O RCS potencializa as mensagens verificadas de uma marca com mídias ricas que aumentam a confiança e o engajamento do cliente, tudo com suporte da plataforma Twilio
SÃO FRANCISCO, 26 de agosto de 2025 — A Twilio (NYSE: TWLO), plataforma de engajamento do cliente que impulsiona experiências personalizadas em tempo real para as principais marcas da atualidade, anuncia a disponibilidade geral global do serviço de mensagens Rich Communication Services (RCS). O RCS da Twilio permite que as marcas enviem mensagens verificadas e personalizadas com recursos interativos avançados, marcando o maior salto em mensagens corporativas desde o SMS. Após o lançamento da versão beta pública no ano passado, o RCS agora está disponível para todas as mais de 349 mil contas de clientes ativas por meio das APIs de Mensagens Programáveis e Verificação da Twilio. Os clientes existentes podem atualizar sem alterações de código, e os novos clientes podem implementar SMS e RCS por meio de uma única integração na plataforma Twilio.
"Construir o engajamento com seus clientes deve ser o mais fluido e confiável possível", afirma Inbal Shani, Diretora de Produtos e Chefe de P&D da Twilio. "O RCS torna isso realidade ao proporcionar interações mais ricas, entregabilidade aprimorada e maior confiança na sua marca. Isso representa uma mudança fundamental na forma como as empresas podem se comunicar com seus clientes por meio da plataforma confiável, simples e inteligente da Twilio."
Principais recursos de RCS com a Twilio
- Mensagens de marca: atualiza automaticamente mensagens SMS para RCS em dispositivos compatíveis, sem custo adicional, para mensagens básicas de até 160 caracteres, com logotipos comerciais, slogans e verificação de remetente confiável pelo Google;
- Conteúdo avançado e recursos interativos: permite botões de ação, carrosséis interativos, compartilhamento de localização e conteúdo multimídia avançado que geram maiores taxas de engajamento e conversão;
- SMS fallback: a plataforma da Twilio detecta automaticamente quando o RCS está indisponível e retorna para SMS, garantindo a entrega confiável de mensagens sem nenhuma configuração adicional.
Mensagens de marca impulsionam a confiança do cliente
Com a fraude em mensagens atingindo proporções epidêmicas e o ceticismo do consumidor em níveis recordes, as comunicações de marca, juntamente com a personalização em tempo real, tornaram-se essenciais para construir a confiança do cliente. De acordo com o Relatório de Engajamento do Cliente de 2025 da Twilio, embora 90% dos consumidores confiem em pelo menos algumas marcas, apenas 15% confiam "absolutamente" a elas seus dados.
Além disso, 88% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar quando o engajamento é personalizado em tempo real — mas apenas 44% das marcas afirmam estar executando esse nível.
O RCS pode ajudar a resolver essa lacuna de confiança, garantindo que os clientes sempre saibam com quem estão se comunicando, por meio de personalização da marca, logotipos e selos de verificação confiáveis. Isso torna o RCS particularmente valioso para comunicações transacionais, como confirmações de pedidos e atualizações de entrega, campanhas de marketing com conteúdo multimídia avançado e interações de atendimento ao cliente que exigem respostas rápidas — todas áreas em que a confiança na marca e o engajamento são essenciais. Por meio da plataforma da Twilio, isso pode aumentar a confiança e se traduzir em resultados comerciais mensuráveis, já que as empresas que usam o RCS experimentam um aumento de 32% no engajamento do cliente e nas taxas de conversão em comparação com o envio de mensagens SMS tradicionais, de acordo com um estudo recente da Futurum Research.
Adoção corporativa global em todos os setores
Os clientes atuais do Twilio Messaging podem atualizar para o RCS sem alterações de código, adicionando uma opção de canal adicional além de SMS, MMS e WhatsApp, enquanto os novos clientes podem implementar mensagens SMS e RCS por meio de uma única integração de API. A Twilio gerencia o registro e a integração com as operadoras, verificações de capacidade dos dispositivos e fornece fallback automático para SMS quando o RCS não estiver disponível, garantindo a entrega confiável de mensagens para qualquer empresa, em qualquer porte.
"A importância e o potencial do RCS vão além da simples atualização – o recurso ajudará a remodelar as mensagens corporativas, transformando-as em um canal interativo, confiável e pronto para transações. O que antes era um sistema de notificação unidirecional está se tornando um fluxo de trabalho bidirecional enriquecido – onde pagamentos, autenticação e solicitações de serviço podem ser concluídos sem sair de um aplicativo de mensagens. Para as empresas, isso significa transações mais rápidas, menor esforço do cliente e novas oportunidades para impulsionar fidelidade, receita e melhores experiências. A configuração sem código e os recursos integrados de fallback de SMS são importantes para ajudar as empresas a superar obstáculos comuns de adoção, incluindo complexidades de implementação e integração, para garantir que as mensagens ainda possam ser recebidas mesmo que o RCS não seja compatível", afirma Adam Holtby, Analista Principal da Omdia.
Após o suporte da Apple ao RCS em iPhones a partir do iOS 18.2, em dezembro de 2024, o sistema de mensagens RCS da Twilio agora está disponível globalmente em mais de 20 países e mais de 55 operadoras. Esse alcance expandido nas duas principais plataformas móveis posiciona o RCS para ampla adoção corporativa, com clientes como a Nova Gestões na América Latina e a Fresha na Europa já utilizando o RCS para aprimorar a comunicação com seus clientes.
“O RCS, por meio da Twilio, transformou a forma como interagimos com nossos clientes. Com o RCS, observamos uma melhora de 4 vezes nas taxas de resposta em comparação com o SMS”, afirma Juliano Skrzyszowski, CTO da Nova Gestões. “Mais importante ainda, a verificação da marca dá aos nossos clientes a confiança de que estão se comunicando diretamente com a Nova Gestões. Em nosso negócio de recuperação financeira, confiança é tudo, e o RCS entrega essa confiança desde a primeira mensagem.”
Sobre a Twilio
As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.
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26/08/2025