Transformação digital em serviços financeiros: o caminho para bancos, seguros e gestão de patrimônio

Por Bijon Mehta*

As fintechs e big techs tiveram um impacto profundo no setor de serviços financeiros, e a disrupção trazida por elas não mostra sinais de desaceleração. Os clientes esperam que suas experiências bancárias, de gestão de patrimônio e de seguros sejam tão intuitivas e perfeitas quanto seus aplicativos favoritos e experiências de compras online. Esse novo padrão requer tecnologia sem costura, sem atrito e praticamente invisível.

Em uma pesquisa da Twilio com 2.500 tomadores de decisão corporativos, descobrimos que 95% dos entrevistados de serviços financeiros concordam que o coronavírus acelerou o esforço da transformação da comunicação digital de sua organização – e em uma média de quase seis anos. As organizações que sobreviverem e prosperarem, usarão este momento para repensar seu modelo de negócios, produtos e ofertas de serviços. O sucesso futuro dependerá de como eles se envolvem com seus clientes.

Bancos como uma experiência omnicanal

Entre dezembro de 2019 e abril de 2020, o fechamento de agências levou a picos de volume de chamadas e grandes tempos de espera. Recursos digitais atrasados, bem como recursos digitais mal projetados ou ausentes, forçaram mais clientes a ligarem para seus bancos. A pesquisa da Finalta pré-Covid-19 indica uma taxa global quatro vezes maior de chamadas recebidas por clientes ativos (1,6 vs. 6,4) para bancos com jornadas digitais subdesenvolvidas.

Antes da Covid-19, os clientes já estavam recorrendo aos canais digitais com maior frequência; a pandemia colocou uma demanda sem precedentes sobre esses bancos. O desafio vem sendo não apenas melhorar as jornadas de serviço digital, mas também minimizar o tempo do agente gasto em atividades de baixo valor.

Dada a falta de acesso individual e o fato de muitos funcionários do banco ainda trabalharem em casa, os bancos estão repensando a forma como se comunicam com seus funcionários e clientes. Nesta evolução, os canais de comunicação em tempo real, como SMS/texto, bem como alertas e notificações, desempenham um papel ainda mais crítico na manutenção do relacionamento com os clientes.

Os bancos também podem integrar interfaces de programação de aplicativos (APIs) em seus portais e aplicativos móveis para capacitar seus funcionários a interagir com seus clientes em seus canais preferidos.  À medida que os bancos mais “tradicionais” desenvolvem suas estratégias e soluções de engajamento digital, o setor bancário continuará sua mudança em direção a uma verdadeira experiência omnicanal, onde os clientes são atendidos pelos canais de sua escolha, do front-end ao back-end, incluindo contact centers.

Seguro sem dor de cabeça

As fintechs ou insurtechs estão encontrando maneiras de reverter o ecossistema das empresas de seguros e fornecer uma oferta mais flexível, transparente e direta ao cliente. As seguradoras tradicionais estão repensando o envolvimento e os processos do cliente. Em vez de apenas interagir com os clientes quando há uma renovação anual ou um sinistro, as seguradoras procuram cada vez mais criar conversas e aprender com os dados que coletam. Isso requer comunicação digital.

Gerenciamento de patrimônio online seguro

Mais da metade (53%) das empresas de gestão de patrimônio relatam que os clientes estão exigindo um aumento no engajamento digital. Os consultores de patrimônio agora precisam funcionar usando o maior número possível de canais digitais – SMS (incluindo OTP), voz e vídeo. O desafio é entregar isso de forma compatível e integrada. Mesmo processos como a integração do cliente estão se movendo para um estado totalmente digitalizado. Felizmente, a tecnologia para isso agora existe e muitas fintechs lideraram a tarefa de oferecer uma experiência digital e móvel completa. 

Construindo o novo normal dos serviços financeiros

Os serviços financeiros precisam repensar a experiência do cliente, atendendo ao aumento da demanda por serviços e experiências digitais. Desde a integração, engajamento até o serviço, os clientes buscam suporte rápido e acesso instantâneo de seus bancos, consultores de patrimônio e seguradoras.

No ambiente atual e no futuro próximo, os clientes estão exigindo cada vez mais serviços sem contato que lhes dão poder e controle sem exigir interações pessoais. Novos serviços digitais formarão a espinha dorsal do relacionamento com o cliente, cada vez mais impulsionado por meios de comunicações móveis. Esse novo modelo de engajamento é uma oportunidade de transformar interações pontuais em conversas significativas e relacionamentos duradouros. 

Para saber mais sobre o assunto, veja o guia desenvolvido pela Twilio, plataforma de engajamento do cliente que impulsiona experiências personalizadas em tempo real para as marcas líderes da atualidade: Estabelecendo a confiança do consumidor em um ecossistema de serviços financeiros digitais.

*Bijon Mehta é especialista em serviços financeiros na Twilio.

 

Sobre a Twilio

As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.

Para saber mais, acesse https://www.twilio.com/pt-br/

Redes Sociais:  

https://www.linkedin.com/company/twilio-inc-/   

https://www.instagram.com/twilio   

https://www.facebook.com/TeamTwilio  

 

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

18/04/2022


Também encontrado em: