mensuráveis e assertivos, atendendo às necessidades específicas de grandes empresas. Ocupa o primeiro lugar no Energy Summit MIT e está na lista dos 100 Mais Influentes de Energia 2025, consolidando-se como referência em inovação e transformação digital.

Site: www.fu2re.com.br

 

Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da Fu2re no Brasil.

Contato para imprensa: fu2re@singcomunica.com.br

09/02/2026


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.