Contribuintes que optam pelo modelo completo de declaração podem destinar até 3% do IR para iniciativas sociais, como a Afesu
O período de declaração do Imposto de Renda pode ser uma oportunidade de exercer a solidariedade e apoiar causas sociais. A legislação brasileira permite que pessoas físicas, que optam pelo modelo completo de declaração, destinem até 3% do imposto devido a projetos sociais ligados aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, sem custo adicional para o contribuinte.
Essa alternativa pode fazer toda diferença para organizações como a Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários), que oferece educação e qualificação profissional 100% gratuitas para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, a instituição possui três unidades: Morro Velho (Jardim Taboão), Veleiros (Vila Missionária/SP) e Moinho (Cotia/SP). Durante os 62 anos de atuação, já impactou mais de 60 mil pessoas, incluindo familiares, voluntários e comunidades.
Anualmente, cerca de mil meninas e mulheres são beneficiadas diretamente pelos programas da Afesu, que incluem apoio escolar, cursos profissionalizantes e técnicos, com foco na inserção no mercado de trabalho, no fortalecimento da autoestima e na formação de lideranças femininas.
“Esse recurso, que pode ser doado via Imposto de Renda, é essencial para garantir a continuidade e a ampliação dos nossos projetos. Cada contribuição permite que mais meninas e mulheres tenham acesso à educação e a oportunidades reais no mercado de trabalho”, afirma Sonia de Almeida, diretora executiva da organização.
Como fazer a doação via declaração de IR para a Afesu
Para realizar a doação diretamente na declaração, o contribuinte deve optar pelo modelo completo de tributação e preencher a declaração normalmente no programa da Receita Federal.
No campo “Fichas da Declaração”, basta clicar em “Doações Diretamente na Declaração” e selecionar “Criança e Adolescente”. Ao clicar em “Novo”, selecione a opção “Municipal” em “Tipo de Fundo”, coloque a UF como SP – São Paulo e, no município, escolha a opção Cotia – 13.540.277/0001-59.
Com isso, é possível destinar até 3% do IR para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fucondi). Após o pagamento, é necessário enviar uma cópia da DARF (comprovante de pagamento) e os dados do doador para o e-mail apoie@afesu.org.br. Dessa forma, a Afesu consegue solicitar o direcionamento da doação para os projetos da organização.
Neste ano, a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações. O prazo para entrega da declaração termina no dia 30 de maio.
Sobre a Afesu
Fundada em 1963, a Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários) é uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social de meninas e mulheres por meio da educação. Com cursos 100% gratuitos, voltados para alunas de 7 a 25 anos, a instituição oferece formação integral, apoio escolar, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional. Com unidades em regiões vulneráveis nas cidades de São Paulo — Jardim Taboão, Vila Missionária e Cotia —, a instituição já atendeu mais de 15 mil alunas, impactando direta e indiretamente cerca de 60 mil pessoas.
A Afesu mantém uma sólida rede de parcerias com mais de 50 empresas e instituições que colaboram para a formação humana e a iniciação profissional das beneficiárias. A lista completa de parceiros pode ser consultada no site da organização. A Afesu também já recebeu diversos reconhecimentos por seu impacto social e por sua contribuição à educação de qualidade e equitativa no Brasil.
Para saber mais ou apoiar, acesse: www.afesu.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/afesuoficial/
Instagram: https://www.instagram.com/afesuoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/@afesuoficial
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/afesu/
Informações para a imprensa:
Sing Comunicação de Resultados
21/05/2025