Dia Internacional da Proteção de Dados: privacidade se consolida como prioridade estratégica para 97% das empresas brasileiras na era da IA

Para o Dia Internacional da Privacidade de Dados, especialistas destacam o uso de dados sintéticos como caminho para acelerar projetos de inteligência artificial com menor exposição a informações sensíveis

São Paulo, 22 de janeiro de 2026 – Com 97% das empresas brasileiras já realocando seus orçamentos de TI para atender às exigências de privacidade em projetos de inteligência artificial, segundo a Pesquisa de Privacidade do Consumidor da Cisco, a proteção de dados deixou de ser apenas uma exigência legal e passou a ocupar papel central nas estratégias de inovação. Em alusão ao Dia Internacional da Privacidade de Dados (28 de janeiro), especialistas da Cloudera destacam que abordagens como o uso de dados sintéticos — gerados por algoritmos que reproduzem padrões estatísticos de bases reais sem expor registros identificáveis — vêm se consolidando como um caminho viável para acelerar o desenvolvimento de IA e grandes modelos de linguagem (LLMs), desde que aplicadas com rigor técnico e governança adequada. 

“À medida que a IA e os modelos de linguagem passam a ser incorporados aos processos centrais das empresas, o uso de dados sensíveis se torna praticamente inevitável. O desafio é escalar esses projetos sem ampliar os riscos de privacidade”, afirma Sergio Gago, CTO da Cloudera. “Os dados sintéticos não são uma solução mágica, mas vêm se consolidando como uma alternativa prática para reduzir a exposição a informações pessoais e confidenciais, ao mesmo tempo em que permitem treinar, testar e avaliar modelos de IA com mais agilidade e governança."

Embora a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já esteja em vigor há vários anos no Brasil, menos da metade dos consumidores brasileiros afirma conhecer a legislação de proteção de dados, sendo que somente 44% dizem estar cientes dessa lei nacional. Tal análise impacta diretamente a confiança no uso de tecnologias emergentes, como IA generativa, ainda segundo pesquisa realizada pela Cisco. 

“A privacidade de dados é hoje um ativo estratégico, não apenas uma obrigação regulatória”, afirma Everton Fernandes, Senior Engineer da Cloudera Brasil. “Com a evolução das aplicações de IA, métodos tradicionais de proteção de dados, por si só, não são suficientes e é aqui que abordagens responsáveis, como a geração de dados sintéticos, ganham relevância, criando ambientes seguros para treinar, testar e validar modelos inteligentes sem depender de dados sensíveis reais.” 

Nesse cenário, a Cloudera reforça seu compromisso em apoiar empresas brasileiras na construção de estratégias de dados e inteligência artificial responsáveis, combinando inovação com governança e segurança. Ao oferecer uma plataforma unificada de dados e IA, a companhia contribui para que organizações consigam estruturar, testar e escalar iniciativas de IA, de forma controlada, transparente e alinhada às exigências de privacidade, sem comprometer o ritmo de transformação digital. 

Sobre a Cloudera 

Cloudera é a única empresa de plataforma de dados e IA em que grandes organizações confiam para levar a IA até seus dados, onde quer que eles estejam. Diferente de outros fornecedores, a Cloudera oferece uma experiência de nuvem consistente que integra nuvens públicas, data centers e a borda (edge), aproveitando uma base comprovada de código aberto. Como pioneira em big data, a Cloudera capacita as empresas a aplicarem IA e assumirem o controle de 100% de seus dados, em todas as formas, oferecendo segurança unificada, governança e insights preditivos em tempo real. As maiores organizações do mundo, em todos os setores, confiam na Cloudera para transformar a tomada de decisões, impulsionar os resultados financeiros, proteger contra ameaças e salvar vidas. 

 

Sing Comunicação – Assessoria de imprensa da Cloudera no Brasil.

Contato para imprensa: cloudera@singcomunica.com.br

22/01/2026


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.