Transformação digital no Porto Itapoá: Lyncas desenvolve app para monitoramento de contêineres

Rotina que antes era manual, agora é automatizada, focando em unidades que precisam manter temperatura padrão para manutenção da carga

A Lyncas, empresa de outsourcing de tecnologia e desenvolvimento de projetos personalizados, em parceria com o Porto Itapoá, localizado no litoral norte de Santa Catarina e considerado um dos maiores terminais portuários de contêineres do Brasil, desenvolveu aplicativo para automatizar processos no local. O objetivo é digitalizar o monitoramento de contêineres do modelo reefer, que são refrigerados e precisam manter a temperatura padrão, além de outras solicitações da organização, como disponibilidade do sistema em toda a área do Porto, que ocupa 300 mil m2.

“Algumas áreas do Porto tinham uma sombra de conectividade, por isso nos preocupamos em atender à necessidade de viabilizar o trabalho online e offline e ainda ter um timing de sincronização rápido, pois toda a logística do local funciona de forma integrada e online. Então quando um contêiner, com mercadoria que necessita estar refrigerada, por exemplo, chega em um navio e vem para dentro do Porto, o aplicativo avisa o operador que existe um contêiner naquela área específica que precisa ser conectado na energia para que a temperatura seja mantida. Entendemos as necessidades do ecossistema do Porto e aplicamos tecnologia de ponta para as melhores funcionalidades”, afirma Cleyton Hort, CEO da Lyncas.

Sandro Martins, gerente de TI e Inovação do Porto Itapoá, explica que o monitoramento desse tipo de contêiner é extremamente crítico. “Existe uma faixa ideal de temperatura que deve ser mantida, por isso é importante para o Porto que esse processo seja automatizado e controlado nos mínimos detalhes. Uma carga de camarão de 35 toneladas, por exemplo, tem um alto valor agregado, e, caso o produto seja danificado por perda de temperatura, o prejuízo é do Porto. Por isso a necessidade de um rigoroso controle. Constantemente temos recordes de movimentações de contêineres e para conseguir lidar com todos esses desafios, nos apoiamos na inovação e processos digitais para otimização de mão de obra”, exemplifica Martins.

Cabe destacar que, atualmente, a Lyncas possui uma equipe de profissionais alocada no Porto, de maneira a dar suporte ao app e outros projetos transformacionais que estão em andamento no local, mas também para mapear upgrades tecnológicos e melhorar ainda mais a operação dinâmica e escalável da organização.

Do manual para o automático

Antes da implantação do app desenvolvido pela Lyncas, os operadores do Porto precisavam monitorar o contêiner e se deslocar até um local específico, e sofriam com problemas de conectividade para execução das atividades.

A aplicação também ajudou a diminuir o tempo quanto ao aviso ao responsável pelo contêiner sobre alguma ocorrência relacionada àquela unidade. Antes, ao receber o alerta, os operadores precisavam se deslocar até a base, verificar o maquinário do contêiner, o registro, abrir uma lista com os e-mails dos responsáveis pela unidade e apenas então enviar um aviso sobre os alertas, ou seja, um processo moroso e com possibilidades de falhas manuais.

Agora, com a nova solução aplicada em smartphones, os operadores podem fazer esse monitoramento, inclusive por meio de QR Code, de maneira mais eficiente, passando de contêiner em contêiner com um roteiro, que manda avisos automaticamente para o celular, eliminando a necessidade de ir para a base para coletar informações.

“Houve uma redução significativa no tempo de fazer esse monitoramento dos contêineres, além de uma diminuição no trabalho manual, que passou a ser analítico, com mais critério. Consequentemente, aumentamos nossa assertividade no monitoramento e aviso aos clientes. Fomos muito bem assistidos durante todo o processo e trabalhar com a Lyncas, nossa parceira nesse e em outros projetos de referência em tecnologia, foi uma experiência incrível e única”, afirma Abiatar Prestes, responsável por projetos no Porto Itapoá.

O Porto Itapoá possui estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs, ou seja, contêineres com aproximadamente seis metros de comprimento interno, por ano. Está rumo à fase final de uma expansão que possibilitará a movimentação de dois milhões de TEUs anualmente.

A parceria entre o Porto e a Lyncas no programa Porto 4.0, que busca por melhorias para a dinâmica de funcionamento do local, tem quase três anos, e o desenvolvimento do aplicativo em questão levou pelo menos um ano, considerando o processo de idealização, construção, desenvolvimento de equipamentos de IoT para funcionamento nas carretas, além das pesquisas, provas de conceito, pilotos, e outras etapas do projeto. Para a implantação final do app, foram necessárias 11 horas.

“A Lyncas fez um trabalho in loco para ver como a nossa rotina funcionava, e observou o problema acontecendo na prática, o que é bastante singular para o desenvolvimento de soluções assertivas. A equipe da empresa também participou no sentido de melhorar a qualidade do que estava sendo feito, tendo atuado diretamente com os profissionais, clientes e colaboradores. Tudo o que foi idealizado até aqui levou em conta os pilares do Porto Itapoá: inovação, modernidade, sustentabilidade e eficiência”, finaliza Martins.

 

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs por ano e está rumo a fase final de sua expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente.

Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores dos mais diversos segmentos empresariais.

Sobre a Lyncas

A Lyncas é uma empresa de outsourcing de tecnologia e desenvolvimento de projetos personalizados, com sede em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. Com mais de 20 anos de experiência em projetos de TI, a empresa que está presente, além do Brasil, também nos Estados Unidos e Nova Zelândia, trabalha com entrega rápida e incremental por meio de uso de metodologias ágeis e processos seletivos criteriosos. Atende empresas como o Grupo Malwee, V2COM, Linx/Stone, Ebox, e conta com mais de 140 colaboradores ao redor do mundo. Para saber mais sobre a Lyncas, acesse o site https://lyncas.net, e as redes sociais @lyncasnet.

 

Informações para a imprensa:

Sing Comunicação de Resultados

lyncas@singcomunica.com.br

20/06/2023


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