Dia Interamericano das Relações Públicas: ser RP é ser transparente

No ambiente interno da Sing Comunicação, a nossa cultura se baseia em sempre conduzir o relacionamento com jornalistas, clientes e equipe alinhados com verdade e clareza. Sabemos que nosso mercado é movimentado e, mesmo com as situações adversas que enfrentamos, como um gerenciamento de crise, por exemplo, é de nosso compromisso trazer direcionamento de forma ética e sincera. 

É fundamental lembrarmos que a transparência é um dos pilares essenciais para que o trabalho de Relações Públicas se concretize de forma efetiva. A comunicação, nesse contexto, atua como o principal elo de fortalecimento das relações entre os públicos de interesse.  

Tendo em vista esse cenário, no último dia 26 foi celebrado o Dia Interamericano das Relações Públicas, uma data que marca o surgimento da FIARP (Federação Interamericana das Associações de Relações Públicas), criada em 1960 visando integrar e fortalecer a profissão nas Américas. Para comemorar a ocasião, o Centro Universitário das Américas promoveu, em suas redes sociais, uma discussão sobre o Código de Ética de Relações Públicas e como ele orienta o dia a dia dos profissionais da área, estabelecendo princípios de conduta que asseguram credibilidade, responsabilidade e coerência no exercício da profissão. 

À medida que consumia o conteúdo, percebi o quanto esse conjunto de valores é indispensável também para a assessoria de imprensa, contexto em que a Sing Comunicação está inserida. É ele que garante que nosso trabalho seja conduzido com excelência e responsabilidade. Curiosamente, muitos profissionais de RP ainda desconhecem a existência desses princípios fundamentais. 

O Código de Ética de Relações Públicas tem princípios fundamentais e é dividido em 10 seções e 38 artigos, passando por recortes que vão desde a relação com os públicos estratégicos até o sigilo profissional. Para assessores de imprensa, esses valores não ficam apenas no papel, mas guiam nossa profissão dia a dia, fazendo com que as relações estratégicas construídas pelo profissional se tornem ainda mais duradouras.  

Entre os princípios destacados no Código de Ética das Relações Públicas, está o dever do profissional de empenhar-se na criação de estruturas e canais que promovam o diálogo e a livre circulação de informações. Em outras palavras, para que o trabalho de RP seja realmente significativo, é indispensável que a relação entre a organização e seus públicos seja construída sobre uma base de diálogo constante e transparente. 

Segundo Manoel Marcondes Neto, teórico das Relações Públicas reconhecido nacionalmente, o nosso fluxo de trabalho se baseia em 4 princípios básicos, ou melhor, 4 R’s: reconhecimento, relevância, reputação e, o mais importante: relacionamento. Pessoalmente, acredito que ser RP está muito além de conseguir uma publicação em um veículo grande, organizar um evento ou trazer resultados, ser Relações Públicas é ser real. E isso envolve todo o mercado da comunicação, visto que todos nós temos um ponto focal em comum: o ser humano.  

Dito isso, fica evidente a importância da ética e da transparência como marcas de um bom profissional de Relações Públicas. É dentro desses princípios que um bom relacionamento é criado e, evidentemente, fortalecido. Mais do que um código a ser seguido, esses valores dão propósito a nossa profissão e asseguram que a comunicação cumpra seu papel de aproximar pessoas e construir confiança. O Dia Interamericano das Relações Públicas lembra que nosso trabalho vai além de técnicas, relacionamentos transparentes são a base para relações confiáveis e duradouras com os públicos. 

 

Matheus Bueno 

06/10/2025 

Sing Comunicação - Agência de PR no Brasil, México e Latam, especializada em tecnologia, inteligência artificial, assessoria de imprensa, gestão de reputação de marcas e estratégias de mídia para empresas globais. 

PR Agency Brazil | PR Agency Latam 

 


Também encontrado em:


A Sing utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.